Plano de Estudos

Área Etnográfica: Ásia (Índia/China/Timor-Leste) 9448213

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução às continuidades e mudanças em culturas e sociedades asiáticas na contemporaneidade, com um enfoque particular na China e na Índia, assente numa contextualização cultural, histórica e geográfica. No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: 1. Compreender o contexto de surgimento e desenvolvimento recente na Antropologia e da Etnografia na China; 2. Identificar as grandes continuidades e mudanças nas configurações sociais e culturais, da China Republicana à China Pós-Mao; 3. Entender e debater as principais tradições filosófico-religiosas na Índia; 4. Compreender as transformações e, simultaneamente, os legados do passado colonial na contemporaneidade indiana.

Programa

AEA1: China 1.1. Introdução ao Império 1.2. A Etnografia da China 1.3. Parentesco, família e economia em transição 1.3.1 A sociedade rural chinesa 1.3.2 Revolução maoista 1.3.3. Família e casamento em mudança 1.4. Família e sucesso na Reforma 1.4.1. Migração e modernidade 1.4.2. Mobilidade social e consumismo AEA2: Índia 2.1. Evolução Histórica do Hinduísmo 2.2. Sociedade hindu: do sistema de castas à família 2.3. Lévi-Strauss, Dumont e Gomes da Silva 2.4. Género e práticas mágico-religiosas 2.5 Estudos pós-coloniais e comunalismo

Método de Avaliação

A avaliação será feita por Avaliação Contínua (AC) ou exame final (Avaliação Final) conforme Regulamento de Avaliação ISCSP. Avaliação Contínua (AC) – Época Normal: • 1 teste escrito individual e presencial sobre a parte A2 Índia (50%); • 1 teste escrito individual e presencial sobre a parte A1 China (50%). Avaliação Final – Época de Recurso: exame final individual e presencial sobre todos os pontos do programa (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Secularismo pan-indiano vs. fundamentalismo hindu: as ideologias do nacionalismo da Índia colonial e Pós-Colonial: Santos, P. M. 2015 Santos, P. M. (2015). Secularismo pan-indiano vs. fundamentalismo hindu: as ideologias do nacionalismo da Índia colonial e Pós-Colonial. ISCSP.
  • The production of hindu-muslim violence in contemporary India: Brass. P 2003 Brass. P. (2003). The production of hindu-muslim violence in contemporary India. University of Washington.
  • Flows of fortune: Rodrigues, I. 2012 Rodrigues, I. (2012). Flows of fortune. Tese de doutoramento em Antropologia da Religião e do Simbólico apresentada à Universidade de Lisboa (ICS).
  • Private life under socialism: Yan Y. 2003 Yan Y. (2003). Private life under socialism. Stanford.
  • Peasant Life in China: Fei X. 1939 Fei X. (1939). Peasant Life in China. Kegan Paul.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2025/2026 - 2 Semestre