Plano de Estudos
Publicidade P
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Considerando que esta UC tem caráter teórico-prático e que se orienta pela Taxonomia de Bloom (revista) e seus níveis de aprendizagem: Lembrar; Compreender; Aplicar; Analisar e Avaliar e Criar estabelecem-se os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Uma estruturação correta do conceito de Publicidade por contraponto com outras áreas já aprendidas; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico da publicidade nas organizações e na sociedade; 3. Um conhecimento das diferentes vertentes da publicidade e do trabalho publicitário; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 6. O desenvolvimento de uma postura de resolução de problemas; 7. O desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.
Programa
1. O que é a publicidade 1.1. A publicidade em articulação com as relações públicas e a comunicação de marketing 1.2. Os investimentos em publicidade e o seu papel económico 1.3. A noção de marca institucional e de marca produto/serviço 1.4. O código da publicidade 1.5. Etapas de uma campanha publicitária a. Briefing b. Mensagem c. Públicos d. Plano criativo e. Planeamento de media f. Avaliação
Método de Avaliação
A avaliação está subordinada ao Regulamento para Avaliação de Conhecimentos e Competências de I Ciclo de Estudos, em vigor para o ano 2025/2026. A avaliação contínua em época normal será a modalidade adotada e compreende os seguintes elementos de avaliação: - Prova escrita, individual e presencial + Trabalho de grupo + apresentação em sala de aula, tendo por objetivo desenvolver as várias etapas de uma campanha publicitária. A nota final será o resultado da média ponderada dos 3 momentos de avaliação: 50% teste + 35% do relatório escrito + 15% apresentação. O atendimento ao aluno será realizado online via Moddle e/ou presencial por marcação prévia, preferencialmente às 4ªfeiras à tarde.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Media planning of digital advertising campaigns: Iankovets, T. 2023 Iankovets, T. (2023). Media planning of digital advertising campaigns. Eastern-European Journal of Enterprise Technologies, 6(13-126), 42–53. https://doi.org/10.15587/1729-4061.2023.293074
- The use of digital data analytics in the performance of advertising campaigns: the effect of ab-sorptive capacity: Santos, S. S. S., & Carvalho, C. E. 2023 Santos, S. S. S., & Carvalho, C. E. (2023). The use of digital data analytics in the performance of advertising campaigns: the effect of absorptive capacity. Revista Brasileira de Gestão de Negó-cios, 25(3), p.333-352. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i3.4230
- Empirical Generaiizations about Advertising Campaign Success: Binet, L. & Field, P. 2009 Binet, L. & Field, P. (2009). Empirical Generaiizations about Advertising Campaign Success, Journal of Advertising Research, June 2009. https://doi.org/10.2501/S0021849909090163
- The impact of advertising creativity, warning-based appeals and green dispositions on the attentional effectiveness of environmental advertisements: Shen, W., Gu, H., Ball, L. J., Yuan, Y., Yu, C., Shi, R., & Huang, T. 2020 Shen, W., Gu, H., Ball, L. J., Yuan, Y., Yu, C., Shi, R., & Huang, T. (2020). The impact of advertising creativity, warning-based appeals and green dispositions on the attentional effectiveness of environmental advertisements, Journal of Cleaner Production, 271, 122618. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122618
- The use of neurophysiological measures in studying social advertising effectiveness: Borawska, A., & Łatuszyńska, M. 2020 Borawska, A., & Łatuszyńska, M. (2020). The use of neurophysiological measures in studying social advertising effectiveness, Procedia Computer Science, 176, 2487–2496. https://doi.org/10.1016/j.procs.2020.09.327
- Road Safety Advertising: What We Currently Know and Where to From Here: Lewis, I., Watson, B., White, K. M., & Nandavar, S. 2021 Lewis, I., Watson, B., White, K. M., & Nandavar, S. (2021). Road Safety Advertising: What We Currently Know and Where to From Here, International Encyclopedia of Transportation, 165-170. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-102671-7.10680-3
- Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing: Sebastião, S. P. 2015 Sebastião, S. P. (2015). Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. ISCSP
- Código da Publicidade: Decreto-Lei n.º 330/90 1990 Código da Publicidade. Decreto-Lei n.º 330/90 de 23 de Outubro (versão actualizada a 2011). https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1990/10/24500/43534357
- Estratégia Criativa Publicitária - Fundamentos e Métodos: Cardoso, P. 2000 Cardoso, P. (2000). Estratégia Criativa Publicitária - Fundamentos e Métodos. Universidade Fernando Pessoa.
- Building strong brands: Aaker, D. 1996 Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press
Secundária
- Assessing the long-term impacto f a consistente advertising campaign on consumer memory: Braun-LaTour, K. A. & LaTour, M. S. 2004 Braun-LaTour, K. A. & LaTour, M. S. (2004). Assessing the long-term impacto f a consistente ad-vertising campaign on consumer memory, Journal of Advertising, 33(2), 49-61. https://doi.org/10.1080/00913367.2004.10639160