Plano de Estudos

Crise, Trauma e Memória 9448512

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular articula perspetivas teóricas, etnográficas e metodológicas para que no final do período de lecionação os estudantes sejam capazes de:  - Explicar e discutir os conceitos centrais e noções afins (crise, liminaridade, violência, resistência, trauma, memória, reconciliação); - Identificar e expor as correntes teóricas clássicas e contemporâneas no âmbito da Antropologia da Violência e do Desastre, assim como contributos antropológicos seminais para os Estudos do Trauma e da Memória;  - Conhecer experiências coletivas de crise, trauma, superação (healing) e recordação; - Examinar, a partir de uma perspetiva antropológica, os diversos processos de construção, negociação, evocação e transmissão de memórias de acontecimentos extremos; - Analisar e desenvolver pensamento crítico sobre os principais desafios do trabalho etnográfico em contextos adversos.

Programa

I Contextos de crise: conceitos, vivências e desafios do trabalho etnográfico 1.1 A ideia de crise na perspetiva antropológica 1.2 Conceitos associados à noção de crise: liminaridade e communitas, desastre, violência, sofrimento social e resistência 1.3 A vida em contextos de crise: casos etnográficos 1.4 Características e desafios do trabalho de campo em terrenos críticos II Trauma, Transmissão e Superação 2.1 Perspetivas teóricas clássicas e contemporâneas: do trauma individual ao trauma coletivo 2.2 Violência, trauma e transmissão intergeracional 2.3. Estratégias coletivas de superação do trauma III Legados de Violência e Memória Coletiva 3.1 Comunidades e instituições de memória: da construção da memória coletiva aos processos de reparação e de reconciliação 3.2 Paisagens e materialidades da memória 3.3 A memória que reside nas vozes e nos silêncios

Método de Avaliação

Metodologias de Ensino: Exposição dos conteúdos programáticos assente em estudos de cariz etnográfico e documentos visuais, leituras orientadas, atividades de escrita, aula com convidado especialista, discussões, autoestudo e orientação tutorial. Modalidades de Avaliação: Avaliação Contínua (AC): A adesão à modalidade de Avaliação Contínua é obrigatoriamente formalizada por escrito, nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo. Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: 1 | Prova individual escrita (ponto 1 do Programa) | ponderação de 40% na classificação final 2 | Prova individual escrita (pontos 2 e 3 do Programa) | ponderação de 60% na classificação final Avaliação Final (AF) e Classificação: Prova de exame escrito (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Remembering Violence: Anthropological Perspectives on Intergenerational Transmission: Argenti, N, & Schramm, K. 2010 Argenti, N, & Schramm, K. (2010). Remembering Violence: Anthropological Perspectives on Intergenerational Transmission. New York, London: Berghahn Books.
  • Memory Unbound: Tracing the Dynamics of Memory Studies: Bond, L., S. Craps, & P. Vermeulen 2016 Bond, L., S. Craps, & P. Vermeulen (2016). Memory Unbound: Tracing the Dynamics of Memory Studies. New York and Oxford: Berghahn.
  • Critical Trauma Studies: Understanding Violence, Conflict, and Memory in Everyday Life: Casper, M. & Wertheimer, E. 2016 Casper, M. & Wertheimer, E. (2016). Critical Trauma Studies: Understanding Violence, Conflict, and Memory in Everyday Life. New York and London: New York University Press.
  • Ethnography as risky business: field research in violent and sensitive contexts: Koonings, K., Kruijt, D. & Rodgers, D. (eds.) 2019 Koonings, K., Kruijt, D. & Rodgers, D. (eds.) (2019). Ethnography as risky business: field research in violent and sensitive contexts. Lanham (MD): Lexington Books
  • Back from the edge of existence: A critical anthropology of trauma: Lester, R. 2013 Lester, R. (2013). Back from the edge of existence: A critical anthropology of trauma. Transcultural Psychiatry, 50(5), 753–76.
  • Theories of Social Remembering: Misztal, B. 2003 Misztal, B. (2003). Theories of Social Remembering. Maidenhead: Open University Press.
  • Fieldwork Under Fire: Contemporary Studies of Violence and Culture.: Nordstrom, C. & Robben, A. (eds.) 1995 Nordstrom, C. & Robben, A. (eds.) (1995). Fieldwork Under Fire: Contemporary Studies of Violence and Culture. Berkeley, Los Angeles and London: University of California Press.
  • Memory: Histories, Theories, Debates: Radstone, S. & Schwarz, B. (eds.) ( 2010 Radstone, S. & Schwarz, B. (eds.) (2010). Memory: Histories, Theories, Debates. New York: Fordham University Press.
  • Cultures Under Siege: Collective Violence and Trauma.: Robben, A. & Suarez-Orozco, M. (eds.) 2000 Robben, A. & Suarez-Orozco, M. (eds.) (2000). Cultures Under Siege: Collective Violence and Trauma. Cambridge, New York and Melbourne: Cambridge University Press.
  • Collective Trauma, Collective Healing: Promoting Community Resilience in the Aftermath of Disaster: Saul, J. 2014 Saul, J. (2014). Collective Trauma, Collective Healing: Promoting Community Resilience in the Aftermath of Disaster. New York: Routledge.
  • Violence Expressed: An Anthropological Approach: Six-Hohenbalken, M. & Weiss, N. (eds.) 2011 Six-Hohenbalken, M. & Weiss, N. (eds.) (2011). Violence Expressed: An Anthropological Approach. Surrey and Burlington: Ashgate.
  • “Crisis and Chronicity: Anthropological Perspectives on Continuous Conflict and Decline”: Vigh, H. 2008 Vigh, H. (2008). “Crisis and Chronicity: Anthropological Perspectives on Continuous Conflict and Decline”, Ethnos , 5-24.

Secundária

  • The Routledge Handbook of Memory and Place: De Nardi, S., Orange, H. , High, S.& Koskinen-Koivisto, E. (eds.) 2019 De Nardi, S., Orange, H. , High, S.& Koskinen-Koivisto, E. (eds.) (2019). The Routledge Handbook of Memory and Place. London: Routledge.
  • Memória e Violência: Peralta, E. & Ganito, T. 2013 Peralta, E. & T. Ganito, (2013). Memória e Violência, in Graebin, C. M, & Santos N. M. W. (orgs.). Memória Social: questões teóricas e metodológicas. Canoas: Centro Universitário La Salle (Unilasalle), 185-205.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre