Plano de Estudos
Publicidade P
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conduzir os discentes para: 1. Uma estruturação correta do conceito de Publicidade; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico da publicidade nas organizações e na sociedade; 3. Um conhecimento das diferentes vertentes da publicidade e do trabalho publicitário; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 6. O desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.
Programa
1. O que é a publicidade 1.1. Os investimentos em publicidade e o seu papel económico 1.2. A noção de marca institucional e de marca produto/serviço 1.3. O código da publicidade 1.4. Etapas de uma campanha publicitária a. Briefing b. Mensagem c. Públicos d. Plano criativo e. Planeamento de media f. Avaliação
Método de Avaliação
Sendo uma UC classificada como teórico-prática a metodologia pedagógica utilizada passa por classes magistrais, utilização da plataforma moodle para colocação de artigos científicos, vídeos de campanhas publicitárias, entrevistas a profissionais para posterior discussão e reflexão contextualizada nos conhecimentos adquiridos. A avaliação contínua em época normal será a modalidade adotada e compreende os seguintes elementos de avaliação: - Prova escrita, individual e presencial + Trabalho de grupo + apresentação em sala de aula, tendo por objetivo desenvolver as várias etapas de uma campanha publicitária. A nota final será o resultado da média ponderada dos 3 momentos de avaliação: 50% teste + 35% do relatório escrito + 15% apresentação. O atendimento ao aluno será realizado online via Moddle e/ou presencial por marcação prévia, preferencialmente às 4ªfeiras à tarde.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Media planning of digital advertising campaigns: Iankovets, T. 2023 Iankovets, T. (2023). Media planning of digital advertising campaigns. Eastern-European Journal of Enterprise Technologies, 6(13-126), 42–53. https://doi.org/10.15587/1729-4061.2023.293074
- The use of digital data analytics in the performance of advertising campaigns: the effect of ab-sorptive capacity: Santos, S. S. S., & Carvalho, C. E. 2023 Santos, S. S. S., & Carvalho, C. E. (2023). The use of digital data analytics in the performance of advertising campaigns: the effect of absorptive capacity. Revista Brasileira de Gestão de Negó-cios, 25(3), p.333-352. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i3.4230
- Empirical Generaiizations about Advertising Campaign Success: Binet, L. & Field, P. 2009 Binet, L. & Field, P. (2009). Empirical Generaiizations about Advertising Campaign Success, Journal of Advertising Research, June 2009. https://doi.org/10.2501/S0021849909090163
- The impact of advertising creativity, warning-based appeals and green dispositions on the attentional effectiveness of environmental advertisements: Shen, W., Gu, H., Ball, L. J., Yuan, Y., Yu, C., Shi, R., & Huang, T. 2020 Shen, W., Gu, H., Ball, L. J., Yuan, Y., Yu, C., Shi, R., & Huang, T. (2020). The impact of advertising creativity, warning-based appeals and green dispositions on the attentional effectiveness of environmental advertisements, Journal of Cleaner Production, 271, 122618. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.122618
- The use of neurophysiological measures in studying social advertising effectiveness: Borawska, A., & Łatuszyńska, M. 2020 Borawska, A., & Łatuszyńska, M. (2020). The use of neurophysiological measures in studying social advertising effectiveness, Procedia Computer Science, 176, 2487–2496. https://doi.org/10.1016/j.procs.2020.09.327
- Road Safety Advertising: What We Currently Know and Where to From Here: Lewis, I., Watson, B., White, K. M., & Nandavar, S. 2021 Lewis, I., Watson, B., White, K. M., & Nandavar, S. (2021). Road Safety Advertising: What We Currently Know and Where to From Here, International Encyclopedia of Transportation, 165-170. https://doi.org/10.1016/B978-0-08-102671-7.10680-3
- Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing: Sebastião, S. P. 2015 Sebastião, S. P. (2015). Fundamentos da Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing. ISCSP
- Código da Publicidade: Decreto-Lei n.º 330/90 1990 Código da Publicidade. Decreto-Lei n.º 330/90 de 23 de Outubro (versão actualizada a 2011). https://dre.pt/application/dir/pdf1sdip/1990/10/24500/43534357
- Estratégia Criativa Publicitária - Fundamentos e Métodos: Cardoso, P. 2000 Cardoso, P. (2000). Estratégia Criativa Publicitária - Fundamentos e Métodos. Universidade Fernando Pessoa.
- Building strong brands: Aaker, D. 1996 Aaker, D. (1996). Building strong brands. The Free Press
Secundária
- Assessing the long-term impacto f a consistente advertising campaign on consumer memory: Braun-LaTour, K. A. & LaTour, M. S. 2004 Braun-LaTour, K. A. & LaTour, M. S. (2004). Assessing the long-term impacto f a consistente ad-vertising campaign on consumer memory, Journal of Advertising, 33(2), 49-61. https://doi.org/10.1080/00913367.2004.10639160