Plano de Estudos
Sociologia da Educação 9240408
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LANT
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sendo uma unidade curricular teórico-prática, visa desenvolver competências nos domínios cognitivo e das atitudes. No domínio cognitivo, incide sobre as competências de aquisição, compreensão e aplicação. Os estudantes deverão ser capazes de: - Identificar as origens, os objetos e as diversas linhas teóricas de desenvolvimento da Sociologia da Educação; - Saber integrar e interpretar a complexidade da relação da educação com a sociedade e o Estado; - Demonstrar capacidade analítica e reflexiva para discutir as novas tendências educativas tanto ao nível nacional como internacional; - Revelar capacidade para recolher, selecionar e interpretar a informação pertinente nos domínios estudados; - Saber implicar-se nos debates desenvolvidos em contexto de sala de aula e construir textos escritos académicos. Nas atitudes, visa-se o desenvolvimento de competências de escuta ativa, respeito pelos outros, trabalho em grupo e de fundamentar opiniões.
Programa
1. O estudo sociológico da educação 1.1. A educação no munto atual 1.2. O campo da Sociologia da Educação: Porquê estudar Sociologia da Educação? 1.3. O sistema educativo como parte da organização social global e a dimensão social da escola: o sistema educativo português 2. O desenvolvimento da Sociologia da Educação 2.1. Teorias clássicas da sociologia da educação: Durkheim, Marx e Weber 2.2. Teorias contemporâneas da sociologia da educação 2.2.1. A escola e as teorias da reprodução 2.2.2. A escola e as teorias da resistência 3. Socialização e Cultura 4. As mudanças familiares e o processo educativo 5. Professores e alunos: perspetivas e desafios 6. Género e educação 7. Diversidade cultural e educação 8. Educação, transições profissionais e sociedade do conhecimento 9. Os futuros da educação no século XXI: Novos paradigmas e cenários prospetivos
Método de Avaliação
1. Avaliação Contínua/AC: a). Realização de dois testes escritos (cada um com uma ponderação de 40%) consubstanciados na apresentação de duas perguntas de desenvolvimento, sempre em articulação com os conteúdos programáticos e com as atividades desenvolvidas/avaliadas correspondentes ao período anterior a cada um dos testes escritos. Um dos testes escritos será realizado com base na leitura e análise prévia de um texto e, por isso, terá um caráter de consulta. O outro teste escrito, que não terá essa natureza de consulta, realizar-se-á simplesmente na base de duas perguntas de desenvolvimento resultantes dos textos de apoio e respetivas atividades correspondentes ao período do 1º ou do 2º teste escrito. Entretanto, queremos evidenciar, com estes dois testes escritos, o objetivo de promover o pensamento crítico: analítico e reflexivo; b). Atividades obrigatórias a serem realizadas no próprio dia sem possibilidade da sua realização posterior, com exceção de uma devida justificação, baseadas numa componente escrita e/ou oral no máximo de 3 entre cada teste escrito. Estas atividades recorrerão em grande parte a propostas dos estudantes articuladas com os conteúdos programáticos que serão trabalhadas de forma livre como um excerto de um documento: artigo, notícia, etc.; de um documentário/vídeo/entrevista/reportagem; de uma imagem/fotografia, ou outro material pertinente; ou outro suporte (uma ponderação de 20%: 10% + 10%). 2. Avaliação Final: Avaliação por exame final com prova escrita de acordo com as normas do regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Educação. In Sociologia (9ª edição), pp. 492...: Giddens, A. 2014 Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Educação. Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI: Delors, J. (Coord.) 1996 Lisboa: Edições Asa.
- 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal. Volumes I e II: Rodrigues, M. L. 2014 Lisboa: Edições Almedina.
- La educación en un mundo tras la COVID: nueve ideas para la acción pública: Comisión internacional sobre Los Futuros de la Educación 2020 Paris: UNESCO
- Como Aprendem os Portugueses — escola, ensino básico e secundário, ensino superior: Castro,L. & Loura, C. 2020 Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos e Luísa Canto e Castro Loura
- Manifesto para uma escola quase perfeita.: Falcão,F. et al. 2021 Lisboa: Oficina do Livro
- Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação: Abrantes, P. (Org.) 2010 Lisboa: Editora Mundos Sociais.
- A sociologia da educação em Portugal : Perspetivas de futuro: Dionísio, B.; Lima Torres, L. L. e Alves, M. G. 2018 In Forum Sociológico [Online], 32 | 2018
- Incursões na Sociedade Educativa: Abrantes, P. & Seabra. 2016 Lisboa: Editora Mundos Sociais.
- Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação-UNESCO 2022 UNESCO
- A educação em Portugal: princípios e fundamentos constitucionais: Abrantes, P: 2016 Sociologia, Problemas e Práticas.Online], NE | 2016, posto online no dia 02 fevereiro 2017, consultado o 23 julho 2021
- Estado da Educação 2023: Conselho Nacional de Educação 2024 Conselho Nacional de Educação
Secundária
- A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: Limites e contribuições: Nogueira, C.M.M. & Nogueira. M.A. 2002 In: Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002, pp. 15-36
- Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber: Lopes. P. C. 2012 In: Biblioteca on-line de ciências da comunicação
- Education at a Glance 2024: OECD 2024 OECD Editions
- Education and training monitor 2024: Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture (European Commission) 2024 Publications Office of the EU
- Regards sur l'éducation 2024 : Les indicateurs de l'OCDE: OCDE 2024 Éditions OCDE
- Equidade e excelência em educação: Dilemas e tensões na sociedade contemporânea. In M. H. Araújo & L. Morgado (Orgs.), Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 1027-1039): Souza, António R. A. & Torres, Leonor L. 2022 Aveiro: Universidade de Aveiro Editora