Plano de Estudos
Antropologia do Não Humano AdNH
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_1º ano_2º semestre_LANT
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta Unidade Curricular visa fornecer aos estudantes as ferramentas de conhecimento - críticas e metodológicas - para compreender a complexidade da interface humanos e não-humanos no passado e no presente. Os estudantes irão adquirir uma visão geral dos recentes conteúdos epistemológicos relacionados com o mundo do ‘não-humano’, ou seja, qualquer organismo (ou comunidade de organismos) que não pertença à nossa espécie. Esta UC pretende mostrar os principais temas e campos disciplinares desenvolvidos recentemente considerando que diferentes espécies, tanto a humana como as não humanas, e as suas inter-relações, podem ser discutidas como agentes nas narrativas culturais. Serão apresentadas as disciplinas que, a partir do século XX, surgiram e se formalizaram com um estatuto metodológico para analisar criticamente i) as várias formas de interação e coevolução da nossa com as outras espécies, ii) a formação de sistemas eco-culturais.
Programa
1. Antropocentrismo - Humanismo e Pós - Humanismo 1.1 O humano revisitado: história e contemporaneidade 1.2 Culturas das alteridades 1.3 Biologia e ecologia pós-humana no Antropocénico 1.4 Deep ecology/Ecofeminismo 2. ‘Human - Animal studies’ 2.1 Eco criticismo e movimentos de libertação dos animais não – humanos (ANH) 2.2 Ética e uso de ANH nas atividades humanas 2.3 ANH e arte 2.4 Aspetos jurídicos 2.5 Zoo-antropologia 3. Estudos ‘multiespecíficos’ 3.1 Antropologia pós-antropocêntrica e etnografia multiespécie 3.2 ‘Ontologias indígenas’ 3.3 Não-humanos como agentes de narrativas históricas 3.4 Justiça multiespecífica e crise climática 4. Interações entre humanos e não-humanos em sociedades antigas, tradicionais e contemporâneas 4.1 Sistemas eco-culturais: a síntese entre humano e não-humano 4.2 Etnobiologia e Etnoprimatologia 4.3 Ecologia histórica e a coevolução com o não-humano; as zoonoses
Método de Avaliação
O docente utilizará diferentes métodos de ensino: a) Aulas presencias realizadas com o auxílio de matérias audiovisuais (PowerPoint, vídeos); visitas à museus e/ou exposições na cidade de Lisboa; saída de campo com visitas à ambientes eco culturais. Uma ou mais aulas com um convidado especialista nos temas tratados. b) Leitura de textos e discussão em aula onde cada aluno é convidado a exercer a sua capacidade de análise crítica. AVALIAÇÃO Avaliação continua: dois testes escritos (cada um vale 50%). Avaliação Final: teste escrito: 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Exchanging Perspectives: The Transformation of Objects into Subjects in Amerindian OntologiesExchanging Perspectives: The Transformation of Objects into Subjects in Amerindian Ontologies: Viveiros de Castro E. 2018 Viveiros de Castro E. (2019). Exchanging Perspectives: The Transformation of Objects into Subjects in Amerindian Ontologies. Common Knowledge, 25 (1-3): 21–42.
- A Landscape without Nonhuman Primates? The Case of the Barbary Macaque, Macaca sylvanus, A Landscape without Nonhuman Primates? The Case of the Barbary Macaque, Macaca sylvanus, A Landscape without Nonhuman Primates? The Case of the Barbary Macaque, Macaca sylvanus,: Veracini C. 2020 Veracini, C. (2020). A Landscape without Nonhuman Primates? The Case of the Barbary Macaque, Macaca sylvanus, (Linnaeus, 1758) and Its Interaction with Humans throughout Recorded Time. Humanities, 9(3),92.
- Theorizing Animals: Re-thinking Humanimal Relations.: Taylor, N., & Signal T. 2011 Taylor, N., & Signal T. (2011). Theorizing Animals: Re-thinking Humanimal Relations. Leiden and Boston: Brill.
- Animal Liberation: Singer P. 1973 Singer, P. (1973). Animal Liberation. In: Garner, R. (eds) Animal Rights. Palgrave Macmillan, London. https://doi.org/10.1007/978-1-349-25176-6_1
- Jaulas vazias: encarando o desafio dos direitos dos animais. v: Regan, T. v 2011 Regan, T. (2011). Jaulas vazias: encarando o desafio dos direitos dos animais. Resenha. Fundamento. Rev. de Pesquisa em Filosofia, (1) 3,v
- Vozes vegetais: Diversidade, resistência e histórias da floresta.: Oliveira, J. C., de Amoroso, M., de Lima, A. G. M., Shiratori, K., Marras, S., & Emperaire, L. 2021 Oliveira, J. C., de Amoroso, M., de Lima, A. G. M., Shiratori, K., Marras, S., & Emperaire, L. (Eds.). (2021). Vozes vegetais: Diversidade, resistência e histórias da floresta. Ubu Editora.v
- Multispecies Ethnography.: McLauchlan, L. 2021 McLauchlan, L. (2021). Multispecies Ethnography. In M. Roscher, A. Krebber & B. Mizelle (Ed.), Handbook of Historical Animal Studies (pp. 393-408). Berlin, Boston: De Gruyter Oldenbourg.
- Sensibilidad e inteligencia en el mundo vegetal.: Mancuso S. & Viola, AMancuso S. & Viola, A 2015 Mancuso S. & Viola, A. (2015). Sensibilidad e inteligencia en el mundo vegetal. Galáxia Guntenberg, S.L.v
- Zooantropologia: O novo conceito dentro do velho em bem-estar animal. Zooantropologia: O novo conceito dentro do velho em bem-estar animal. Zooantropologia: O novo conceito dentro do velho em bem-estar animal.: Leira, M. H., Santos, J. R. C., Reghim, L. S., da Silva Ciacci, L., Barreto, 2017 Leira, M. H., Santos, J. R. C., Reghim, L. S., da Silva Ciacci, L., Barreto, B. B. B. B., Cunha, L. T., ... & Dias, N. P. (2017). Zooantropologia: O novo conceito dentro do velho em bem-estar animal. PUBVET, 11, 744-839.
- Changing Relationships with Non-human Animals in the Anthropocene—An IntroductionChanging Relationships with Non-human Animals in the Anthropocene—An Introduction: Keulartz, J., & Bovenkerk, B.v 2016 Keulartz, J., & Bovenkerk, B. (2016). Changing Relationships with Non-human Animals in the Anthropocene—An Introduction. In Animal Ethics in the Age of Humans: Blurring Boundaries in Human-Animal Relationships. B. Bovenkerk and J. Keulartz (eds) (pp. 1–22). Berlin: Springer.
- The falling sky: Words of a Yanomami shaman.: Keulartz, J., & Bovenkerk, B. v 2013 Kopenawa, D., & Albert, B. (2013). The falling sky: Words of a Yanomami shaman. Translated by Nicholas Elliott and Alison Dundy. Cambridge, MA: Harvard University Press.
- A Cultural History of Animals: Kalof, L., & Resl. B. v 2007 Kalof, L., & Resl. B. (2007). A Cultural History of Animals. Oxford: Berg, vol. 1.
- Anthropocene, Capitalocene, Pantationcene, Chthulocene: Making mind: Haraway, D. 2015 Haraway, D. (2015). Anthropocene, Capitalocene, Pantationcene, Chthulocene: Making mind: Environmental Humanities, 8: 159-165.
- Anthropogenic Landscape, Human action and The Process of Co-Construction with other species: Making Anthromes in the Anthropocene: Fuentes, A., & Baynes-Rock, M. 2017 Fuentes, A., & Baynes-Rock, M. (2017). Anthropogenic Landscape, Human action and The Process of Co-Construction with other species: Making Anthromes in the Anthropocene, Land, 6: 1-15.
- Animals and Society. An Introduction to Human—Animal Studies.: De Mello, M. 2012 De Mello, M. (2012). Animals and Society. An Introduction to Human—Animal Studies. New York: Columbia University Press.
- The Politics of Species: Reshaping our RELATIONSHIPS with Other Animals: Corbey, R., & Lanjouw, A 2013 Corbey, R., & Annette Lanjouw, A. Orgs (2013). The Politics of Species: Reshaping our RELATIONSHIPS with Other Animals. Cambridge: Cambridge University Press.
- Multispecies Futures through Art. In, The Routledge Companion to Contemporary Art, Visual Culture, and Climate Change,.: Broglio R 2021 Broglio, R. (2021). Multispecies Futures through Art. In, The Routledge Companion to Contemporary Art, Visual Culture, and Climate Change, T. J. Demos, Emily Eliza Scott, and Subhankar Banerjee (Eds.), (pp. 342-352). New York: Routledge.
- The rise of critical animal studies: Putting theory into action and animal liberation into higher education.: Best S. 2009 Best, S. (2009). The rise of critical animal studies: Putting theory into action and animal liberation into higher education. Journal for Critical Animal Studies, 7(1), 9-52.
- Ecocriticism. In Beginning theory (fourth edition): Barry, P. 2020 Barry, P. (2020). Ecocriticism. In Beginning theory (fourth edition) (pp. 248-278). Manchester University Press.
- Antiquity of Traditional Ethnobiological Knowledge in Amazonia: The Tupi-Guarani Family and Time.: Balee WL 2000 Balee, W.L. (2000). Antiquity of Traditional Ethnobiological Knowledge in Amazonia: The Tupi-Guarani Family and Time. Ethnohistory, 47(2), 399-422. https://www.muse.jhu.edu/article/11649.
- The Presence of animals in contemporary art.: Andersen, K., & Bochicchio, L. 2012 Andersen, K., & Bochicchio, L. (2012). The Presence of animals in contemporary art. Forma: revista d'estudis comparatius. Art, literatura, pensament, 12-23.
- Perspectiva. Histórica sobre a Educação e o Movimento de Defesa dos Animais não Humanos na Transição do Século XIX para o Século XX.: Amaro, A., & Felgueiras, M. M. L. 2014 Amaro, A., & Felgueiras, M. M. L. (2013). Perspectiva. Histórica sobre a Educação e o Movimento de Defesa dos Animais não Humanos na Transição do Século XIX para o Século XX. Exedra: Revista Científica, (7), 29-39.
- Rethinking the ethical challenge in the climate deadlock: anthropocentrism, ideological denial and animal liberation.: Almiron, N., & Tafalla, M. 2019 Almiron, N., & Tafalla, M. (2019). Rethinking the ethical challenge in the climate deadlock: anthropocentrism, ideological denial and animal liberation. Journal of Agricultural and Environmental Ethics, 32(2), 255-267.