Plano de Estudos
Marketing 9023404
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Habilitar futuros profissionais de comunicação estratégica e jornalismo a perspectivar o marketing como conjunto de instrumentos usados pelas organizações, para fixar e atingir objectivos (ex: vendas, satisfação, modificação comportamental ou adesão a causas), através da troca de valor com os consumidores e outros intervenientes no mercado. Os estudantes ficarão aptos a: 1.Desenvolver a capacidade de compreender, analisar e elaborar estratégias de marketing adequadas à realidade das organizações e dos mercados contemporâneos. 2. Resolver problemas, desenvolver projectos, tomar decisões e assumir riscos em casos práticos de estratégia de marketing. Faculta-se preparação específica para opções estratégicas no âmbito de: 1. Alvos e posicionamento, 2. Produto, serviço e marca, 3. Preço, 4. Distribuição, 5. Comunicação, 6. Customer Relationship Management (CRM), 7. Marketing social e de causas.
Programa
1. FORMULAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING: DA ANÁLISE DE OPORTUNIDADES À ACÇÃO a. Marketing-mix. b. Alvos. Posicionamento e eixos estratégicos. Segmentação de mercados. c. Decisões sobre o produto e o serviço. d. Decisões sobre a marca. e. Decisões sobre o preço. f. Decisões sobre a distribuição. g. Decisões sobre a comunicação. 2. VALORIZAR CLIENTES E CONSUMIDORES: MARKETING RELACIONAL E CRM. 3. CONSCIENCIALIZAR PARA OS ASPECTOS SOCIAIS DO MARKETING.
Método de Avaliação
Metodologias de ensino: exposição teórica em aula; trabalhos individuais e de grupo em aula, com análise e discussão de situações concretas e actuais; execução de projectos de pesquisa individuais e em grupo, sob orientação da docente. Avaliação contínua: 40% capítulo individual em trabalho de grupo (20% parte escrita + 20% apresentações orais). 10% participação nas discussões e resolução de problemas em exercícios orais realizados em sala de aula. 50% teste escrito individual. Existe um manual pedagógico de autoria da docente (referido na Bibliografia). Complementarmente, é facultada aos alunos uma lista de recursos informáticos gratuitos para auto-estudo (estatísticas, relatórios, artigos científicos e técnicos), disponibilizada através da plataforma Moodle (elearning ISCSP). Horário de atendimento de tutorias aos alunos: no período de 1h a seguir às aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing - do conhecimento à decisão: Ribeiro, R. B., coord. 2021 Ribeiro, R. B., coord. (2021). Marketing - do conhecimento à decisão. Lisboa: Causa das Regras.
Secundária
- Marketing 6.0: The Future Is Immersive: Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P. 2023 Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P. (2023). Marketing 6.0: The Future Is Immersive. Hoboken: John Wiley and Sons.
- Marketing 5.0: Technology for Humanity: Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. 2021 Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan & Kotler, P.. (2023). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade.
- Mercator 25 Anos - O Marketing na era digital (18ª Edição atualizada): Baynast, A.d., Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., & Lendrevie, J. 2021 Baynast, A.d., Dionísio, P., Lévy, J., Rodrigues, V., & Lendrevie, J. (2021). Mercator 25 Anos - O Marketing na era digital (18ª Edição atualizada). Lisboa: Dom Quixote.
- Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital: Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. 2016 Kotler, P., & Kartajaya, H. S. I. (2016). Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital. Hoboken: John Wiley & Sons.
- Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control: Kotler, P. 1997 Kotler, P. (1997). Marketing management: Analysis, Planning, Implementation, and Control. Englewood Cliffs, N.J. : Prentice-Hall.