Plano de Estudos
Ciência da Administração II 9002201
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer aos discentes um conjunto de conceitos e de conhecimentos introdutórios ao estudo da Administração Pública. Abordam-se questões específicas centrais à gestão pública, nomeadamente as referentes às tentativas de desenvolver uma maior racionalidade organizacional (modelos de decisão, planeamento, gestão financeira e gestão de recursos humanos) e uma maior qualidade e accountability nos serviços públicos (ética, reforma administrativa e qualidade). Os discentes deverão compreender as especificidades da Administração Pública e os desafios inerentes à sua reforma.
Programa
1. Planeamento e Avaliação na Administração Pública (AP) 1.1 Planeamento Organizacional 1.1.1 Tipos de planeamento e o processo de planeamento 1.2 Planeamento e Avaliação na AP 1.2.1 Etapas do planeamento em Portugal 1.2.2 Planeamento Central, Regional e Local 1.2.3 Planeamento e Avaliação das atividades 1.2.4 Modelos de avaliação 1.2.5 SIADAP 1 2. A decisão na AP 2.1 O processo racional de tomada de decisão 2.2 Tipos de decisão 2.3 Modelos de decisão 2.4 Decisão individual e de grupo 2.5 Métodos de decisão no sector público 3. A ética na AP 3.1 Valores éticos e serviço público 3.2 A "Carta Ética" 4. Função RH na AP 4.1 Gerir RH no sector público e no sector privado 4.2. Vínculos, Carreiras e Remunerações 4.3 Recrutamento e Seleção 4.4 Gestão e Avaliação do Desempenho 4.5 O exercício de Cargos Dirigentes 5. A reforma administrativa e a qualidade em serviços públicos 5.1 Modernização e Reforma Administrativa 5.2 A Qualidade nos serviços públicos: EFQM e CAF
Método de Avaliação
Metodologias de ensino expositivas e participativas. Recurso aos métodos de estudo de casos, discussão em grupo e análise de problemas, para desenvolver capacidades de análise crítica, de pensamento reflexivo e de aplicação concreta de conceitos e conhecimentos teóricos, procurando também desenvolver competências para o trabalho em grupo. De acordo com o Regulamento em vigor: * Na Época Normal está disponível a modalidade de Avaliação Contínua, composta por: - dois testes escritos individuais (35% + 35%), calendarizados e realizados em sala de aula; - um trabalho individual (30%), realizado fora da sala de aula, durante o período letivo, a ser entregue em dois momentos, respetivamente até à data de realização de cada um dos dois testes escritos individuais. * Na Época de Recurso e na Época Especial está disponível a modalidades de Avaliação Final: Exame escrito, individual e presencial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais (3.ª ed.): Matias-Pereira, J. 2018 Matias-Pereira, J. (2018). Curso de administração pública: foco nas instituições e ações governamentais (5.ª ed. rev. atual.). Atlas.
- Public sector management: Flynn, N., & Asquer, A. 2016 Flynn, N., & Asquer, A. (2016). Public sector management (7th ed.). SAGE Publications.
- European perspectives for Public Administration – the way forward: Bouckaert, G., & Jann, W. (Eds.) 2020 Bouckaert, G., & Jann, W. (Eds.) (2020). European perspectives for Public Administration – the way forward. Leuven University Press.
- Ciência da administração: Bilhim, J. 2013 Bilhim, J. (2013). Ciência da administração. ISCSP.
Secundária
- An introduction to human resource management: Wilton, N. 2019 Wilton, N. (2019). An introduction to human resource management (4th ed.). SAGE Publications Ltd.
- Gestão pública e modernização administrativa: Rocha, J. O. 2014 Rocha, J. O. (2014). Gestão pública e modernização administrativa (2.ª reimpressão da 1.ª ed.). INA.
- Gestão estratégica de recursos humanos (4.ª ed.): Bilhim, J. 2009 Bilhim, J. (2009). Gestão estratégica de recursos humanos (4.ª ed.). ISCSP.