Plano de Estudos

Métodos Quantitativos Aplicados à Antropologia 9448305

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Principais objectivos da unidade curricular: 1. Conhecer, discutir e identificar o método quantitativo e respectivas técnicas; 2. Aplicar o conhecimento adquirido a situações práticas: contexto empresarial simulado (empresas de sondagens), contextos autárquicos (caracterizar determinados grupos de moradores, comunidades, etc), contextos museológicos (ex. estudos de público e de conteúdos), entre outros; 3. Capacidade para elaborar, de forma autónoma, um inquérito por questionário e seleccionar o tipo de amostra (probabilística vs não probabilística) mais indicada consoante o contexto da investigação. Capacidade para o uso autónomo de escalas e 4. Conhecimento mínimo do ambiente do SPSS  para construir matriz de dados.

Programa

1. Introdução. O método científico e as características da pesquisa quantitativa 2. Tema e o problema de pesquisa: escolha e delimitação na pesquisa quantitativa 2.1 Hipóteses e previsões na aproximação quantitativa 3. O método quantitativo 3.1 Amostragem 3.1.1 Amostragem probabilística 3.1.2 Amostragem não probabilística 3.2 Técnicas de recolha de dados quantitativos 3.2.1 Observação quantitativa 3.2.2 Inquérito por questionário 3.2.2.1 As escalas 3.2.2.2 Os pré-testes 3.2.2.3 Administração 4. Da construção de uma base de dados à análise dos mesmos: introdução

Método de Avaliação

I. METODOLOGIA DE ENSINO i) Leitura de textos obrigatórios e exposições orais realizadas em aula onde cada aluno é convidado a exercitar a sua capacidade expositiva mas também de análise crítica, reflexiva; ii) Utilização de métodos activos de aprendizagem (e.g. seminários) que envolvam os alunos na aquisição de competências teóricas e metodológicas essenciais à tomada de decisões conscientes sobre as opções metodológicas a seguir e respectivas técnicas; iii) Aulas práticas (simulacros de contextos para a selecção das técnicas e amostras mais apropriadas) e iv) Aulas expositivas. II. MÉTODO DE AVALIAÇÃO i) Método de avaliação contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída por um teste (50%) e um trabalho final (50%) . Esta UC obriga a inscrição da parte do aluno tal como estabelecido pelo RACC. ii) Método de avaliação final (AF): prova de exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Metodologia de Pesquisa: Sampieri, R.H.; Collado, C. e Lúcio, M. 2017 Sampieri, R.H.; Collado, C. e Lúcio, M. (2017) Metodologia de Pesquisa. Lisboa: McGraw-Hill
  • O Inquérito: Teoria e Prática: Ghiglione, R. e Matalon, B. 2001 Ghiglione, R. e Matalon, B. (2001).O Inquérito: Teoria e Prática. Oeiras: Celta.
  • Introdução à Análise de Dados: Com recursos ao SPSS: Ramos Pinto, R. 2012 Ramos Pinto, R. (2012) Introdução à Análise de Dados: Com recurso ao SPSS. Lisboa: Edições Sílabo
  • Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows: Bryman, A. e Cramer, D. 2003 Bryman, A. e Cramer, D. (2003) Análise de dados em Ciências Sociais: Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows. Oeiras: Celta
  • Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches: Bernard, H. Russel 2006 Bernard, H. Russel (2006) Research Methods in Anthropology. Qualitative and Quantitative Approaches. Oxford: Altamira Press
  • Statistics for Anthropology: Madrigal, L. 2012 Madrigal, L. (2012) Statistics for Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press
  • Measuring Behaviour: An introductory guide: Bateson, P e Martin, P. 2021 Bateson, P e Martin, P. (2021) Measuring Behaviour: An introductory guide. Cambridge: Cambridge University Press
  • Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches: Bernard, H. R. 2017 Bernard, H. R. (2017) Research Methods in Anthropology: Qualitative and Quantitative Approaches. New York:Rowman & Littlefield Publishers (6th edtion)

Secundária

  • Internet, Phone, Mail and Mixed-Mode Surveys .: Dillman, D.A.; Smyth, J.D. & Christian, L.M. 2014 Dillman, D.A.; Smyth, J.D. & Christian, L.M. (2014) Internet, Phone, Mail and Mixed-Mode Surveys. Nova Iorque: John Wiley & Sons.
  • The evolution and development of inferential reasoning about ethnic markers: comparison between urban United States and rural highland Peru: Moya, C. & Boyd, R. 2016 Moya, C. & Boyd, R. (2016) The evolution and development of inferential reasoning about ethnic markers: comparison between urban United States and rural highland Peru, Current Anthropology , 57 (suppl.13):S131-S144
  • Empirical evidence for the devoted actor model: Sheikz, H.; Gòmez, A. & Atran, S. 2016 Sheikz, H.; Gòmez, A. & Atran, S. (2016)Empirical evidence for the devoted actor model, Current Anthropology 57 (suppl. 13):S204-S209.
  • What explains patrilineal cooperation?: Strassmann, B. I. & Kurapati, N. T. 2016 Strassmann, B. I. & Kurapati, N. T. (2016)What explains patrilineal cooperation? Current Anthropology 57(suppl. 13):S118-S130.
  • The Craft of Research: Booth, W.C. & Colomb, G.G. 2022 Booth, W.C. & Colomb, G.G. (2022) The Craft of Research. Chicago:Chigago University Press (4th edition)

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre