Plano de Estudos
Assessoria Mediática AM
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O princípio informador da disciplina visa articular a formação científica de base no domínio das ciências da comunicação, e sua respetiva metodologia, com as exigências de natureza profissional que os alunos enfrentarão em breve. Assim sendo, pretende-se: Estimular a compreensão das especificidades da Assessoria Mediática enquanto especialidade das Relações Públicas, particularmente focada na relação com os media e com os jornalistas. Familiarizar o aluno com um conjunto de instrumentos conceptuais (e.g. de pesquisa, monitorização, planeamento), de apoio à resolução de problemas, desenvolvimento de projetos e tomada de decisões no âmbito da relação com os media. Equacionar o processo comunicacional no quadro da Assessoria Mediática. Dar a conhecer as principais técnicas e atividades de comunicação com os Media (e.g., clipping , press release, media kit, media training, eventos), evidenciando a necessidade de compreensão da atividade jornalística e dos critérios de noticiabilidade.
Programa
1. Introdução: abordagem geral e problemática da relação com os media. 2. As especialidades das Relações Públicas e as funções dos profissionais 3. Instrumentos de Relações Públicas 4. Relações Públicas e Media: Assessoria Mediática 4.1.Importância do público media 4.2.Instrumentos de comunicação com os media offline e online 4.3. A Ética na relação com os jornalistas 5.Comunicação de Crise 5.1.O papel das Relações com os media na Gestão da Crise 6. Avaliação das relações com os media e o uso do clipping.
Método de Avaliação
Serão utilizados métodos ativos de aprendizagem que envolvam os discentes na realização de atividades de análise e aplicação de conceitos, resultando na aquisição de competências essenciais para o desenvolvimento de uma atitude crítica face aos fenómenos decorrentes da relação entre a comunicação e a sociedade, em particular na relação entre organizações e os órgãos de comunicação social. Estes métodos incluem a produção de conteúdos desenvolvidos nas profissões relacionadas com a Assessoria Mediática. A avaliação realizada ao longo do semestre inclui um teste individual, escrito (60%) e um trabalho individual (40%) realizado em aula. Horário de Atendimento: por marcação prévia e confirmação por email. Materiais de apoio fornecidos na moodle.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ongoing Crisis Communication: W. Timothy Coombs 2019 Coombs, W. T. (2019). Ongoing Crisis Communication (5th ed.). Sage
- A Relação com os Jornalistas e a Importância da Credibilidade e da Honestidade na Assessoria Mediática, em Portugal: Sónia Pedro Sebastião, Marta Saramago, & Sara Lage Range 2016 Sebastião, S. P., Saramago, M., & Range, S. L. (2016). A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática, em Portugal. Comunicação Pública, 11 (21), 1-14.
- Exploring Public Relations: Ralph Tench & Liz Yoemans 2017 Tench, R. & Yeomans, L. (2017). Exploring Public Relations (4th ed.). Pearson Education Limited (capítulos 1, 2, 3, 13 e 14)
- A Ética em Relações Públicas: dos códigos aos desafios práticos.: Sónia Pedro Sebastião 2019 Sebastião, S. P. (2019). A Ética em Relações Públicas: dos códigos aos desafios práticos. Em S. P. Sebastião & P. Martins (Eds.), Ética em Comunicação: Reflexões sobre os atributos, os desafios e as práticas (pp. 63-73). ISCSP.
- Comunicação Estratégica na Relação com os Media: Sónia Pedro Sebastião 2021 Sebastião, S. P. (2021). Comunicação Estratégica na Relação com os Media. ISCSP.
Secundária
- The Handbook of Crisis Communication: W. Timothy Coombs & Sherry Holladay 2010 Coombs, W. T. & Holladay, S. J. (2010). The Handbook of Crisis Communication. Wiley-Blackwell.
- Desafios éticos nas redes sociais online: a produção de conteúdos e a opinião dos profissionais.: Catarina Antunes & Sónia Pedro Sebastião 2020 Antunes, C. & Sebastião, S. P. (2020). Desafios éticos nas redes sociais online: a produção de conteúdos e a opinião dos profissionais. Cuadernos.info, 46, 222-248.