Plano de Estudos

Antropologia Genética e Molecular AGeM

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_2º ano_ 2º semestre_LANT

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_2º ano_1º semestre_LANT

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos sobre as bases fundamentais de variação genética humana servindo como introdução aos métodos moleculares mais frequentemente aplicados em estudos de antropologia biológica. No final desta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: (I) Perceber os mecanismos e os processos que provocam e alteram a variação genética e evolução molecular; (II) Compreender de um ponto de vista antropológico a organização, estrutura e evolução do genoma humano; (III) Analisar heredogramas e interpretar reconstruções filogenéticas; (IV) Comparar cariótipos citogenéticos; (V) Examinar tópicos relacionados com ecologia molecular de primatas, genética aplicada à conservação e padrões de migração e dispersão; (VI) Entender algumas aplicabilidades de técnicas moleculares ao contexto paleogenético; (VII) Discutir problemáticas bioéticas como: racismo, propriedade e privacidade de dados genéticos.

Programa

1.Introdução à Antropologia Genética e Molecular 1.1. Da genética da transmissão, à Genómica-Enquadramento histórico dos principais períodos da Genética 1.2. Fundamentos de citologia: os mecanismos de Mitose e Meiose 1.3. Organização citogenética e o cariótipo humano 1.4. Princípios de Genética Molecular 1.5. A reconstrução filogenética e os relógios moleculares 1.6. Aplicações paleogenéticas: Neandertais, Denisovanos e o contributo do ADN antigo 2. Leis mendelianas de heritabilidade 3. A relevância da Genética das Populações para a Evolução 3.1. Mutações, fluxo de genes e recombinação 3.2. Seleção Natural, Deriva Genética e Endogamia 4. Primatologia molecular: aplicações genéticas ao estudo do comportamento, dispersão e organização social de primatas não humanos 5. Ancestralidade e migrações dos humanos anatomicamente modernos via inferência genética 6. Adaptação genética humana e genética do comportamento 7. Genética e Sociedade: Problemáticas bioéticas.

Método de Avaliação

A. Metodologias de ensino Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e participativo havendo um grande enfoque na resolução prática de exercícios bem como em demonstrações práticas genéticas (recorrendo a laboratórios virtuais) e ainda à experimentação prática. B. Avaliação Existem duas modalidades de avaliação: Avaliação Contínua (AC) que implica adesão escrita do aluno à modalidade de avaliação continua nos termos definidos pelo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I ciclo de estudos do ISCSP, os alunos serão avaliados segundo uma prova escrita individual de conhecimentos (60%) e um relatório escrito decorrente de demonstrações laboratoriais e/ou resolução de exercícios genéticos (40%). ou Avaliação Final (AF), através da realização de uma prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Introdução à Antropologia Biológica: Princípios Evolutivos, Genética Evolução Humana e Primatologia.: Casanova, C. 2023 Casanova, C. 2023. Introdução à Antropologia Biológica: Princípios Evolutivos, Genética Evolução Humana e Primatologia. Edições ISCSP.
  • Using Genetics as a Tool in Primate Conservation.: da Silva, M. J., Minhos, T., Sá, R. M. & Bruford, M. W. 2012. 2012 da Silva, M. J.*, Minhos, T.*, Sá, R. M.* & Bruford, M. W. 2012. Using Genetics as a Tool in Primate Conservation. Nature Education 3 (6):10. * First co-authors.
  • Essential Genetics and Genomics.: Hartl, D. 2018 Hartl, D. 2018. Essential Genetics and Genomics. Jones & Bartleet Learning.
  • A companion to Anthropological Genetics.: O'Rourke, D (ed.) 2019 O'Rourke, D (ed.) 2019. A companion to Anthropological Genetics. Wiley, Blackwell.
  • Human Evolutionary Genetics: Jobling, M., Hollox, E., Hurles, M., Kivisild, T., Tyler- Smith, C. 2014 Jobling, M., Hollox, E., Hurles, M., Kivisild, T., Tyler- Smith, C. 2014. Human Evolutionary Genetics. 2nd Ed. Garland Science.

Secundária

  • Initial impact of the sequencing of the human genome: Lander ES. 2011 Lander ES. 2011. Initial impact of the sequencing of the human genome. Nature 470, 187–197.
  • In a Flurry of Metaphors, Justices Debate a Limit on Gene Patents.: Marshall, E. 2013 Marshall, E. 2013. In a Flurry of Metaphors, Justices Debate a Limit on Gene Patents. Science, 340:421-421.
  • Neanderthal Man: In Search of Lost Genomes: Svante Paabo 2014 Svante Paabo (2014) Neanderthal Man: In Search of Lost Genomes. Basic Books.
  • Principles of Genetics.: Snustad, P. and Simmons, M. 2012 Snustad, P. and Simmons, M. 2012. Principles of Genetics. 6th Ed. Wiley.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre