Plano de Estudos

Seminário/Estágio 9448616

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

15.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular dá seguimento à unidade curricular de Projeto de Seminário/Estágio, no âmbito da qual os estudantes escolhem uma de duas experiências de aprendizagem: um seminário para realizar uma investigação de campo, de biblioteca ou de laboratório ou um estágio para ganhar experiência profissional num campo das suas preferências. Oferece aos estudantes uma experiência de final de curso que foca num projeto e utiliza o conhecimento e as competências aprendidas nos anos anteriores. No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes adquiram os seguintes objetivos de aprendizagem: Descrever e analisar a experiência de aprendizagem na forma de um relatório escrito baseado nos mais elevados padrões académicos de ética. Apresentar e discutir oralmente o relatório de seminário/estágio perante um júri.  

Programa

A Pesquisa e o Relatório Final: - Os Preparativos da ida ao terreno: negociação do acesso e preparação dos instrumentos de recolha de dados - A organização e gestão dos dados - Métodos e técnicas de Análise de dados - Sistemas de referenciação - Formatos, estilos e ética do Relatório Final

Método de Avaliação

Processo de ensino-aprendizagem: A unidade curricular está organizada em formato de workshop sobre temáticas cruciais a esta fase da pesquisa e à elaboração do relatório final, com mínimo de aulas expositivas. Orientação tutorial (gabinete e Fórum e-learning). Trabalho dos estudantes fora da sala de aula, sob orientação de orientadores académicos e supervisores da instituição de estágio, se for o caso. Espera-se que os estudantes sejam assíduos, cheguem a horas às aulas e se envolvam ativamente em todas as atividades da unidade curricular.  Não serão aceites trabalhos sem orientador, nem trabalhos que apesar de terem orientador não tenham sido acompanhados pela equipa da UC de Seminário/Estágio.   Processo de avaliação:  Relatório final de seminário/estágio, com apresentação e discussão oral em época de exame, perante um painel de três examinadores que inclui o orientador académico 100%.    

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 288.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Como falar em encontros científicos. Do seminário em sala de aula a congressos internacionais: Aquino, I. de S. 2010 Aquino, I. de S. (2010) Como falar em encontros científicos. Do seminário em sala de aula a congressos internacionais (5ª ed). São Paulo: Editora Saraiva.
  • Teses, relatórios e trabalhos escolares. Sugestões para estruturação da escrita.: Azevedo, M. 2011 Azevedo, M. (2011) Teses, relatórios e trabalhos escolares. Sugestões para estruturação da escrita (8ª ed). Lisboa: Universidade Católica Editor.
  • The Sage handbook of qualitative research.: Denzin, N. and Lincoln, Y. 2011 Denzin, N. and Lincoln, Y. (eds.) (2011). The Sage handbook of qualitative research (4th ed). London: Sage Publications.
  • A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas.: Oliveira, L. R. C. 2010 Oliveira, L. R. C. (2010). A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas. In S. Fleischer, & P. Schuch (Orgs). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica (pp. 25-38). Brasília: Letras livres. Editora Unb.
  • Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o word: Pereira, A. & Poupa, C. 2006 Pereira, A. & Poupa, C. (2006). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o word. Lisboa: Edições Sílabo.
  • Metodologia de trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho académico.: Prodanov, C. e Freitas, E.C. 2013 Prodanov, C. & Freitas, E.C. (2013). Metodologia de trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho académico. Novo Hamburgo: Universidade Feevale.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre