Plano de Estudos
Teoria Organizacional 9002301
Contextos
Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sendo uma unidade curricular teórico-prática, em Administração Pública, pretende-se desenvolver competências no domínio cognitivo e também no das atitudes. No domínio cognitivo, procuram-se desenvolver competências de aquisição, compreensão e aplicação. Os alunos devem ser capazes de explicar e aplicar os conceitos básicos da teoria organizacional; identificar e reconhecer as noções e racionais das diferentes abordagens teóricas ao estudo das organizações; analisar e debater a sua utilidade, demonstrar a compreensão do funcionamento do sistema organizacional, e desenvolverem a capacidade de resolver problemas. Pretende-se desta forma que os alunos desenvolvam capacidades de análise crítica nesta área de estudos. No domínio relacional, pretende-se que os alunos sejam capazes de receber aprendizagens, de escuta ativa e respeito pelos outros, mas também de desenvolver as competências de trabalho em grupo e de exprimir opiniões de forma esclarecida e fundamentada.
Programa
I - INTRODUÇÃO E ABORDAGENS TEÓRICAS 1.1. Conceitos básicos 1.2. Estruturas analíticas: Metáforas Organizacionais II - SISTEMA ORGANIZACIONAL 2.1. Componentes da estrutura 2.2. Desenho Organizacional 2.3. Cultura como variável organizacional 2.4. Poder e Conflito III - CONTEXTO ORGANIZACIONAL 3.1. Incerteza da envolvente 3.2. Tamanho e estrutura organizacional 3.3. Tecnologia e organização 3.4. Estratégia e escolha estratégica
Método de Avaliação
Recurso a métodos de ensino expositivos e participativos, para a transmissão de conteúdos cognitivos de aquisição e compreensão. Recurso a métodos ativos como trabalhos individuais ou em grupo e discussões em grupo, permitem desenvolver competências de aplicação, de análise crítica e de aplicação dos conceitos, do domínio cognitivo. Permitem ainda desenvolver no domínio das atitudes, o trabalho em equipa, escuta ativa, e respeito pelos outros. No que respeita à avaliação, se acordo com o Regulamento de Avaliação, na Época Normal os alunos serão avaliados através de 2 testes escritos, individuais e presenciais, o primeiro com a ponderação de 40% e o segundo com ponderação de 60% da nota final. Nas restantes épocas de Recurso e Especial, a avaliação será realizada por exame final, escrito, individual e presencial, com a ponderação de 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- La racionalidad política y técnica en la selección de la alta administración pública portuguesa: una experiencia útil para España.: Soriano, J., e Bilhim, J. 2013 Soriano, J., e Bilhim, J. (2013). La racionalidad política y técnica en la selección de la alta administración pública portuguesa: una experiencia útil para España. El Cronista, 38, 36-53.
- Estrutura e dinâmica das organizações.: Mintzberg, H. 1995 Mintzberg, H. (1995) Estrutura e dinâmica das organizações. Dom Quixote.
- Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental.: Hofstede, G. 1997 Hofstede, G. (1997). Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Silabo.
- Teoria organizacional: estruturas e pessoas.: Bilhim, J. 2013 Bilhim, J. (2013). Teoria organizacional: estruturas e pessoas. ISCSP-Universidade de Lisboa.
Secundária
- Casos de ensino em administração pública.: Gonçalves, A., e Bilhim, J. (Org.). 2012 Gonçalves, A., e Bilhim, J. (Org.). (2012). Casos de ensino em administração pública. Atlas.
- Papel dos Gestores na Mudança da Administração Central do Estado: O caso da Meritocracia.: Bilhim, J. 2013 Bilhim, J. (2013). Papel dos gestores na mudança da administração central do estado: o caso da meritocracia. Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, 5, 205-227.
- Gestão estratégica de recursos humanos.: Bilhim, J. 2009 Bilhim, J. (2009). Gestão estratégica de recursos humanos. ISCSP-UTL.
- Ciência da administração.: Bilhim, J. 2013 Bilhim J. (2013). Ciência da administração. ISCSP-Universidade de Lisboa.