Plano de Estudos

Antropologia e Desenvolvimento 9448602

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_1º ano_2º semestre_LANT

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum > Opcional_3º ano_1º semestre_LANT

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Ter um conhecimento histórico crítico dos principais paradigmas de desenvolvimento a partir da década de 1950, com o fim da segunda guerra mundial; 2. Conhecer as diferentes linhas interpretativas e posicionamentos da antropologia sobre o desenvolvimento e as políticas e ações relacionadas, em particular a partir da década de 1970 até ao presente; 3. Compreender as abordagens contemporâneas (sec. XXI) da Antropologia do Desenvolvimento; 4. Conhecer alguns estudos de casos específicos através da leitura de etnografias;

Programa

1. Introdução histórica ao conceito de desenvolvimento e ao conjunto de práticas relacionadas a partir do fim da Segunda Guerra mundial: a trajetória dos paradigmas do desenvolvimento até o século XXI (Teoria da Modernização, Teoria da Dependência, Análise do Sistema-Mundo, estudos feministas, neoliberalismo e políticas de austeridade, transformações e mudanças globais contemporâneas). 2. Além dos paradigmas do desenvolvimento: o olhar antropológico. O desenvolvimento analisado como processo cultural, económico e político. 3. As abordagens da Antropologia do Desenvolvimento no século XXI. 4. Alguns estudos de caso: microfinanças, fairtrade.

Método de Avaliação

As aulas terão períodos de exposição de conteúdos, apoiados por materiais audiovisuais por parte da docente, aulas com alguns exercícios práticos relacionados com a leitura e discussão de textos sobre os temas do programa em aula. Será valorizada a participação ativa dos alunos durante as aulas. A avaliação será feita por Avaliação Contínua (AC) ou exame final (AF) conforme Regulamento de Avaliação ISCSP. A assiduidade é obrigatória nas aulas de exercício de avaliação. A desistência da Avaliação Contínua, para acesso ao exame final da Época Normal, tem de ser comunicada por escrito à docente responsável pela unidade curricular até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Avaliação Contínua (AC): para aderirem a esta modalidade de avaliação os estudantes terão obrigatoriamente de comunicar por escrito. A Avaliação contínua implica a realização de 2 testes escritos (50%*50%). Avaliação Final: Exame Final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “Desenvolvimento, antropologia e “participação”. Uma proposta de reflexão crítica”: Salviani, R. 2010 Anuário Antropológico, I
  • Anthropology and Development: Challenges for the Twenty-First Century: Gardner, K. and Lewis, D. 2015 London: Pluto Press
  • Anthropology and Development. Understanding contemporary social change: Olivier de Sardan, J.P. 2005 London: Zed Books
  • Exploring Post-development. Theory and practice, problems and perspectives: Ziai, A. 2004 London: Routledge
  • The Divide: A Brief Guide to Global Inequality and its Solutions: Hickel, J. 2017 Heinemann

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre