Plano de Estudos
Projeto de Seminário/Estágio 9448517
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No último ano do programa da Licenciatura, espera-se que os estudantes desenhem e conduzam um projeto final de seminário ou estágio que ofereça oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimento e competências anteriormente aprendidos. As unidades curriculares de Projeto de Seminário/Estágio e de Seminário/Estágio apoiam a transição para a fase seguinte, para prosseguir estudos, ou para trabalhar. Para o projeto de seminário, os estudantes podem recolher e analisar os seus próprios dados, analisar dados já publicados, ou combinar as duas abordagens. Para o projeto de estágio, os estudantes podem trabalhar sob a supervisão de um orientador local que providencia formação prática numa variedade de organizações relacionadas com a Antropologia. No final da unidade curricular, os estudantes devem ser capazes de: 1. Desenhar, apresentar e discutir um projeto de seminário ou estágio a conduzir no semestre seguinte; 2.Aplicar conhecimento antropológico e competências de pesquisa e comunicação
Programa
1. O protocolo do projeto 1.1. Requisitos de um projeto de seminário ou de estágio 1.2. Regras de apresentação escrita e oral de um projeto 2. A estrutura de um projeto de seminário ou de estágio 2.1. Temas antropológicos e oportunidades de estágio 2.2. Definição do tema, objetivos de investigação e atividades de estágio 2.3. Decisões sobre abordagens teóricas e conceitos-chave 2.4. Opções metodológicas 2.5. Questões de Ética 2.6. Problemas na execução da pesquisa e planos de contingência 2.7. Cronograma 2.8. Referências bibliográficas
Método de Avaliação
Métodos a utilizar no processo de ensino-aprendizagem: Combina aulas expositivas, seminário com trabalho prático, apresentações e discussões, orientação tutorial, atividades de leitura, pesquisa e escrita. Por vezes, poderão ser convidados investigadores para participar em algumas sessões do seminário. Espera-se que os estudantes sejam assíduos, cheguem a horas às aulas e se envolvam ativamente em todas as atividades da unidade curricular. No espírito de seminário desta UC, os estudantes devem partilhar as suas produções, dificuldades e progressos, nomeadamente cumprir a entrega das milestones e das fichas de tarefa, bem como desenvolver a capacidade de entreajuda e de avaliação crítica. Não serão aceites projectos que não tenham sido acompanhados, mesmo que tenham orientador. De acordo com o RACC do I Ciclo do ISCSP, a avaliação do projecto de Seminário/Estágio é realizada no final do semestre com uma prova de avaliação com apresentação e discussão oral (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Research ethics committees, ethnographers and imaginations of risk.: Bell, Kirsten and LL Wynn 2020 Bell, Kirsten and LL Wynn (2020) Research ethics committees, ethnographers and imaginations of risk. Ethnography, 0(0), 1-22. https://doi.org/10.1177/1466138120983862
- "A Manifesto for Patchwork Ethnography." Member Voices, Fieldsights, June 9. https://culanth.org/fieldsights/a-manifesto-for-patchwork-ethnography: Günel, Gökçe, Saiba Varma, and Chika Watanabe. 2020 Günel, Gökçe, Saiba Varma, and Chika Watanabe. 2020. "A Manifesto for Patchwork Ethnography." Member Voices, Fieldsights, June 9. https://culanth.org/fieldsights/a-manifesto-for-patchwork-ethnography
- Teoria e práticas de investigação.: Moreira, C. D. 2007 Moreira, C. D. (2007). Teoria e práticas de investigação. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
- Metodologia de trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho académico .: Prodanov, C.C. e Freitas, E.C. 2013 Prodanov, C.C. e Freitas, E.C. (2013). Metodologia de trabalho científico. Métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho académico . Novo Hamburgo: Universidade Feevale.
- Como escrever um a tese, monografia ou livro científico usando o word.: Pereira, A. e Poupa, C. 2006 Pereira, A. e Poupa, C. (2006). Como escrever um a tese, monografia ou livro científico usando o word. Lisboa: Edições Sílabo.
- The Sage handbook of qualitative research .: Denzin, N. and Lincoln, Y. 2011 Denzin, N. and Lincoln, Y. (eds.) (2011). The Sage handbook of qualitative research . 4th ed. London: Sage Publications
- Projecto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto .: Creswell, J. W. ( 2007 Creswell, J. W. (2007). Projecto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto . Porto Alegre: Artmed Editora.
- Research methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches: Bernard, H. R 2006 Bernard, H. R. (2006). Research methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches . 4th ed. Oxford: Altamira Press.
Secundária
- Digital Anthropology.: Horst, Heather A., and Daniel Miller 2012 Horst, Heather A., and Daniel Miller (2012) Digital Anthropology. Routledge.
- Virtual Ethnography: Hyne, Christine 2000 Hyne, Christine (2000) Virtual Ethnography. Sage.
- Ethnography and Virtual Worlds. A Handbook of Method.: Boellstorff, Tom, Bonnie Nardi, Celia Pearce and T.L. Taylor 2012 Boellstorff, Tom, Bonnie Nardi, Celia Pearce and T.L. Taylor (2012) Ethnography and Virtual Worlds. A Handbook of Method. Princeton: Princeton University Press.
- My profile: The ethics of virtual ethnography.: Driscoll, Catherine and Melissa Gregg 2010 Driscoll, Catherine and Melissa Gregg (2010) My profile: The ethics of virtual ethnography. Emotion, Space and Society 3, 15-20.
- Participant Observation, Observant Participation, and Hybrid Ethnography.: Seim, Josh 2020 Seim, Josh (2021) Participant Observation, Observant Participation, and Hybrid Ethnography. Sociological Methods & Research, 1-32. https://doi.org/10.1177/0049124120986209