Plano de Estudos
Projeto 9023505
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC está configurada para oferecer aos estudantes as seguintes competências: - Compreender os problemas associados à investigação e à investigação-ação; - Desenvolver o enquadramento teórico-conceitual da pesquisa e a revisão de literatura sobre o tema em investigação; - Conceber um desenho de pesquisa coerente com os métodos e as técnicas de investigação aplicada; - Redigirem o relatório, nas suas diversas etapas, demonstrando organização, coerência, rigor científico e qualidade de redação.
Programa
1. A investigação científica 1.1. A área, o tema e o problema de pesquisa 1.2. A origem e a escolha do tema: fontes e motivações 2. O projeto: opções e respetiva sequência 2.1. O relatório de investigação 2.2. O relatório de projeto 2.3. O relatório de estágio 3. A revisão da literatura para a definição do tema 3.1. A pesquisa de fontes científicas 3.2. A ética científica e o plágio 3.3. Normas de referenciação: adaptação do modelo APA 3.3.1. Exemplificação com o Word 4. A estruturação de um projeto de investigação 4.1. O problema, a pergunta de partida e os objetivos da pesquisa 4.2. O desenho da pesquisa e o modelo de análise 4.3. Os conceitos, as teorias e as hipóteses de pesquisa 4.4. Métodos e técnicas de pesquisa 5. Regras formais 5.1. Formatação dos documentos
Método de Avaliação
- Metodologias de ensino: revisão de matérias em aula sobre a investigação científica nas ciências sociais; exercícios de aplicação; acompanhamento das etapas de investigação através de apresentação oral; - Metodologias de avaliação: conforme o Regulamento de Avaliação do I Ciclo, mediante entrega de um relatório (de investigação, de projeto ou de estágio) individual e escrito e respetiva apresentação e discussão orais. A avaliação consiste numa prova oral de discussão dos trabalhos, cabendo aos/ às estudantes a submissão do respetivo relatório ao/à regente da unidade curricular, através da plataforma de e-learning, pelo menos 10 dias úteis antes da data de realização da prova. A prova oral realiza-se em formato presencial ou por videoconferência. A avaliação dos trabalhos compete a um júri constituído pelo coordenador do curso ou docente ao qual delegue, que preside, e pelo orientador, a quem cabe propor uma classificação. Na Moodle, serão disponibilizadas informações.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- A área, o tema e o problema de pesquisa como factores determinantes no processo de investigação. Metodologia para investigação social: Silvestre, H., & Silvestre, M. 2012 Silvestre, H., & Silvestre, M. (2012). A área, o tema e o problema de pesquisa como factores determinantes no processo de investigação. Metodologia para investigação social. Escolar Editora.
- A concise guide to writing a thesis or dissertation: Educational research and beyond. ISO 690: Kornuta, H. M., & Germaine, R. W. 2019 Kornuta, H. M., & Germaine, R. W. (2019). A concise guide to writing a thesis or dissertation: Educational research and beyond. Routledge
- The content analysis guidebook.: Neuendorf, K. A. 2017 Neuendorf, K. A. (2017). The content analysis guidebook. Sage.
- Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.: Creswell, J. W., & Creswell, J. D. 2017 Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.
- Social Research Methods: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social research methods. Oxford university press.
- Designing social research: Blaikie, N. 2010 Blaikie, N. (2010). Designing social research. Polity Press.
- Research in practice: Applied methods for the social sciences.: Blanche, M. T., Blanche, M. J. T., Durrheim, K., & Painter, D. (Eds.). 2006 Blanche, M. T., Blanche, M. J. T., Durrheim, K., & Painter, D. (Eds.). (2006). Research in practice: Applied methods for the social sciences. Juta and Company Ltd.
- Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches.: Berger, A. A. 2018 Berger, A. A. (2018). Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Sage Publications.