Plano de Estudos
Rádio e Multimédia 9023502
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina fornece um conjunto de instrumentos para permitir aos alunos a integração no contexto radiofónico, conscientes da especificidade deste meio de comunicação. Permite aos alunos: Conhecer e compreender as características específicas da Rádio enquanto órgão de comunicação social. Conhecer e utilizar a linguagem radiofónica. Conhecer os diferentes formatos de conteúdos radiofónicos. Caracterizar tipologias de programas radiofónicos, tendo em conta as audiências, segmentos de mercado, bem como os operadores público e privado. Conhecer e caracterizar o podcasting enquanto conteúdo áudio digital e formato de distribuição. Conhecer e utilizar instrumentos digitais para produção radiofónica, ao nível de produção, captação, edição e distribuição de conteúdos sonoros.
Programa
1. A história da rádio em Portugal 1.1. A evolução do enquadramento legal enquanto motor da rádio em Portugal 2. A produção de sentidos no discurso radiofónico (linguagem e discurso) 3. A rádio e os programas de rádio 4. Instrumentos digitais de produção radiofónica 4.1. Podcast e podcasting 4.2 Audio e IA
Método de Avaliação
O método é expositivo e prático com recurso às ferramentas do Laboratório de Com@ISCSP, procurando estimular os estudantes a explorarem os principais técnicas relacionadas com a rádio, para aplicação e consolidação de conhecimentos. Avaliação contínua: teste individual, escrito e presencial (50%) e trabalho individual (50%). O trabalho individual corresponde uma entrevista a um profissional da rádio em Portugal (qualquer área profissional ou estação de rádio), apresentado em formato multimédia (audio, texto, forografia e video) recorrendo a ferramentas de edição digital e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial e publicado em formato podcast.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- El Linguage Radiofónico: Balsebre, A. 1996 Balsebre, A. (1996). El Linguage Radiofónico (2nd ed.). Madrid: Cátedra.
- Understanding Radio: Crisell, A. 1986/1994 Crisell, A. (1986/1994). Understanding Radio. London: Routledge.
- A Rádio e as Indústrias Culturais: Cordeiro, P. 2010 Cordeiro, P. (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais. Lisboa: Livros Horizonte.
- Radio in the Digital Age: Dubber, A. 2013 Dubber, A. (2013). Radio in the Digital Age. Polity Press.
- Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word “radio”’.: Berry, R. 2016 Berry, R. (2016). Podcasting: Considering the evolution of the medium and its association with the word “radio”. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media, 14(1), 7–22.
- Podcasting: Llinares D., Fox N., & Berry R. 2018 Llinares D., Fox N., & Berry R. (eds.) (2018). Podcasting. Cham: Palgrave Macmillan.
- Podcast, Vodcast ou Podmedia: o vídeo enquanto podcast e o podcast que também é vídeo.: Cordeiro, P. 2022 Cordeiro, P. (2022). Podcast, Vodcast ou Podmedia: o vídeo enquanto podcast e o podcast que também é vídeo in Santos, S. O podcast e as novas dinâmicas dos conteúdos sonoros no ambiente digital. Imprensa da Universidade de Coimbra
Secundária
- Radio: redacción e giones: Barea, P. & Montalvillo, R. 1992 Barea, P. & Montalvillo, R. (1992). Radio: redacción e giones. Bilbau: S. Ed. Uni. Pais Vasco: Bilbau
- Key Concepts in Radio Studies: Chignell, H. 2009 Chignell, H. (2009). Key Concepts in Radio Studies. Sage.
- A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio: Cordeiro, P. 2012 Cordeiro, P. (2012). A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio. Comunicação e Sociedade, 20, 115-129.
- A rádio numa app. Convergência Multimédia e os Conteúdos da Rádio: Cordeiro, P. & Paulo, N. 2013 Cordeiro, P. & Paulo, N. (2013). A rádio numa app. Convergência Multimédia e os Conteúdos da Rádio. Media & Jornalismo, 24 (13), 117-133.