Plano de Estudos

Sociedades Multiculturais: Contextos Coloniais e Pós-Coloniais 9448409

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo da unidade curricular é apresentar aos estudantes os principais debates sobre as dinâmicas das sociedades multiculturais. No final desta unidade curricular, os estudantes adquirem: 1. Um entendimento sólido sobre o modo como as categorias raciais, étnicas e nacionais são construídas e interagem com outras questões de diversidade envolvidas nas relações sociais e seus impactos na elaboração e implementação de políticas. 2. Conhecimento compreensivo sobre os paradigmas relativos a sociedades multiculturais e as suas principais caraterísticas; 3. Capacidade de análise crítica dos discursos e instrumentos políticos e legais que os estados usam para incorporar populações diversas nas suas projeções de uma identidade nacional comum ou unificada e para gerir a crescente polarização de identidades múltiplas.    

Programa

I | Terminologia        1. Diversidade      2. Raça, etnicidade e nação      3. Maioria, minoria e técnicas de dominação       4. Padrões de relações raciais e étnicas II | Legados Coloniais: Pluralismo e Assimilação      5. A Ásia como laboratório Ocidental da raça      6. Sociedades de plantação e crioulização nas Caraíbas      7. Americanização: Nativos, Indígenas e Outros       8. Luso-tropicalismo e a formação da sociedade brasileira III | Multiculturalismo nas Democracias Contemporâneas      9. Debates ideológicos sobre a diversidade e a diferença      10. Modelos e políticas nacionais      11. O recente retrocesso do multiculturalismo 12. Experiências e expressões contemporâneas do multiculturalismo  

Método de Avaliação

Metodologia de Ensino: Aulas expositivas, aula com convidado especialista, uso de documentos visuais, leituras orientadas, autoestudo e trabalho colaborativo, visita, pesquisa etnográfica, trabalho de escrita, apresentações e discussões em sala de aula.   Avaliação:   Avaliação Contínua (AC) - Época Normal I - Teste Individual Escrito | 50% II - Trabalho de Grupo (em pares) | 50% - elaboração (escrita) e apresentação (oral) da proposta de trabalho (projeto) (25%) - apresentação e discussão do trabalho final (resultante da execução do projeto) (25%) As/Os estudantes terão de obter uma nota mínima de 7 valores na média dos elementos individuais. O teste escrito é individual e presencial, em conformidade com o artigo 7.º, n.º 6, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP. Avaliação Final (AF): disponível na Época de Recurso, consiste num exame final escrito, individual e presencial, com uma ponderação final de 100%.  

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Beyond Multiculturalism: Views from Anthropology.: Prato, Giuliana (ed.) 2016 Prato, Giuliana (ed.) (2016 [2009]). Beyond Multiculturalism: Views from Anthropology. New York: Routledge.
  • Lived Experiences of Multiculture: The New Social and Spatial Relations of Diversity.: Neal, S. et al. 2018 Neal, S. et al. (2018). Lived Experiences of Multiculture: The New Social and Spatial Relations of Diversity. London and New York: Routledge.
  • Multiculturalism: Success, failure, and the future.: Kymlicka, W. 2012 Kymlicka, W. (2012). Multiculturalism: Success, failure, and the future. Washington, DC: Migration Policy Institute.
  • Conviviality at the Crossroads: The Poetics and Politics of Everyday Encounters.: Hemer, O. et al. 2020 Hemer, O. et al. (2020). Conviviality at the Crossroads: The Poetics and Politics of Everyday Encounters. Malmö: Palgrave Macmillan.
  • Ethnicity and nationalism: Anthropological perspectives: Eriksen, T. 2010 Eriksen, T. (2010 [1993]). Ethnicity and nationalism: Anthropological perspectives. London: Pluto Press [ISCSP 35710, 1993].
  • Cidade e Império: Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais.: Domingos, N. e Peralta, E. (eds.) 2013 Domingos, N. e Peralta, E. (eds.). (2013). Cidade e Império: Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: Edições 70.
  • Understanding 'race' and ethnicity: Theory, history, policy, practice.: Craig, G. et al. (eds.) 2012 Craig, G. et al. (eds.) (2012). Understanding 'race' and ethnicity: Theory, history, policy, practice. Chicago: The University of Chicago Press.
  • Ethnicity and race: Making identities in a changing world.: Cornell, S., Hartmann, D. 2007 Cornell, S., Hartmann, D. (2007 [1997]). Ethnicity and race: Making identities in a changing world. Thousand Oaks: Pine Forge [ISCSP 31918].
  • 'Doing Race in Europe: Contested Pasts and Contemporary Practices': Balkenhol, M., Schramm, K. 2019 Balkenhol, M., Schramm, K. (2019). 'Doing Race in Europe: Contested Pasts and Contemporary Practices', Social Anthropology, 27(4): 585–93.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre