Plano de Estudos
Métodos e Ética do Trabalho Académico 9448111
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta Unidade Curricular é preparar os alunos para trabalhar na academia, através da adoção de uma postura ética e de métodos de trabalho rigorosos e eficazes. Os alunos irão adquirir competências de gestão e métodos de procura dos materiais de estudo, de gestão do tempo de estudo e de leitura (síntese e análise de textos escritos) e de apresentação pública de um trabalho académico (de forma oral e por escrito). Os estudantes treinarão ainda competências de participação em discussões académicas, com uma abordagem critica respeitando pontos de vista e opiniões diferentes.
Programa
1. Introdução 1.1 Adaptação à universidade. Estratégias de estudo e de aprendizagem 1.2 Técnicas de foco e de concentração 1.3. Técnicas de gestão da ansiedade 2. Competências académicas 2.1 Definir objetivos, tarefas e estratégias de gestão do tempo 2.2 Pesquisa e uso de diferentes tipos de fontes de informação 2.2.1 O método cientifico e elementos de historia da ciência 2.2.2 Diferentes tipos de pesquisa 2.2.3 Estratégias de procura e de armazenamento de fontes relevantes 2.3 Técnicas de leitura e escrita eficientes 2.3.1 Razões e técnicas para tomar anotações 2.3.2 Como referenciar as fontes de informação 2.3.3 Técnicas de escrita científica 3. Ética e fraude no ensino superior 3.1.1 O que é plágio e como evitá-lo 3.1.2 O uso de Inteligência Artificial (IA) generativa 4. Tipos de trabalhos académicos 4.1 Ensaios críticos 4.2 Projeto de investigação e relatórios 5. Apresentação pública de trabalhos académicos
Método de Avaliação
Avaliação Contínua (AC): Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: a) Portfólio composto por tarefas práticas escritas individuais realizadas em sala e/ou de forma autónoma pelos estudantes (70%) que terão de ser submetidas na plataforma; b)- Apresentação oral de trabalho de grupo (15%) tendo por base um relatório escrito previamente submetido na plataforma com uma ponderação de 15%. Segundo o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do I Ciclo de Estudos do ISCSP os estudantes terão de obter 7 valores na média ponderada dos elementos de avaliação individual. Em alternativa, Avaliação Final: Exame Final sobre todos os pontos do programa na época de recurso ou especial (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Study Skills Handbook: Cottrell, S. 2013 Cottrell, S. (2013). The Study Skills Handbook. Palgrave Macmillan.
- Exam Success.: McIlroy, D. 2005 McIlroy, D. (2005). Exam Success. SAGE.
- Seleção de tipos de fontes de informação.: Baggio, C. C., Costa, H., & Blattmann, U. 2016 Baggio, C. C., Costa, H., & Blattmann, U. (2016). Seleção de tipos de fontes de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 6(2), 32-47.
- Evolução das fontes de informação.: Araujo, N. C., & Fachin, 2015 Araujo, N. C., & Fachin, J. (2015). Evolução das fontes de informação. Biblos, 29(1).
- Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários.: Sahão, F. T. 2021 Sahão, F. T. (2021). Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 2.
- A matter of record: Documentary sources in social research.: Scott, J. 2014 Scott, J. (2014). A matter of record: Documentary sources in social research. John Wiley & Sons.
- O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?.: MoURA, B. A. 2014 MoURA, B. A. (2014). O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?. Revista Brasileira de História da ciência, 7(1), 32-46.
- A pesquisa cientítica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44.: Silveira, D. T., & Córdova, F. P. 2009 Silveira, D. T., & Córdova, F. P. (2009).
- Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura (How to make a reserach project for a literature review article).: Gonçalves, J. R. 2019 Gonçalves, J. R. (2019). Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura (How to make a reserach project for a literature review article). Revista JRG de Estudos Acadêmicos: 1-28.
- Aprender a estudar: Estanqueiro, A. 2014 Estanqueiro, A. (2014). Aprender a estudar. Lisboa: Texto editores.
- Essential Study Skills: The Complete Guide to Success at University.: Burns, T. & Sinfield, S. 2016 Burns, T. & Sinfield, S. (2016). Essential Study Skills: The Complete Guide to Success at University. London: Sage Publication Ldt.
- Doing Your Research Project. A guide for first-time researchers in education, health and social science.: Bell J. 2010 Bell J. (2010). Doing Your Research Project. A guide for first-time researchers in education, health and social science. Fifth edition. Berkshire: Mc Graw Hill, Open University Press.
- Fraude e plágio na universidade.: Almeida, F., Seixas, A., Gama, P., Peixoto, P., & Esteves, D. 2016 Almeida, F., Seixas, A., Gama, P., Peixoto, P., & Esteves, D. (2016). Fraude e plágio na universidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.).: American Psychological Association 2019l American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
Secundária
- College Students’ Time Management: a Self-Regulated Learning Perspective: Wolters, C.A., Brady, A.C 2021 Wolters, C.A., Brady, A.C. College Students’ Time Management: a Self-Regulated Learning Perspective. Educ Psychol Rev 33, 1319–1351 (2021). https://doi.org/10.1007/s10648-020-09519-z
- Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários.: Oliveira, C. T. D., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G 2016 Oliveira, C. T. D., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e profissão, 36, 224-233.
- Research guides: Organizing your social sciences research paper: 5. The literature review.: Labaree, R. V. 2009 Labaree, R. V. (2009). Research guides: Organizing your social sciences research paper: 5. The literature review.
- Secondary research: Information sources and methods: Stewart, D. W., & Kamins, M. A. 1993 Stewart, D. W., & Kamins, M. A. (1993). Secondary research: Information sources and methods (Vol. 4). Sage.