Plano de Estudos
Seminário ou Estágio 9023605
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos são: Realizar um trabalho que envolva investigação de caráter inovador no domínio das áreas abrangidas pela estrutura curricular da licenciatura; Orientar os alunos de acordo com os seus interesses pessoais e profissionais, incentivando-os a centrar o esforço de investigação e estágio na(s) área(s) de trabalho nas quais pretendem ingressar; Reforçar o treino na aplicação de métodos e técnicas de pesquisa e na execução de relatórios de investigação, estágio e projeto.
Programa
1. Tipos de método 2. Técnicas de recolha e análise de dados Entrevista Inquérito por questionário Focus group Análise de conteúdo Análise da retórica Análise da narrativa Análise do discurso Análise interpretativa Análise semiológica ou semiótica Análise fílmica Etnografia e observação participante 3. E-pesquisa: técnicas de recolha online Entrevista online Inquérito por questionário online Focus group online 4. Apresentação de resultados: conteúdos e apresentação formal 5. Discussão de resultados 6. Conclusões 7. Revisão final
Método de Avaliação
Metodologia de ensino: revisão de matérias de metodologia das ciências sociais em aula; exercícios de aplicação de métodos e técnicas de investigação; acompanhamento das etapas de análise e discussão de resultados através da apresentação de relatórios de progresso e apresentações orais. Avaliação: conforme o Regulamento de Avaliação do I Ciclo, mediante entrega de relatório (escrito individual) e respetiva apresentação e discussão orais. A avaliação consiste numa prova oral de discussão dos trabalhos, cabendo aos estudantes a submissão do relatório em formato PDF ao regente da UC, através da plataforma de e-learning, pelo menos dez dias úteis antes da data de realização da prova oral. A prova oral realiza-se em formato presencial ou por videoconferência. A avaliação dos trabalhos compete a um júri constituído pelo coordenador do curso ou docente ao qual delegue, que preside, e pelo orientador, a quem cabe propor uma classificação. Na Moodle, serão disponibilizadas informações.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Estudo de caso: Yin, R. 2015 Yin, R. (2015). Estudo de caso. Bookman.
- Focus groups.: Stewart, D. W., & Shamdasani, P. 2014 Stewart, D. W., & Shamdasani, P. (2014). Focus groups. Sage.
- A arte de investigação com estudos de caso.: Stake, R. 2016 Stake, R. (2016). A arte de investigação com estudos de caso. Gulbenkian.
- The content analysis guidebook: Neuendorf, K. 2002 Neuendorf, K. (2002). The content analysis guidebook. Sage.
- Análise multivariada de dados qualitativos: utilização de análise de correspondências múltiplas com o SPSS.: Carvalho, H. 2008 Carvalho, H. (2008). Análise multivariada de dados qualitativos: utilização de análise de correspondências múltiplas com o SPSS. Edições Sílabo.
- The life story interview.: Atkinson, R. 1998 Atkinson, R. (1998). The life story interview. Sage.
- Qualitative media analysis: Altheide, D. L. 1996 Altheide, D. L. (1996). Qualitative media analysis. Sage.
- Introdução à análise de dados: Fonseca, J. R. S. 2010 Fonseca, J. R. S. (2010). Introdução à análise de dados. Causa das Regras.