Plano de Estudos

Métodos Etnográficos 9448214

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular introduz o método etnográfico e o trabalho de campo na atualidade antropológica. No final desta unidade curricular o aluno deverá: 1. Identificar as características do método científico e compreender o ciclo da pesquisa; 2. Compreender o lugar da etnografia na antropologia, como processo e como produto; 3. Desenvolver competências para formular problemas e preparar estudos etnográficos que permitam explorar esses mesmos problemas; 4. Construir guiões de entrevistas; 5. Saber analisar dados qualitativos no sentido de identificar padrões e temas;   6. Desenvolver competências no âmbito da tomada de notas e escrita de relatórios etnográficos; 7. Conhecer os aspectos políticos e éticos do trabalho de campo.  

Programa

1. A história e a atualidade do método etnográfico 1.1. Do terreno clássico à etnografia multi-situada, colaborativa, digital e netnografia 2. Pesquisa qualitativa em Antropologia     2.1. Características da pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitaiva     2.2 Etnografia e trabalho de campo     2.3. Acesso ao campo     2.4. Relações sociais durante o trabalho de campo 3. Recolha de Dados Qualitativos     3.1. Observação: tipos de observação e notas de campo     3.2. Entrevista: produção do guião e aplicação no terreno      3.3. Narrativas: história de vida e biografia 4. Análise de Dados Qualitativos     4.1. Organização da informação, codificação e categorização    4.2. Interpretação: temas e padrões 5. A Escrita Qualitativa

Método de Avaliação

Metodologia de ensino: Aulas expositivas; leituras orientadas; Oficina de leitura com apresentações e discussões com participação activa; actividades de escrita ('one minute paper'); trabalho individual e colaborativo (uso do Padlet, Diigo ou Zotero); aula com convidado especialista; autoestudo e orientação tutorial.   Modalidades de Avaliação: 1. Avaliação Contínua Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: - Portefólio que será composto por um conjunto de tarefas e de atividades relacionadas com a pesquisa etnográfica a saber: 1. elaboração de um guião de entrevista e sua aplicação no terreno; 2. análise dos dados; 3. escrita dos dados qualitativos (60%) - trabalho de leitura e análise de um artigo científico com foco no método etnográfico (40%).   2. Avaliação Final: prova de exame escrito (100%).      

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  •  Constructing the Field: Ethnographic Fieldwork in the Contemporary World: Amit, V. 2000 Amit, V. (Ed.) (2000). Constructing the Field: Ethnographic Fieldwork in the Contemporary World. London and New York: Routledge.
  • Anthropologists in the field. Cases in participant observation: Hume, L. & Mulcock, J. (Eds) 2004 Hume, L. & Mulcock, J. (Eds), (2004). Anthropologists in the field. Cases in participant observation. New York: Columbia University Press.
  • The Interview: An Ethnographic Approach: Skinner, J. 2012 Skinner, J. (Ed.) (2012). The Interview: An Ethnographic Approach. London: Berg.
  • "Histórias de Vida em Antropologia: Estilos e Visões, do Etnográfico ao Hipermoderno": Brian J. 2009 Brian J. 2009. "Histórias de Vida em Antropologia: Estilos e Visões, do Etnográfico ao Hipermoderno". In Histórias de Vida: Olhares Disciplinares, ed. Elsa Lechner, 109 - 121. Porto: Edições Afrontamento.
  • Ethnographic Fieldwork. An Anthropological Reader: Antonius C. G. M. Robben and Jeffrey A. Sluka 2007 Antonius C. G. M. Robben and Jeffrey A. Sluka (Eds). 2007. Ethnographic Fieldwork. An Anthropological Reader. Oxford: Blackwell Publishing.
  • Research Methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches: Bernard, H. R. 2006 Bernard, H. R. (2006). Research Methods in Anthropology. Qualitative and quantitative approaches. (4th ed). Oxford: Altamira Press
  • Writing Ethnographic Fieldnotes: Emerson, Robert M., Rachel L. Fretz, and Linda L. Shaw 2011 Emerson, Robert M., Rachel L. Fretz, and Linda L. Shaw. (2011). Writing Ethnographic Fieldnotes, 2nd ed. Chicago: University of Chicago Press
  • Participant Observation. A Guide for Fieldworkers: Kathleen M. DeWalt and Billie R. DeWalt 2011 Dewalt, K. M., & DeWalt, B. R. (2011). Participant Observation. A Guide for Fieldworkers, 2nd Edition. Lanham, MD: Altamira Press.

Secundária

  • Reflexive Ethnography: Davies, Charlotte Aull 2002 Davies, Charlotte Aull (2002). Reflexive Ethnography. New York: Routledge.
  • The Sage Handbook of Qualitative Research: Denzin, N. & Lincoln, Y. 2011 Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011 [1994]). The Sage Handbook of Qualitative Research, 4th edition. London: Sage Publications.
  • The Routledge Companion to Digital Ethnography: Larissa Hjorth, Heather Horst, Anne Galloway, and Genevieve Bell 2017 Hjorth, L., Horst, H., Galloway, A., Bell, Genevieve (eds). 2017. The Routledge Companion to Digital Ethnography. New York: Routledge.
  • The anthropologist as writer. Genres and Contexts in the Twenty-First Century: Wulff, Helena 2016 Wulff, H. (ed) (2016). The anthropologist as writer. Genres and Contexts in the Twenty-First Century. New York: Berghahn.
  • Doing Digital Ethnography. Some Reflections on what it means to Study Society through the Internet: Malbois, Fabienne 2021 Malbois, Fabienne. 2021. 2021), Doing Digital Ethnography. Some Reflections on what it means to Study Society through the Internet. Bulletin of the Swiss Sociological Association, 159, 9-14. Available at: https://www.academia.edu/55602088/Doing_Digital_Ethnography_S ome_Reflections_on_What_it_Means_to_Study_Society_Through_th e_Internet

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre