Plano de Estudos

Antropologia Pública e Colaborativa APeC

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular visa envolver os estudantes nos debates sobre a antropologia pública, focando a dimensão prática da atividade dos antropólogos fora da academia e os debates públicos contemporâneos, sublinhando as formas de contribuição para o bem-estar das populações. No final os estudantes serão capazes de: 1. Identificar e explicar os vários conceitos associados à intervenção pública e colaboração na antropologia; 2. Discutir as dinâmicas da vocação e intervenção pública na antropologia e a sua relação com o próprio percurso teórico e metodológico da disciplina; 3. Comparar e contrastar as diferentes formas de divulgação e intervenção do conhecimento antropológico nos debates públicos; 4. Avaliar os desafios e as oportunidades da antropologia nas mudanças que ocorrem no mundo contemporâneo, considerando as principais áreas de interferência pública da disciplina; 5. Utilizar os conteúdos trabalhados na elaboração de um projeto de intervenção de Antropologia Pública

Programa

I: A longa história da Antropologia Aplicada e Interventiva – Análise de projetos concretos entre EUA, Europa e América do Sul; II: A Antropologia Pública como a conciliação entre academia e intervenção pública - Análise de experiências concretas; II: Etnografia Colaborativa 1. A entrada num terreno, ética e reciprocidade 2. A narrativa etnográfica como uma colaboração e uma parceria com a comunidade ou população IV: Oportunidades de contexto e Áreas de Intervenção: elaboração de um projeto de intervenção – laboratório em sala de aula, em grupos colaborativos: 1. Identificação do problema, dos destinatários e do território da intervenção; 2. Levantamento da literatura; 3. Elaboração do diagnóstico; 4. Definição dos objetivos; 5. Definição das atividades.

Método de Avaliação

Aulas expositivas apoiadas em casos de antropologia pública, colaborativa e interventiva, seguidas de perguntas/respostas. Algumas aulas preveem a intervenção de convidados; trabalho colaborativo de pesquisa (pesquisa orientada, apresentações, discussões e participação); orientação tutorial (gabinete e Fórum de e-learning); leituras orientadas; autoestudo. Avaliação Contínua – Época Normal: -Teste escrito individual e presencial sobre os conteúdos teóricos e conceptuais do programa (I e II) - 50%; - Projeto de intervenção colaborativo (em grupo) (50%). Os estudantes terão de ter uma nota mínima de 7 no elemento de avaliação individual (teste) para aprovar de acordo com o RACC. Avaliação Final – Época de Recurso: Exame Final individual e presencial sobre todos os pontos do programa (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “Reclaiming Applied Anthropology: Its Past, Present, and Future”: Rylko-Bauer, B., Singer, M. e Van Willigen, J. 2006 Rylko-Bauer, B., Singer, M. e Van Willigen, J. (2006). “Reclaiming Applied Anthropology: Its Past, Present, and Future”, American Anthropologist, Vol. 108, No. 1 (
  • Editorial: Making anthropology public.: Scheper-Hughes, N. 2009 Scheper-Hughes, N. (2009) Editorial: Making anthropology public. Anthropology Today, 25 (4): 1-3.
  • Collaborative Ethnography and Public Anthropology: Lassiter, L. E. 2005 Lassiter, L. E. (2005) Collaborative Ethnography and Public Anthropology, Current Anthropology,46 (1): 83-106.
  • The Convergence of Applied, Practicing, and Public Anthropology in the 21st Century.: Lamphere, L. 2004 Lamphere, L. (2004) The Convergence of Applied, Practicing, and Public Anthropology in the 21st Century. Human Organization, 63 (4): 431-443.
  • Public Anthropology: Engaging Social Issues in the Modern World.: Hedican, E. J. 2016 Hedican, E. J. (2016) Public Anthropology: Engaging Social Issues in the Modern World. Toronto: University of Toronto Press.
  • Introduction: Preparing Anthropologists for the 21st Century: Guerron-Montero, C. (2008) Introduction: Preparing Anthropologists for the 21st Century, NAPA Bulletin, 29: 1–13. 2008 Guerron-Montero, C. (2008) Introduction: Preparing Anthropologists for the 21st Century, NAPA Bulletin, 29: 1–13. (2008) Introduction: Preparing Anthropologists for the 21st Century, NAPA Bulletin, 29: 1–13.
  • Antropologia pública dos mundos policiais. Política a conta-gotas. In: Veloso et al. Anarquismo, Trabalho e Sociedade. Livro em homenagem a João Freire.: Durão, S. 2017 Durão, S. (2017) Antropologia pública dos mundos policiais. Política a conta-gotas. In: Veloso et al. Anarquismo, Trabalho e Sociedade. Livro em homenagem a João Freire, Coimbra, Editora Almedina, pp. 525-539.
  • An Anthropology of Anthropology: Is It Time to Shift Paradigms.: Borofsky, R. 2019 Borofsky, R. (2019) An Anthropology of Anthropology: Is It Time to Shift Paradigms. Kailua, Hawaii: Center for Public Anthropology.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre