Plano de Estudos

Sociologia da Comunicação 9240407

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LANT

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer os principais conceitos relacionados com a sociologia da comunicação e compreender o papel e os efeitos dos media nas sociedades contemporâneas. Esta unidade curricular veicula conhecimentos de tipo histórico, teórico e analítico à formação de um estudante em Sociologia. Especificamente, visa-se dominar os principais conceitos da sociologia da comunicação e compreender o papel da comunicação e dos media nas sociedades contemporâneas. Com este contributo curricular o estudante fica preparado a: 1) Conhecer e compreender a evolução histórica e a dinâmica epistemológica das teorias da comunicação desde as origens até à actualidade. 2) Contextualizar teoricamente as práticas sociais associadas aos fenómenos comunicacionais, tanto em contextos privados como públicos. 3) Compreender o processo de desenvolvimento de pesquisas sociológicas na área da comunicação. 4) Desenvolver pesquisas considerando o ângulo da comunicação e dos media.  

Programa

1. A Sociologia da Comunicação 1.1. Objecto de estudo e objectivos fundamentais da pesquisa em Comunicação 1.2. O desenvolvimento dos media nas sociedades pós-modernas 1.3. Os self media e a reconfiguração dos espaços públicos e privados 1.4. Género e media: representações e perceções de género em notícias sobre grupos vulneráveis 2. A abordagem sociológica à comunicação 2.1. A influência do pensamento científico sobre a comunicação de massas 2.2. Principais tendências nas teorias da comunicação 3. A Comunicação como Processo Social e Fenomenológico 3.1. A Comunicação Pessoal e organizacional 3.2. O Processo Comunicacional: Características Leis e Obstáculos 3.3. O conteúdo silencioso da Comunicação. A linguagem não-verbal

Método de Avaliação

Aulas magistrais sobre teorias, complementadas com aulas práticas de análise crítica de textos seleccionados; visionamento, análise e discussão de documentos multimedia. A  Avaliação pode ser Contínua ou Final.Na modalidade contínua (AC) os alunos farão um exercício escrito individual (70%) sobre cada parte da matéria a entregar em moodle e um trabalho de grupo (30%) sobre propostas de desenvolvimento de pesquisa sociológica em comunicação, com aplicação da matéria dada. Os grupos terão entre 3 e 4 elementos cada e o trabalho consiste na concepção de um projeto de investigação sobre um dado tema na área da sociologia da comunicação e serão acompanhados em aula. Os trabalhos deverão ser entregues no moodle, entre 2500 e 3000 palavras no máximo.   A modalidade final (AF) consiste numa prova escrita de exame sobre toda a matéria lecionada: 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Balle, Francis (2003). Os Media. Lisboa: Campo de Letras. Cruz, C. (2008). A Telerealidade. Uma abordagem hermenêutica da construção social da realidade pela informação televisiva de actualidade. Lisboa: ISCSP. Cunha Silvestre, M.J. (2011). Sociologia da Comunicação - Construções teóricas e aplicações empíricas sobre os impactos sociais dos mass media. Lisboa: ISCSP. Esteves, J. P. (org.). (2002). Comunicação e Sociedade. Lisboa: Livros Horizonte. Gunter, B. (2000). Media Research Methods ¿ Measuring Audiences, Reactions and Impacts. London: Sage. McQuail, D. (2010). McQuail?s Mass Communication Theory. 6th Ed. London: Sage. Rego, A. (2010) Comunicação Pessoal e Organizacional. Teoria e Prática. 2ª edição. Lisboa: Ed. Sílabo. Rieffel, R. (2003). Sociologia dos Media. Col. Comunicação. Porto: Porto Editora. Severin, W. J. e Tankard, J. W. (2001). Communication Theories: Origins, Methods and Uses in the Mass Media. 5th Ed. NewYork: Longman.: null null

Secundária

  • : null null

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre