Plano de Estudos

Leituras do Mundo Contemporâneo 9448112

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular propõe aos estudantes abordar problemas e questões do mundo contemporâneo com recursos da antropologia digital. No fim desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: - Compreender e discutir o mundo contemporâneo através da utilização de materiais e metodologias digitais, bem como lentes antropológicas - Entender como os antropólogos estudam as tecnologias e as práticas digitais - Descrever como as tecnologias e as práticas digitais estão a alterar a investigação antropológica - Explorar os efeitos das tecnologias nas culturas contemporâneas, abordando como as plataformas digitais e as redes sociais transformam as práticas culturais, as relações sociais e a construção de identidades - Examinar as transformações sociais, políticas e culturais do mundo contemporâneo recorrendo a lentes da antropologia como ferramenta crítica para compreender dinâmicas e processos relativos a fenómenos atuais

Programa

1.Antropologia digital e a cultura 1.1. A antropologia digital: conceptualizações 1.2. Relações entre cultura e tecnologia em contextos contemporâneos 1.3. Os efeitos da digitalização nas práticas culturais 1.4. Práticas etnográficas e metodologias digitais 2. A globalização, o digital e o hibridismo cultural 2.1. Diversidade cultural e a interacção global no contexto da homogeneização cultural 2.2. A globalização das culturas digitais e a criação de novas formas de sociabilidade 2.3. Hibridismo cultural: apropriação e adaptação de conteúdos digitais em diferentes contextos culturais 3. Movimentos Sociais e ativismo 3.1. Movimentos sociais contemporâneos e estratégias de resistência 3.2. O papel das tecnologias nos movimentos sociais globais 4. Cultura, consumo e capitalismo 4.1. A cultura do consumo e os efeitos do capitalismo na vida quotidiana 4.2. Economias digitais: trabalho, consumo e novas formas de produção

Método de Avaliação

Modalidades de Avaliação: 1.  Avaliação Contínua composta pelos seguintes elementos de avaliação: 1.1. Teste escrito, individual, realizado em sala de aula (50%) 1.2. Projeto de pesquisa digital (50%): realização de um projeto de pesquisa digital individual ao longo do semestre, sobre um tema contemporâneo (sujeito a aprovação pela docente) e desenvolvimento de um relatório que deverá basear-se em recolha de informação, observação online e análise de conteúdo. 2. Exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias.: Appadurai, A. 2004 Appadurai, A. (2004). Dimensões culturais da globalização. A modernidade sem peias. Teorema.
  • O antropólogo e o mundo global.: Augé, M. 2014 Augé, M. (2014). O antropólogo e o mundo global. Editora Vozes
  • Digital Anthropology: Horst, H. A. & Miller, D. (eds.) 2012 Horst, H. A. & Miller, D. (eds.) (2012). Digital Anthropology. Routledge.
  • A antropologia na esfera pública: Patrimônios culturais e museus: Tamaso, I., Gonçalves, R. & Vassallo, S. (0rg.) 2019 Tamaso, I., Gonçalves, R. & Vassallo, S. (0rg.) (2019). A antropologia na esfera pública: Patrimônios culturais e museus. Editora Imprensa Universitária.
  • Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI: Eriksen, T. H. 2016 Eriksen, T. H. (2016). Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI. Etnográfica [Online], vol. 20 (1) | 2016, Online desde 03 Março 2016, consultado em 04 Março 2016.
  • How the world changed social media: Miller, D. et al 2016 Miller, D. et al. (2016). How the world changed social media. UCL Press.
  • Ethnography and Virtual Worlds: A Handbook of Methods: Boellstorff, T., Nardi, B., Pearce, C. & Taylor, T. L. 2013 Boellstorff, T., Nardi, B., Pearce, C. & Taylor, T. L. (2013). Ethnography and Virtual Worlds: A Handbook of Methods. Princeton University Press.
  • Media, anthropology and public engagement: Pink, S. & Abram, S. (eds) 2015 Pink, S. & Abram, S. (eds). (2015). Media, anthropology and public engagement. Berghahn
  • What anthropologists do: Strang, V. 2021 Strang, V. (2021). What anthropologists do. Routledge.
  • Rethinking Digital Anthropology: Boellstorff, T. 2012 Boellstorff, T. (2012). Rethinking Digital Anthropology. Cambridge University Press
  • Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age: Castells, M. 2012 Castells, M. (2012). Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age. Polity Press.

Secundária

  • Engaged anthropology: Kirsch, S. 2018 Kirsch, S. (2018). Engaged anthropology. University of California Press.
  • #MeToo in Sweden: Museum Collections, Digital Archiving and Hashtag Visuality: Uimonen, P. 2019 Uimonen, P. (2019). #MeToo in Sweden: Museum Collections, Digital Archiving and Hashtag Visuality. Ethnos, 85(5), 920–937. https://doi.org/10.1080/00141844.2019.1640264
  • Social Media: A Critical Introduction: Fuchs, C. 2017 Fuchs, C. (2017). Social Media: A Critical Introduction. SAGE Publications
  • The rise of network society: Castells, M. 2010 Castells, M. (2010). The Rise of the Network Society. Wiley-Blackwell

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2025/2026 - 1 Semestre