Plano de Estudos

Sociologia da Comunicação SC

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa, especificamente, que os estudantes dominem os principais conceitos da sociologia da comunicação e compreender o papel da comunicação nas sociedades contemporâneas, seja ao nível interpessoal, organizacional e mediático. Espera-se que no final do programa o estudante esteja apto a: 1) Identificar e compreender os principais contributos teóricos e tradições da investigação da Sociologia da Comunicação; 2) Inscrever e problematizar os efeitos sociais e políticos da comunicação mediada tecnologicamente nos contextos culturais contemporâneos; 3) Contextualizar teoricamente as práticas sociais associadas aos fenómenos comunicacionais, tanto em contextos privados, como públicos e de massa. 4) Desenvolver pesquisas sociológicas na área da comunicação social, com recurso a lentes interseccionais. 5) Desenvolver capacidades de organização de eventos no âmbito da Sociologia da Comunicação.

Programa

1. A Sociologia da Comunicação: objecto de estudo, objectivos fundamentais e abordagens epistemológicas da pesquisa em Comunicação; 2. A Comunicação como Processo Fenomenológico 2.1. Leis e Barreiras da Comunicação interpessoal e organizacional 3. Das representações sociais às representações mediáticas: Reprodução Social e Mudança Social. 3.1. Sociedades, representações mediáticas e grupos vulneráveis 3.1.1. O género como duplo risco; 4. Online e social media: a reconfiguração dos espaços públicos e privados; 4.1. A auto-representação nos media sociais. 5. O debate científico em Sociologia da Comunicação: do planeamento à organização de um 'meeting' temático.

Método de Avaliação

A disciplina seguirá um modelo teórico-prático: aulas teóricas complementadas com visionamento de documentos multimédia e debate e, ainda, aulas de acompanhamento para a organização do evento temático público. Este modelo pedagógico visa uma participação mais ativa e motivada dos alunos e a implementação de tarefas nas aulas que reflitam as aprendizagens interiorizadas da unidade curricular e do próprio curso. A avaliação é feita por Avaliação Contínua (AC) ou por Exame de Recurso, caso não obtenham aprovação na Época Normal. AC (Época Normal): 1. um teste de frequência individual (40%); 2. um projeto de grupo (40%) e; 3. um exercício escrito individual sobre o projeto (20%). O trabalho de grupo consiste na organização de eventos temáticos com apresentação pública. Na Época de Recurso o exame contemplará toda a matéria leccionada e debatida nos eventos com uma ponderação de 100%. O horário de atendimento será agendado no início do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Social Media and Identity Formation – The Influence of Self-Presentation and Social Comparison.: Jeyanthi, M. 2022 Jeyanthi, M. (2022). Social Media and Identity Formation – The Influence of Self-Presentation and Social Comparison. Mind and Society, 11(02), 138–144.
  • In defense of phenomenological approaches to communication studies: an intellectual history. Review of Communication, 18 (1), 1-18.: Sturgess, J. N. 2018 Sturgess, J. N. (2018). In defense of phenomenological approaches to communication studies: an intellectual history. Review of Communication, 18(1), 1-18.
  • Interpersonal Communication. Putting theory into practice.: Solomon, D. & Theiss, J. 2013 Solomon, D. & Theiss, J. (2013). Interpersonal Communication. Putting theory into practice. Routledge
  • Mediating the Message in the 21st century: Shoemaker, P. J. & Reese, S. D. 2014 Shoemaker, P. J. & Reese, S. D. (2014). Mediating the Message in the 21st century. Routledge
  • Media and Minorities: Questions on representation from an international perspective.: Ruhrmann, G., Shooman, Y. & Widmann, P. 2016 Ruhrmann, G., Shooman, Y. & Widmann, P. (2016). Media and Minorities: Questions on representation from an international perspective. Vandenhoe & Ruprecht
  • Identifying dominant group communication strategies: A phenomenological study. In Connections and Inclusions: Razzante, R. J. 2020 Razzante, R. J. (2020). Identifying dominant group communication strategies: A phenomenological study. In Connections and Inclusions (pp. 53-67). Routledge.
  • Organizing Events as a Tool to Develop Marketing Skills–the atUAliza. te Event Case Study: Marques, J., & Estima, A. 2021 Marques, J., & Estima, A. (2021, July). Organizing Events as a Tool to Develop Marketing Skills – the atUAliza.te Event Case Study. In 7th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'21) (pp. 1121-1129). Editorial Universitat Politècnica de València.
  • Digital Media & Society: Lindgren, S. 2017 Lindgren, S. (2017). Digital Media & Society. SAGE Publications
  • Representations: Cultural representations and signifying practices: Hall, S. 2013 Hall, S. (2013). Representations: Cultural representations and signifying practices. SAGE Publications
  • Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media: Cunha Silvestre, M. J. 2011 Cunha Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. Edições ISCSP.
  • A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade: Cruz, C. 2008 Cruz, C. (2008). A Telerealidade.Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade. Edições ISCSP.
  • Working with vulnerable groups in social research: dilemmas by default and design. Qualitative Research: Aldridge, J. 2014 Aldridge, J. (2014). Working with vulnerable groups in social research: dilemmas by default and design. Qualitative Research, 14(1), 112-130.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre