Plano de Estudos

Marketing 9023404

Contextos

Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Habilitar futuros profissionais de comunicação estratégica e jornalismo a perspectivar o marketing como conjunto de instrumentos usados pelas organizações, para fixar e atingir objectivos (ex: vendas, satisfação, modificação comportamental ou adesão a causas), através da troca de valor com os consumidores e outros intervenientes no mercado. Os estudantes ficarão aptos a: 1.Desenvolver a capacidade de compreender, analisar e elaborar estratégias de marketing adequadas à realidade das organizações e dos mercados contemporâneos. 2. Resolver problemas, desenvolver projectos, tomar decisões e assumir riscos em casos práticos de estratégia de marketing. Faculta-se preparação específica para opções estratégicas no âmbito de: 1. Alvos e posicionamento, 2. Produto, serviço e marca, 3. Preço, 4. Distribuição, 5. Comunicação, 6. Customer Relationship Management (CRM), 7. Marketing social e de causas.

Programa

1. FORMULAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING: DA ANÁLISE DE OPORTUNIDADES À ACÇÃO a. Marketing-mix. b. Alvos. Posicionamento e eixos estratégicos. Segmentação de mercados. c. Decisões sobre o produto e o serviço. d. Decisões sobre a marca. e. Decisões sobre o preço. f. Decisões sobre a distribuição. g. Decisões sobre a comunicação. 2. VALORIZAR CLIENTES E CONSUMIDORES: MARKETING RELACIONAL E CRM. 3. CONSCIENCIALIZAR PARA OS ASPECTOS SOCIAIS DO MARKETING.

Método de Avaliação

Metodologias de ensino: exposição teórica em aula; trabalhos individuais e de grupo em aula, com análise e discussão de situações concretas e actuais; execução de projectos de pesquisa individuais e em grupo, sob orientação da docente. Avaliação contínua: 40% capítulo individual em trabalho de grupo (20% parte escrita + 20% apresentações orais). 10% participação nas discussões e resolução de problemas em exercícios orais realizados em sala de aula. 50% teste escrito individual. Existe um manual pedagógico de autoria da docente (referido na Bibliografia). Complementarmente, é facultada aos alunos uma lista de recursos informáticos gratuitos para auto-estudo (estatísticas, relatórios, artigos científicos e técnicos), disponibilizada através da plataforma Moodle (elearning ISCSP). Horário de atendimento de tutorias aos alunos: no período de 1h a seguir às aulas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre