Plano de Estudos

Agenda Política 9023507

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 2º Ano > Opcional-2º ano_2º semestre_LCC

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LCC

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem desta disciplina são os seguintes: 1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão e ligação entre as esferas da agenda política, pública e mediática. 2. Assimilar as tendências de investigação no domínio da relação entre a produção noticiosa, a agenda política e o interesse dos diversos agentes implicados. 3. Adquirir bases teóricas, conceptuais e cognitivas, de forma a capacitar para o bom desempenho em termos profissionais, que envolvam o conhecimento dos mecanismos de articulação entre as agenda política e mediática. 4. Demonstrar aptidões de envolvimento académico e cívico nos trabalhos propostos

Programa

1. Opinião pública, democracia e agenda política 2. Comportamento eleitoral, voto e comunicação 3. Estratégias e instrumentos da comunicação política 4. Agenda política 5. Agenda mediática 6. Agenda pública 7. Relação entre agendas: reflexão crítica e exercícios

Método de Avaliação

As metodologias de ensino e de aprendizagem (aulas teóricas e práticas; discussões de grupo e até experiências de “jigsaw” permitirão o acompanhamento contínuo dos discentes. Os alunos conseguirão adquirir competências teóricas, analíticas, críticas e metodológicas. As aulas teóricas serão esteio da transmissão de conhecimentos estruturados e sistematizados, enquanto as aulas práticas permitem usar instrumentos metodológicos de análise específicos . A metodologia “jigsaw” compromete os alunos a ir mais longe e até a aprender de forma mais empírica, indo ao encontro de jovens da geração z e seguintes. Por fim, o acompanhamento contínuo dos discentes inclui 2 exercícios de avaliação: um trabalho prático de grupo (40%) e um teste individual (60%). Recomendações bibliográficas e informações sobre a UC serão partilhadas na plataforma Moodle (e-learning) na respetiva página. Orientações tutoriais poderão ser agendadas por correio eletrónico.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Correlation Between Newspapers’ Agenda and Public Agenda on National Issues during General Elections 2013 in Pakistan: Shah, M. H. et. al. 2016 Shah, M. H. et. al. (2016), Correlation Between Newspapers’ Agenda and Public Agenda on National Issues during General Elections 2013 in Pakistan. International Journal of Journalism and Communication, 1-10.
  • How Political Elites Process Information From the News: The Cognitive Mechanisms Behind Behavioral Political Agenda-Setting Effects: Sevenans, J., Walgrave, S., & Joanna Epping, G. 2016 Sevenans, J., Walgrave, S., & Joanna Epping, G. (2016). How Political Elites Process Information From the News: The Cognitive Mechanisms Behind Behavioral Political Agenda-Setting Effects. Political Communication, 1-23.
  • Newspapers and their Impact on the extent of the perceived public agenda. European Journal of Communication: Schoenbach, K. 2005 Schoenbach, K. (2005). Newspapers and their Impact on the extent of the perceived public agenda. European Journal of Communication, 20(2), 245-258.
  • Agenda setting: Readings on media, public opinion, and policymaking: Protess, D., & McCombs, M. E. 2016 Protess, D., & McCombs, M. E. (Ed.). (2016). Agenda setting: Readings on media, public opinion, and policymaking. Routledge.
  • A Look at Agenda-setting: past, present and future. Journalism Studies: McCombs, M. 2005 McCombs, M. (2005). A Look at Agenda-setting: past, present and future. Journalism Studies, 6(4), 543-557.
  • Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos: Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S 2021 Lopes, F., Espírito Santo, P. Botelho, L. & Sá Couto, S. (2021). “Marcelo Rebelo de Sousa: um Presidente da República que reconfigurou o cargo com a colaboração dos media noticiosos”, Estudos de Comunicação, nº 32, 1-22.
  • Quando um Presidente da República vive no limite do semipresidencialismo: Lopes, F., Espírito Santo, P. 2019 Lopes, F., Espírito Santo, P. (2019). “Quando um Presidente da República vive no limite do semipresidencialismo”. Estudos em Comunicação nº 28, vol. 1 (may 2019), 237-258
  • Controlling the Message - New Media in American Political Campaign: Farrarmyer, V. & Vaughn, J. (2015 Farrarmyer, V. & Vaughn, J. (2015). Controlling the Message - New Media in American Political Campaign. University Press.
  • Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018): Espírito Santo, P. Lopes, F., (2019 Espírito Santo, P. Lopes, F. (2019). "Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage - Content analysis of the press (2016-2018)", Obs. Dezembro de 2019 (volume 13, número 4), 1-13.
  • Sociologia Política e Eleitoral - Modelos e Explicações de Voto: Espírito Santo, P. 2019 Espírito Santo, P. (2019). Sociologia POlítica e Eleitoral - Modelos e Explicações de Voto. ISCSP.
  • The freedom to choose a personal agenda: Removing our reliance on the media agenda: Brubaker, J. 2008 Brubaker, J. (2008). The freedom to choose a personal agenda: Removing our reliance on the media agenda. American Communication Journal, 10(3), 1-1.

Secundária

  • Political Campaigning, Elections and the Internet: Comparing the US, UK, France and Germany: Lilleker, D. & Jackson, N. 2011 Lilleker, D. & Jackson, N. (2011), Political Campaigning, Elections and the Internet: Comparing the US, UK, France and Germany. Routledge.
  • Sistemas de Media: Estudo Comparativo Três Modelos de Comunicação e Política: Halin, D. & Mancini, P. 2010 Halin, D. & Mancini, P. (2010). Sistemas de Media: Estudo Comparativo Três Modelos de Comunicação e Política. Livros Horizonte.
  • Espírito Santo, P., Correia, J. C. & Baptista Ferreira, G. (Ed..) (2010), Conceitos Essenciais de Comunicação Política, Lisboa: UBI.: Espírito Santo, P., Correia, J. C. & Baptista Ferreira, G. (2010 Espírito Santo, P., Correia, J. C. & Baptista Ferreira, G. (Ed..) (2010), Conceitos Essenciais de Comunicação Política, UBI.
  • Campanhas eleitorais, debates televisivos e propaganda – Comunicação política e as eleições legislativas de 2011: Espírito Santo, P. & Lisi, M. 2015 Espírito Santo, P. & Lisi, M. (2015) (ed.). Campanhas eleitorais, debates televisivos e propaganda – Comunicação política e as eleições legislativas de 2011. Covilhã: Labcom Books.
  • Populism and the media factor: The Portuguese case in a European comparative perspective: Espirito Santo, P. & Figueiras, R. 2019 Espirito Santo, P. & Figueiras, R. (2019). “Populism and the media factor: The Portuguese case in a European comparative perspective”, in E. Hidalgo Tenorio, M.-A. Benitez-Castro, F. De Cesare (ed.). Populist Discourses - Critical Approaches to Contemporary Politics. Routledge.
  • Estudos de comunicação política – Análise de conteúdo da mensagem na campanha e pós-campanha eleitoral nas eleições presidenciais: Espírito Santo, P. 2008 Espírito Santo, P. (2008). Estudos de comunicação política – Análise de conteúdo da mensagem na campanha e pós-campanha eleitoral nas eleições presidenciais.ISCSP.
  • American public opinion: Its origins, content and impact: Erikson, R. S., & Tedin, K. L. 2015 Erikson, R. S., & Tedin, K. L. (2015). American public opinion: Its origins, content and impact. Routledge.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre