Plano de Estudos
Media Digitais 9023303
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina procura sensibilizar para a importância da pesquisa e reflexão sobre o ecossistema da comunicação digital. Estimular e desenvolver o pensamento crítico sobre as plataformas digitais, bem como a utilização estratégica dessas diferentes plataformas. Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver uma reflexão sobre o ecossistema digital contemporâneo; analisar criticamente formatos, conteúdos, arquitetura de websites ou aplicações móveis; conceber e publicar conteúdos interactivos com recurso ao Laboratório Com@ISCSP.
Programa
1. Ecossistema digital e comunicação digital 1.1 Características do ecossistema digital 1.2 Abordagens ao estudo da comunicação digital 2. Temas da comunicação digital 2.1 dados, algoritmos e inteligência artificial 2.2 interacção pessoal e social com a tecnologia 2.3 estratégias de comunicação digital 2.4 IA e ferramentas de comunicação digital 3. Media digitais: comunicação interactiva 3.1 Conteúdos e redes sociais digitais (web e mobile)
Método de Avaliação
Aulas expositivas sobre os aspetos teóricos e práticos da comunicação e ecossistema digital, bem como sua ferramentas e instrumentos; aulas práticas de análise e discussão da comunicação digital. Realização de exercícios no laboratório Com@ISCSP. Avaliação contínua. Os alunos devem desenvolver um trabalho de grupo (50%) sem avaliação individual e realizar um teste escrito de avaliação individual e presencial (50%). A constituição dos grupos é indicada na plataforma Fenix até à data limite indicada pelo docente na plataforma Moodle.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Reclaiming the human in machine cultures: Introduction: Natale, S. & Guzman, A. L. 2022 Natale, S., & Guzman, A. L. (2022). Reclaiming the human in machine cultures: Introduction. Media, Culture & Society.
- An introduction to communication and artificial intelligence.: Gunkel, D. J. 2020 Gunkel, D. J. (2020). An introduction to communication and artificial intelligence. Polity.
- We are data. Algorithms and the making of our digital selves: Cheney-Lippold, J. 2017 Cheney-Lippold, J. (2017). We are data. Algorithms and the making of our digital selves. New York University Press.
- The Mediated Construction of Reality.: Couldry, N. & Hepp, A. 2017 Couldry, N. & Hepp, A. (2017). The Mediated Construction of Reality. Wiley & Sons.
- A Social history of the media. From Gutenberg to the internet: Briggs, A., & Burke, P. 2009 Briggs, A., & Burke, P. (2009). A Social history of the media. From Gutenberg to the internet. Polity Press
Secundária
- The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism.: Couldry, N. & Mejias, U.A. 2019 Couldry, N. & Mejias, U.A. (2019). The costs of connection: how data is colonizing human life and appropriating it for capitalism. Stanford University Press
- Why people use social media: a uses and gratifications approach.: Whitting, A. & Williams, D. 2013 Whitting, A. & Williams, D. (2013). Why people use social media: a uses and gratifications approach. Qualitative Market Research: an International Journal, 16(4), 362-369.
- The Network Society: A Cross-Cultural Perspective.: Castells, M. 2004 Castells, M. (ed.). (2004). The Network Society: A Cross-Cultural Perspective. Edward Elgar