Plano de Estudos

Antropologia e Turismo 9448617

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_2º ano_1º semestre_LANT

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_3º ano_1º semestre_LANT

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objectivo fornecer aos discentes conhecimentos acerca da área disciplinar da Antropologia do Turismo. Pretende-se discutir os contributos da antropologia para os debates contemporâneos dos estudos do turismo.   No final do semestre os alunos deverão: 1. Identificar assuntos tratados na antropologia do turismo 2. Analisar qual o interesse das representações, das práticas culturais e dos sistemas simbólicos para o fenómeno turístico 3. Reconhecer e analisar os efeitos do turismo nas comunidades locais e nas culturas  4. Determinar a importância social e cultural de práticas relacionadas com o turismo, as imagens e os media em diferentes contextos etnográficos. 5. Discutir as relações de poder entre hospedeiros, turistas, governo e os media.  

Programa

1. Introdução à Antropologia do Turismo 1.1. O turismo enquanto objeto de estudo da antropologia 1.2. Conceptualizações do turismo: definições de turismo e as tipologias de turista 1.3. O sistema turístico: processos, dinâmicas, relações e a leitura antropológica    2. Turismo e encontros 2.1. O turismo como intercâmbio sociocultural 2.2. Hosts, guests e a indústria da hospitalidade 2.3. Os efeitos do turismo 2.3.1. overtourism e tourismphobia   3. Usos políticos do turismo e a produção de lugares e objectos turísticos 3.1. Da objetificação à mercantilização: debates em torno da autenticidade 3.2. Agendas patrimoniais e processos de patrimonialização 3.3. Turismo, poder e cultura 4. Turismo e os imaginários 4.1. consumo visual, turismo virtual e narrativas

Método de Avaliação

Modalidades de Avaliação: 1. Avaliação Contínua (Época normal) composta pelos seguintes elementos de avaliação: 1.1. teste escrito realizado em sala de aula (50%), 1.2. análise de um documentário (30%) - trabalho individual submetido via Moodle em data a agendar pela docente 1.3. relatório de saída de campo (20%) - trabalho individual submetido via Moodle em data a agendar pela docente 2. Avaliação Final (Época de recurso ou Especial): Exame escrito sobre todos os conteúdos programáticos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Otherness Anthropologies: Toward Ibero-American Anthropologies of Tourism: Milano, C. 2017 Milano, C. (2017). Otherness Anthropologies: Toward Ibero-American Anthropologies of Tourism. American Anthropologist. 119 (4): 736-741
  • Antropología del turismo: ¿para qué? ¿y para quién? Crítica de la razón turística: Pereiro, X. 2020 Pereiro, X. (2020). Antropología del turismo: ¿para qué? ¿y para quién? Crítica de la razón turística. Disparidades. Revista de Antropología 75(1): e001b. doi:
  • Tourism Ethnographies. Ethics, Methods, Application and Reflexivity: Hazel, A., Jimura, T. & Dixon, L. (eds.). 2019 Andrews, H., Jimura, T. & Dixon, L. (eds.). (2019). Tourism Ethnographies. Ethics, Methods, Application and Reflexivity. Londres: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315162164
  • La antropología del turismo se hace mayor: ¿Más que un matrimonio de conveniencia?: Salazar, N. 2020 Salazar, N. B. 2020. «La antropología del turismo se hace mayor: ¿Más que un matrimonio de conveniencia?». Disparidades. Revista de Antropología 75(1): e001e. doi: .
  • Overtourism, malestar social y turismofobia. Un debate controvertido: Milano, C. 2018 Milano, C. (2018). Overtourism, malestar social y turismofobia. Un debate controvertido. PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. 16(3): 551-564.
  • Antropologia do Turismo. Analogias, Encontros e Relações: Santana, A. 2009 Santana, A. (2009). Antropologia do Turismo. Analogias, Encontros e Relações. Aleph
  • Tourism Imaginaries: Anthropological Approaches: Salazar, N. & Graburn. N. 2014 Salazar, N. & Graburn, N. (eds). 2014. Tourism Imaginaries: Anthropological Approaches. Berghahn.
  • Reinventing the local in Tourism. Producing, consuming and negotiating place.: Richards, G. & Paolo Russo, A. 2016 Richards, G. & Paolo Russo, A. (eds.) (2016). Reinventing the local in Tourism. Producing, consuming and negotiating place. Channel View Publications.
  • Anthropological contributions to tourism studies: Nogués-Pedregal, A.-M. 2019 Nogués-Pedregal, A. M. (2019). Anthropological contributions to tourism studies, Annals of Tourism Research, 75, 227-237.
  • Antropologia e Turismo: Teorias, métodos e praxis: Fernandes, F., Pereiro, X. 2018 Fernandes, F., Pereiro, X. (2018). Antropologia e Turismo: Teorias, métodos e praxis. PASOS.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2025/2026 - 1 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre