Plano de Estudos

Relações Públicas e Comunicação Interna RPeCI

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conduzir os discentes para: 1. Uma estruturação correta dos conceitos de Relações Públicas e Comunicação Interna; 2. Compreenderem o posicionamento estratégico e o posicionamento tático-operacional das relações públicas; 3. Posicionarem a sua visão segundo uma lógica integrada da identidade organizacional, da fragmentação de públicos e valores partilhados com os fundamentos de uma política de comunicação interna; 4. A consciência do exercício ético da função; 5. O desenvolvimento de capacidades reflexivas e análise crítica; 6. O desenvolvimento de capacidades de expressão escrita e oral.

Programa

1. Breve introdução às relações públicas: conceitos fundacionais 2. As áreas estratégicas das relações públicas 2.1. Conceito de Identidade organizacional 2.2. Conceito de Públicos 2.3. Conceito de ética e valores organizacionais 3. As áreas tático-operacionais das relações públicas 3.1. Relações Públicas Especializadas 3.2. Comunicação Interna 3.2.1. Os princípios fundadores 3.2.2. Informação e Comunicação interna 3.2.3. As finalidades 3.2.4. Os públicos 3.2.5. Os instrumentos 3.2.6. Auditoria em comunicação interna

Método de Avaliação

Sendo uma UC teórica-prática, as metodologias pedagógicas usadas são: classes magistrais, leitura, síntese e comentário de textos de referência e estudos científicos e metodologias de aprendizagem ativa, complementados por trabalho autónomo. Será realizada avaliação contínua em época normal, composta por: Uma prova escrita individual e presencial e um trabalho de grupo, apresentado presencialmente. A obtenção da nota final resultará de 50% da nota do teste (avaliação individual) + 35% da nota obtida no relatório escrito (avaliação de grupo) + 15% da nota obtida na apresentação (avaliação de grupo). Sublinha-se que para efeitos do ponto 7, do Artigo 7º, do regulamento apenas é considerado elemento de avaliação individual o teste. Os alunos serão acompanhados através de tutorias presenciais ou online, sempre sujeitas a marcação prévia. Horário de atendimento presencial será preferencialmente às 4ªfeiras, das 17:00 às 18:00 horas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Managing Public Relations: Grunig, J. E., & Hunt, T. 1984 Grunig, J. E., & Hunt, T. (1984). Managing Public Relations. USA: Harcourt Brace Jovanovich. pp. 138-162
  • Modelo de Relaciones Públicas Estratégicas: el papel social mediante la construcción de una agenda organizacional: Carvalho Spínola 2017 Carvalho Spínola, S.M. de (2017). Modelo de Relaciones Públicas Estratégicas: el papel social mediante la construcción de una agenda organizacional. Alfara del Patriarca (Valencia): Universidad CEU Cardenal Herrera, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Comunicación, Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad. Disponivel em: http://dspace.ceu.es/handle/10637/8742. pp. 110-120
  • Comunicação ética e ética na comunicação: comunicar responsabilidade social empresarial?: de Carvalho Spínola, S. 2019 de Carvalho Spínola, S. (2019). Comunicação ética e ética na comunicação: comunicar responsabilidade social empresarial?. In S. Sebastião & P. Martins (Eds.), Ética em Comunicação. Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas (pp. 91-102). Retirado de https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/media-f-o/open?guid=5cc874e75f355
  • Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão.: Cerantola, W. A. 2016 Cerantola, W. A. (2016). Comunicação interna: conceitos, liderança e alternativas de gestão. In M. M. Kunsch, Comunicação organizacional estratégica - Aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus Editorial. pp. 213-224.
  • Internal Communication.: Yeomans, L. 2006 Yeomans, L. (2006) Internal Communication. In R. Tench & L. Yeomans (2006). Exploring Public Relations (1st. ed.). UK: Prentice Hall. pp.332-353
  • Status of internal communication research in public relations: An analysis of published articles in nine scholarly journals from 1970 to 2019: Lee, Y. & Queenie Li, J.Y. 2020 Lee, Y. & Queenie Li, J.Y. (2020). Status of internal communication research in public relations: An analysis of published articles in nine scholarly journals from 1970 to 2019, Public Relations Journal, 46(3). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2020.101906
  • Rethinking Internal Public Relations: Organizations and Publics as Community Members: Shen, H. & Jiang, H. 2021 Shen, H. & Jiang, H. (2021). Rethinking Internal Public Relations: Organizations and Publics as Community Members, Journal of Public Relations Research, 33(6), 415-428, DOI: 10.1080/1062726X.2022.2043155

Secundária

  • Organizational Identity: Albert, S., & Whetten, D. A. 2004 Albert, S., & Whetten, D. A. (2004). Organizational Identity. In M. J. Hatch, & M. Schultz, Organizational Identity: A reader (pp. 89 - 118). Oxford: Oxford University Press.
  • Analisis del concepto de‘publicos’ en las relaciones publicas: Oliveira, A., Capriotti, P. & Zeler, I. 2018 Oliveira, A., Capriotti, P. & Zeler, I. (2018). Analisis del concepto de‘publicos’ en las relaciones publicas, Communication Papers Media Literacy & Gender Studies, 7(15), 43-57
  • History as a Source of Organizational Identity Creation: Oertel, S. & Thommes, K. 2018 Oertel, S. & Thommes, K. (2018). History as a Source of Organizational Identity Creation. Organization Studies, 39(12), pp. 1709-1731
  • A Delphi Study to Identify Standards for Internal Communication: O’Neil, J., Ewing, M., Smith, S., & Williams, S. 2018 O’Neil, J., Ewing, M., Smith, S., & Williams, S. (2018). A Delphi Study to Identify Standards for Internal Communication. Public Relations Journal, Vol. 11 Issue 3, 1-16.
  • Explicating the relationship between identity and culture: Vella, K. J., & Melewar, T. C. 2008 Vella, K. J., & Melewar, T. C. (2008). Explicating the relationship between identity and culture. In T. C. Melewar, Facets of Corporate Identity, Communication and Reputation (pp. 3 - 34). London and New York: Routledge.
  • The value of internal communication in enhancing employees’ health information disclosure intentions in the workplace: Lee, Y. & Queenie Li, J.Y. 2020 Lee, Y. & Queenie Li, J.Y. (2020). The value of internal communication in enhancing employees’ health information disclosure intentions in the workplace. Public Relations Journal, 46, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2019.101872
  • Redefining the link between internal communication and employee engagement: Verčič, A. T. & Men, L. R. 2023 Verčič, A. T. & Men, L. R. (2023). Redefining the link between internal communication and employee engagement. Public Relations Review, 49(1). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2022.102279
  • Rebuilding Companies as Communities: Mintzberg, H. 2009 Mintzberg, H. (2009). Rebuilding Companies as Communities. Harvard Business Review, July-August

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre