Plano de Estudos

Leituras do Mundo Contemporâneo 9448112

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular propõe aos estudantes abordar problemas e questões do mundo contemporâneo com recursos da antropologia digital. No fim desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: - Compreender e discutir o mundo contemporâneo através da utilização de materiais e metodologias digitais, bem como lentes antropológicas - Entender como os antropólogos estudam as tecnologias e as práticas digitais. - Analisar criticamente culturas, comportamentos e formas de engajamento social e cultural online através de noções de cultura global, raça, género, identidade, fronteira, direitos humanos, crise, cidadania, educação, arte urbana, movimentos sociais e ativismos, patrimónios, turismo, mobilidades, vigilância e controlo, alterações climáticas - Descrever como as tecnologias e as práticas digitais estão a alterar a investigação antropológica - Aprender a trabalhar em grupo através de pesquisa digital, leitura, apresentação e discussão de trabalhos.

Programa

1. O contemporâneo, o digital e a antropologia 1.1. A antropologia e o uso das tecnologias digitais 2. A cultura nos media digitais 3. A antropologia pública 3.1. Antropólogos públicos na Web 2.0 4. Temas contemporâneos (a seleccionar de entre uma lista disponibilizada pela docente) 4.1. Biblioteca digital de temas 4.2. Metodologias digitais: materiais multimédia; clipping de notícias; plataformas, websites e blogues; chats e forúns; apps; sites de 'social media'; podcasts.

Método de Avaliação

Ensino-aprendizagem:   Organizada em formato de aula prática de trabalho colaborativo, apresentações e discussões, com mínimo de aulas expositivas. Aula com convidado; sala de aula invertida; pesquisas online em sala de aula; leitura orientada, orientação tutorial; autoestudo. Modalidades de Avaliação: 1.  Avaliação Contínua composta pelos seguintes elementos de avaliação: 1.1. teste escrito individual realizado em sala de aula (50%) 1.2. Trabalho de grupo colaborativo (50%): Projeto de pesquisa elaborado em formato poster, sobre um tema da atualidade escolhido pelo grupo (mediante uma lista fornecida previamente e sujeito a aprovação pela docente) (25% da classificação será avaliação colectiva), seguido de apresentação e discussão oral do trabalho (25% será avaliação individual). Os estudantes terão de ter uma nota mínima de 7 valores na média dos elementos individuais para aprovar na unidade curricular de acordo com o RACC ISCSP do I ciclo de estudos. 2. Exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias.: Appadurai, A. 2004 Appadurai, A. (2004). Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias. Teorema.
  • Engaged anthropology: Kirsch, S. 2018 Kirsch, S. (2018). Engaged anthropology. University of California Press.
  • O antropólogo e o mundo global.: Augé, M. 2014 Augé, M. (2014). O antropólogo e o mundo global. Editora Vozes
  • Digital Anthropology: Horst, H. A. & Miller, D. (eds.) 2012 Horst, H. A. & Miller, D. (eds.) (2012). Digital Anthropology. Routledge.
  • A antropologia na esfera pública: Patrimônios culturais e museus: Tamaso, I., Gonçalves, R. & Vassallo, S. (0rg.) 2019 Tamaso, I., Gonçalves, R. & Vassallo, S. (0rg.) (2019). A antropologia na esfera pública: Patrimônios culturais e museus. Editora Imprensa Universitária.
  • Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI: Eriksen, T. H. 2016 Eriksen, T. H. (2016). Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI. Etnográfica [Online], vol. 20 (1) | 2016, Online desde 03 Março 2016, consultado em 04 Março 2016.
  • How the world changed social media: Miller, D. et al 2016 Miller, D. et al. (2016). How the world changed social media. UCL Press.
  • Ethnography and Virtual Worlds: A Handbook of Methods: Boellstorff, T., Nardi, B., Pearce, C. & Taylor, T. L. 2013 Boellstorff, T., Nardi, B., Pearce, C. & Taylor, T. L. (2013). Ethnography and Virtual Worlds: A Handbook of Methods. Princeton University Press.
  • Media, anthropology and public engagement: Pink, S. & Abram, S. (eds) 2015 Pink, S. & Abram, S. (eds). (2015). Media, anthropology and public engagement. Berghahn
  • What anthropologists do: Strang, V. 2021 Strang, V. (2021). What anthropologists do. Routledge.
  • #MeToo in Sweden: Museum Collections, Digital Archiving and Hashtag Visuality: Uimonen, P. 2019 Uimonen, P. (2019). #MeToo in Sweden: Museum Collections, Digital Archiving and Hashtag Visuality. Ethnos, 85(5), 920–937. https://doi.org/10.1080/00141844.2019.1640264

Secundária

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre