Plano de Estudos
Estratégia e Gestão da Empresa 9023204
Contextos
Groupo: 5_Plano 2021/2022_LCC > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência. Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores. Analisar as capacidades necessárias para que os gestores, em cada nível, maximizem o seu desempenho. Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias. Analisar mais profundamente o planeamento estratégico e a formulação de estratégias. Explicar como as empresas analisam o seu ambiente e como procedem à sua análise interna, apresentando as análises SWOT, PEST, Matriz BCG, Cinco Forças de Porter. Caracterizar as decisões empresariais quanto a rotina, grau de incerteza e risco e analisar a sua importância relativa conforme os diversos níveis de gestão.
Programa
1 Gestão, a empresa e o meio envolvente 2 Planeamento 3 Tomadas de Decisão 4 Organização, Processo e Estruturas 5 Direção 6 O Processo de Controlo 7 Conceitos Fundamentais de Empreendedorismo 8 Processo Empreendedor
Método de Avaliação
Dada a natureza prática da unidade, os método de ensino compreendem o expositivo e o interrogativo, por um lado e, por outro, os métodos activos, como a realização de estudos de casos, exercícios a serem realizados em equipa. Avaliação continua (AC): exercícios em sala de aula (10%), trabalho escrito realizado em equipa (30%) e avaliação individual, escrita, presencial (60%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gestão das Organizações (3a edição): Teixeira, S. 2013 Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3a. Edição). Escolar Editora
Secundária
- Gestão Estratégica: Teixeira, S. 2020 Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica. (2ª edição). Escolar Editora
- Gestão Estratégica – Conceitos e prática.: Serra, F. R. et al. 2010 Serra, F. R. et al. (2010). Gestão Estratégica – Conceitos e prática. (3ª edição). LIDEL
- Gestão de empresas – princípios fundamentais: Carvalho, J. E. 2019 Carvalho, J. E. (2019). Gestão de empresas – princípios fundamentais. (5ª edição). Edições Sílabo.
- Pensamento Estratégico – Antecipar as ondas do futuro.: Cardeal, N. 2018 Cardeal, N. (2018). Pensamento Estratégico – Antecipar as ondas do futuro. (3ª edição). Universidade Católica Editora
- Estratégia – Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais: Freire, A. 2020 Freire, A. (2020). Estratégia – Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais. Bertrand Editora