Plano de Estudos

Área Etnográfica: Ásia (Índia/China/Timor-Leste) 9448213

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender, de forma problematizada, a área etnográfica da Ásia, em função de abordagens etnográficas relativas a três sub-áreas: China, Índia e Timor-Leste. Em cada área privilegiar-se-ão os estudos de caso, ainda que introduzidos em função de uma contextualização histórico-geográfica e cultural prévia. O objectivo central desta unidade curricular é que os estudantes possam entrar em contacto com as vicissitudes do trabalho de terreno de tipo etnográfico, sua produção e reflexividades. Pretende-se capacitar para o interesse e compreensão de quadros etno-antropológicos, no quadro da relação entre um "terreno" específico e os desafios da reflexividade e produção da escrita antropológica. Pretende-se, ainda, promover a investigação em contextos asiáticos em Portugal, evidenciando a sua relevância antropológica e sua social, no quadro da crescente importância da economia da cultura.

Programa

AEA1: China 1.1. Breve introdução história e geográfica ao Império Chinês 1.2. Introdução à etnografia da China 1.3. Parentesco, família e economia: o mundo rural chinês antes de 1949 (Fei Xiao Tong 1939) 1.4. Família, revolução e emoção: o maoísmo e a vida familiar (Yan Yunxiang 2003) 1.5. Família, migração e modernidade na China Pós-Mao (Rodrigues, 2012)   AEA2: Índia 2.1. História do subcontinente indiano e a pluralidade religiosa da Ásia do Sul 2.2. Hinduísmo: A desconstrução do sistema de castas; Família e parentesco; As representações de género e práticas mágico-religiosas. 2.3. A política doméstica da Índia no período colonial e pós-colonial 2.4. A Índia, potência mundial e política externa na era da globalização. 2.5. Fórum audiovisual   AEA3: Timor-Leste 3.1. Introdução geográfica e histórica a Timor e Timor-Leste 3.2. Etnografias de Timor-Leste recentes 3.3. A Transição Pós-Colonial: A cidade em transição 3.4. Família, Género e Violência doméstica      

Método de Avaliação

Metodologia de ensino expositivo e participativo na aquisição dos conhecimentos.  A avaliação continua consiste em dois testes escritos. Cada teste terá 50% do valor total da unidade curricular.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Uma timor, uma malae. tradução de tradições. olaria e figurado em Timor-Leste: Seixas, P. C. 2008 Seixas, P C. (2008). Uma timor, uma malae. tradução de tradições. olaria e figurado em Timor-Leste. Univ. Fernando Pessoa e IPAD.
  • Dili: o limiar pós-colonial: Seixas, P. C. 2001 Seixas, P. C. (2001). Dili: o limiar pós-colonial. In Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 42 (1-2) pp 85-97, SPAE, Dezembro de 2001
  • Timor-Leste. viagens, transições, mediações: Seixas, P. C. 2006 Seixas, P. C. (2006). Timor-Leste. viagens, transições, mediações. Fundação Fernando Pessoa, Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
  • Secularismo pan-indiano vs. fundamentalismo hindu: as ideologias do nacionalismo da Índia colonial e Pós-Colonial: Santos, P. M. 2015 Santos, P. M. (2015). Secularismo pan-indiano vs. fundamentalismo hindu: as ideologias do nacionalismo da Índia colonial e Pós-Colonial. ISCSP.
  • The production of hindu-muslim violence in contemporary India: Brass. P 2003 Brass. P. (2003). The production of hindu-muslim violence in contemporary India. University of Washington.
  • Flows of fortune: Rodrigues, I. 2012 Rodrigues, I. (2012). Flows of fortune. Tese de doutoramento em Antropologia da Religião e do Simbólico apresentada à Universidade de Lisboa (ICS).
  • Private life under socialism: Yan Y. 2003 Yan Y. (2003). Private life under socialism. Stanford.
  • Peasant Life in China: Fei X. 1939 Fei X. (1939). Peasant Life in China. Kegan Paul.

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2024/2025 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre