Plano de Estudos
Televisão e Cinema 9023402
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina visa proporcionar aos alunos competências teóricas e práticas no âmbito do Cinema e do jornalismo Televisivo. Concluindo a disciplina os estudantes deverão estar aptos a: - Compreender a conceptualização teórica relativa às dimensões inerentes à concepção da narrativa audiovisual, seja em formato guião ou já em filme, com o fim de procederem à elaboração de crítica cinematográfica em termos de actividade profissional enquanto crítico ou jornalista da área editorial da Cultura; - Manusear as técnicas para a execução de todas as etapas de concepção de uma curta-metragem (pré-produção, produção e pós-produção) a partir de recursos amadores, portáteis e de uso gratuito. - Reflectir sobre o papel e o poder da televisão na sociedade, identificando as principais regras da codificação da mensagem jornalística televisiva; - Manusear as técnicas da concepção jornalística e conceber os principais géneros informativos televisivos (Entrevista, Reportagem, Documentário).
Programa
CINEMA: 1. A criação do guião: da Ideia à Sinopse. 2. As categorias da narrativa cinematográfica: Acção, Personagens, Espaço, Tempo, Estruturação das Sequências Fílmicas. 3. As categorias descritivas: do Argumento à Realização. A Dramaturgia. 4. Escrita e análise do Guião. Visionamento crítico de filmes e respectiva decomposição. 5. A Realização de uma curta-metragem. TELEVISÃO: 1. O fenómeno televisivo na actualidade da informação. 2. Os géneros Televisivos: da informação ao entretenimento. 3. A televisão "em directo". Vantagens e Problemas. 4. A Televisão e as ferramentas multimédia. 5. Redacção para Televisão. 6. A construção de uma Grande Reportagem ou um Documentário. CINEMA E TELEVISÃO: 1. A gramática audiovisual: os códigos icónicos, linguísticos e sonoros 2. A captação da imagem e construção de sentidos: ângulos de filmagem, escala de planos fixos (Ambiente, Acção, Expressivos e Valorativos) e planos em movimento. Técnicas básicas de Edição.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino tem uma base empírica-expositiva, na lógica "learning by doing". Nessa lógica são visualizados filmes para análise crítica em aula e também exibidos, reportagens e documentários para identificação de bons e maus exemplos. Os materiais de estudo são colocados na plataforma e-learning (livros, artigos e guidelines para a construção das peças audiovisuais). A avaliação desta disciplina pode ser feita por Avaliação Contínua (AC) na Época Normal ou por Exame escrito na Época de Recurso, caso os alunos não obtenham aproveitamento na avaliação contínua. A AC consiste num teste escrito individual (60%) e um trabalho de grupo de concepção de um projecto audiovisual (Curta-Metragem, Reportagem ou Documentário) durante o semestre (40%) a ser apresentado em aula. O exame da Época de Recurso contempla todos os tópicos do programa (100%). O horário de atendimento será divulgado na plataforma moodle no início do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Da criação ao roteiro: teoria e prática: Comparato, D. 2018 Comparato, D. (2018). Da criação ao roteiro: teoria e prática. Summus Editorial.
- Telejornalismo: da história às técnicas: de Araújo, G. F. 2017 de Araújo, G. F. (2017). Telejornalismo:: da história às técnicas. Editora Intersaberes.
- The Documentary Filmaker's Roadmap. A Practical Guide to Planning, Production and Distribution.: Trump, M. 2018 Trump, M. (2018). The Documentary Filmaker's Roadmap. A Practical Guide to Planning, Production and Distribution. New York: Routledge
- Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News.: Stewart, P. & Alexander, R. 2016 Stewart, P. & Alexander, R. (2016). Broadcast Journalism: Techniques of Radio and Television News. New York and London: Routledge
- The filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition.: Mercado, G. 2013 Mercado, G. (2013). The filmmaker's Eye: Learning (and Breaking) the Rules of Cinematic Composition. New York: Routledge
- Journalistic role performance: Concepts, contexts and methods.: Mellado, C., Hellmueller, L., & Donsbach, W. 2017 Mellado, C., Hellmueller, L., & Donsbach, W. (2017). Journalistic role performance: Concepts, contexts and methods. New York, NY: Routledge.
- 100 Ways to Shoot Great Dialogues Scenes.: Kenworthy, C. 2011 Kenworthy, C. (2011). Master Shots (Vol. 2). 100 Ways to Shoot Great Dialogues Scenes.Michael Wiese Productions
- Complete Screen writing Course, An end to end guide to writing, developing and marketing a cript for TV or Film.: Harris, C. 2014 Harris, C. (2014). Complete Screen writing Course, An end to end guide to writing, developing and marketing a cript for TV or Film. London: Teach Yorself Publishing
- The filmaker's Guide to Visual Effects: Dinur, E. 2017 Dinur, E. (2017). The filmaker's Guide to Visual Effects. NewYork: Routledge
- Documentary Storytelling: Curran Bernard, S. 2016 Curran Bernard, S. (2016). Documentary Storytelling. New York: Focal Press