Plano de Estudos
Semiologia 9023202
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Passando pela teoria do signo, o processo de significação, a codificação-descodificação, as diversas linguagens portadoras de sentido(s), sintaxe e (in)eficácia comunicativa, a Semiologia dotará os seus alunos de conhecimentos e de capacidades de análise e interpretação dos signos e dos seus sistemas semiológicos e de aferição do seu alcance comunicacional, num mundo que se diz ser cada vez mais (in)comunicacional. A UC procura despertar para os usos dos signos na vida social e, concretamente, mediática, facultando as ferramentas de análise crítica dos processos de significação vs. significância e de codificação-descodificação de diversos sistemas semiológicos. Estas competências são vitais para as várias saídas profissionais da Comunicação, por apetrecharem os estudantes de conhecimentos e aptidões ligados à significação - indispensável na comunicação - e à eficácia comunicacional de sistemas semiológicos, como a língua, publicidade, cinema, fotojornalismo, propaganda, pintura.
Programa
I - Introdução de Conceitos e Terminologia de Base da Linguística e da Teoria da Comunicação a) Breve história da Semiologia / Semiótica. Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. Semiologia e semióticas (Greimas) b) Signo linguístico. Arbitrariedade e/ou motivação. Onomatopeias e exclamações. Linearidade dos significantes. Mutabilidade e imutabibilidade c) Língua e fala. Esquemas propostos por Chomsky e Coseriu. Norma e desvio. Aplicações práticas d) Paradigma e sintagma e) Esquemas de comunicação segundo Bühler e Jakobson. Funções da linguagem f) Análise sémica. Tipos de signo. Isotopia g) Modelo actancial II - Semiologia, Linguagens, Códigos e Ferramentas Metodológicas de (Des)Codificação de Sentido(s) a) Códigos lógicos, estéticos e sociais b) Linguagens visuais 1. Pintura 2. Publicidade 3. Fotografia 4. Cinema 5. BD 6. Linguagem gestual c) Linguagem musical d) Semiótica do discurso político
Método de Avaliação
As metodologias de ensino envolvem abordagens teóricas, discussão em aula e resolução de exercícios sobre pontos da matéria. Os materiais de autoestudo são fornecidos por meio da plataforma moodle, com referências internacionais e nacionais. De acordo com o art. 7.º dos Regulamentos de Avaliação do I Ciclo do ISCSP, adopta-se a Avaliação Contínua (AC), exigindo-se: a) dois exercícios/testes escritos individuais (cada um valendo 30% da nota final = 60%); b) a realização de um trabalho de grupo (40%) de uma curta-metragem sobre uma temática proposta que desafiará a usar imagens próprias e será apresentada pelos autores. Horário de atendimento tutorial: 1 hora antes ou depois da aula, a combinar com os alunos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Curso de linguística geral: Saussure, F. de 1995 Saussure, F. de. (1995). Curso de linguística geral. D. Quixote.
- Visual methodologies: Rose, G. 2007 Rose, G. (2007). Visual methodologies. Sage.
- Semiótica: Peirce, C. S. 2000 Peirce, C. S. (2000). Semiótica. Perspectiva.
- História da linguagem: Kristeva, J. 1974 Kristeva, J. (1974). História da linguagem. Ed. 70.
- Introdução à análise da imagem: Joly, M. 2008 Joly, M. (2008). Introdução à análise da imagem. Ed. 70.
- Tratado geral de semiótica: Eco, U. 2009 Eco, U. (2009). Tratado geral de semiótica. Perspectiva.
- Introdução à semiótica narrativa e discursiva: Courtés, J. 1979 Courtés, J. (1979). Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Almedina.
- Teoria da linguagem: Carvalho, J. 1967 Carvalho, J. (1967). Teoria da linguagem. Atlântida.
- Narrative structure analysis of the 2012 Emmy nominees for drama TV series: What does the pilot episode reveal?: Belim, C. 2014 Belim, C. (2014). Narrative structure analysis of the 2012 Emmy nominees for drama TV series: What does the pilot episode reveal? In V. Marinescu e outros (Eds.), Contemporary television series narrative structures and audience perception (pp. 59-93). Cambridge Scholars Publishing.
- Elementos de semiologia: Barthes, R. 1989 Barthes, R. (1989). Elementos de semiologia. Ed. 70.
- A análise do filme: Aumont, J., & Marie, M. 2009 Aumont, J., & Marie, M. (2009). A análise do filme. Ed. Texto & Grafia.
Secundária
- Understanding media semiotics: Danesi, M. 2019 Danesi, M. (2019). Understanding media semiotics. Bloomsbury Publishing.
- Media semiotics: An introduction: Bignell, J. 2002 Bignell, J. (2002). Media semiotics: An introduction. Manchester University Press.
- O signo: Eco, U. 1990 Eco, U. (1990). O signo. Editorial Presença.
- A câmara clara: Nota sobre a fotografia: Barthes, R. 2008 Barthes, R. (2008). A câmara clara: Nota sobre a fotografia. Edições 70.
- Semiótica aplicada: Santaella, L. 2002 Santaella, L. (2002). Semiótica aplicada. Pioneira.
- Ver, compreender, analisar as imagens: Gervereau, L. 2007 Gervereau, L. (2007). Ver, compreender, analisar as imagens. Edições 70.
- A imagem e os signos: Joly, M. 2005 Joly, M. (2005). A imagem e os signos. Edições 70.
- A imagem e a sua interpretação: Joly, M. 2003 Joly, M. (2003). A imagem e a sua interpretação. Edições 70.
- Ensaio sobre a Fotografia: Flusser, V. 1998 Flusser, V. (1998). Ensaio sobre a Fotografia. Relógio D’Água.