Plano de Estudos

Gestão Estratégica e Planeamento na Administração Pública 9002619

Contextos

Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_1º semestre_LAP

Groupo: 5_Plano 2014/2015 > 1º Ciclo > Tronco comum > Optativas > 3º Ano > Opcional_3º ano_2º semestre_LAP

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Partindo dos conceitos básicos de gestão estratégia e planeamento apresentam-se abordagens e problemáticas com especial incidência para a Administração Pública. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: • Definir a natureza do problema estratégico e conhecer as suas principais escolas de pensamento; • Compreender as dinâmicas do planeamento e da gestão estratégicos em contexto público; • Compreender as principais vantagens e desafios da gestão estratégica no setor público; • Conhecer o processo de gestão estratégica, identificando os seus pontos-críticos; • Conhecer diversos tipos de indicadores e compreender o funcionamento dos sistemas de avaliação de desempenho; • Conhecer os principais instrumentos de gestão estratégica e avaliação na Administração Pública; • Relacionar as diversas opções estratégicas e de planeamento com a criação de valor público.

Programa

1. Estratégia e Planeamento 1.1. Natureza do problema estratégico, definição, escolas e campos de aplicação 1.2. Definição de planeamento e gestão estratégicos 2. Processo de planeamento estratégico 2.1. Visão, missão e valores 2.2. Análises estratégicas: ferramentas 2.3. Formulação estratégica 2.4. Implementação 2.5. Controlo e avaliação 3. Gestão Estratégica e Planeamento em contexto público 3.1. Vantagens e desafios 3.2. Criação de valor público 4. Sistemas de Avaliação de Desempenho 4.1 Tipos de Indicadores de Desempenho 4.2 Limitações dos Indicadores e dos Sistemas de Avaliação 5. Instrumentos de Gestão Estratégica e Avaliação na Administração Pública Portuguesa 5.1. Balanced Scorecard 5.2. Plano e Relatório de Atividades 5.3. SIADAP I e QUAR

Método de Avaliação

Métodos de ensino expositivos e participativos, para a transmissão de competências cognitivas. Recurso aos métodos de estudo de casos, discussão em grupo e análise de problemas, para desenvolver capacidades de análise crítica, de pensamento reflexivo e de aplicação concreta de conceitos e conhecimentos teóricos em contextos organizacionais públicos. A avaliação de Época Normal consiste na realização dos seguintes elementos de avaliação: trabalho de grupo (30%), exercício individual (20%) e teste escrito (50%). Nas Épocas de Recurso e Especial, a avaliação consiste no exame final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Managing and measuring performance in public and nonprofit organizations: An integrated approach: Poister, T. H., Aristigueta, M. P., & Hall, J. L. 2015 Poister, T. H., Aristigueta, M. P., & Hall, J. L. (2015). Managing and measuring performance in public and nonprofit organizations: An integrated approach. John Wiley.
  • Strategic management in public sector organizations: Concepts, schools, and contemporary issues: Ferlie, E., & Ongaro, E. 2015 Ferlie, E., & Ongaro, E. (2015). Strategic management in public sector organizations: Concepts, schools, and contemporary issues. Routledge.
  • Strategic planning for public and nonprofit organizations: A guide to strengthening and sustaining organizational achievement: Bryson, J. M. 2018 Bryson, J. M. (2018). Strategic planning for public and nonprofit organizations: A guide to strengthening and sustaining organizational achievement (5th Ed.). John Wiley & Sons.

Secundária

  • Recognizing public value: Moore, M. H. 2013 Moore, M. H. (2013). Recognizing public value. Harvard University Press.
  • Creating public value: Moore, M. H. 1995 Moore, M. H. (1995). Creating public value. Harvard University Press.
  • Strategic management for public governance in Europe.: Drumaux, A., & Joyce, P. 2018 Drumaux, A., & Joyce, P. (2018). Strategic management for public governance in Europe. Palgrave Macmillan.
  • Manual de Estratégia: Conceitos, Prática e Roteiro: Carvalho, J. C., & Filipe, J. C. 2014 Carvalho, J. C., & Filipe, J. C. (2014). Manual de Estratégia: Conceitos, Prática e Roteiro (4ª ed.). Edições Sílabo.
  • Administração Pública: Modernização, Qualidade e Inovação: Carapeto, C., & Fonseca, F. 2014 Carapeto, C., & Fonseca, F. (2014). Administração Pública: Modernização, Qualidade e Inovação (3.a Ed.). Edições Sílabo.
  • Strategic Management in Public Administration: Bryson, J. M.; & George, B. 2020 Bryson, J. M.; & George, B. (2020). Strategic Management in Public Administration. In B. Guy Peters & I. Thynne, The Oxford Encyclopedia of Public Administration. Oxford University Press. DOI: 10.1093/acrefore/9780190228637.013.139

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre