Plano de Estudos
Métodos e Ética do Trabalho Académico 9448111
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objectivo desta Unidade Curricular é preparar os alunos para trabalhar na academia, através da adoção de uma postura ética e de métodos de trabalho rigorosos e eficazes. Os alunos irão adquirir competências de gestão e métodos de busca dos materiais de estudo, de gestão do tempo de estudo e de leitura (síntese e análise de textos escritos) e de apresentação pública de um trabalho académico (de forma oral e por escrito). Os estudantes treinarão ainda competências de participação em discussões académicas, com uma abordagem critica.
Programa
Conteúdos Programáticos 1. Introdução 1.1 Adaptação à universidade. Estratégias 1.2 Ética e fraude no ensino superior 1.2.1 O que é o plágio e como evitá-lo 2. Competências académicas 2.1 Definir objetivos, tarefas e estratégias de gestão do tempo 2.2 Pesquisa e uso de diferentes tipos de fontes de informação 2.2.1 O metodo cientifico e elementos de historia da ciência 2.2.2 Diferentes tipos de pesquisa 2.2.3 Estratégias de procura e de armazenamento de fontes relevantes 2.3 Técnicas de leitura e escrita eficientes 2.3.1 Razões e técnicas para tomar anotações 2.3.2 Como referenciar as fontes de informação 2.3.3 Técnicas de escrita científica 3. Modalidades de trabalhos académicos 3.1 Ensaios críticos 3.2 Projeto de investigação 3.3. Relatório 4. Apresentação pública de um trabalhos académico 4.1 Estrutura e formatação 4.2 Preparação da apresentação oral
Método de Avaliação
As aulas terão períodos de exposição de conteúdos, seguidos de discussão e exercícios em aula. Avaliação Contínua (AC): o acesso a esta modalidade de avaliação implica a adesão escrita do aluno. Esta modalidade de avaliação é constituída pelos seguintes elementos de avaliação: a) dois exercícios escritos individuais diferentes (cada um vale 50%); duas aulas de exercícios, estas são obrigatórias para poder aceder aos testes da AC. Avaliação Final: Exame Final sobre todos os pontos do programa (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Seleção de tipos de fontes de informação.: Baggio, C. C., Costa, H., & Blattmann, U. 2016 Baggio, C. C., Costa, H., & Blattmann, U. (2016). Seleção de tipos de fontes de informação. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 6(2), 32-47.
- Evolução das fontes de informação.: Araujo, N. C., & Fachin, 2015 Araujo, N. C., & Fachin, J. (2015). Evolução das fontes de informação. Biblos, 29(1).
- Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários.: Sahão, F. T. 2021 Sahão, F. T. (2021). Como ler um texto acadêmico? Diretrizes para estudantes universitários. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, 2.
- A matter of record: Documentary sources in social research.: Scott, J. 2014 Scott, J. (2014). A matter of record: Documentary sources in social research. John Wiley & Sons.
- O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?.: MoURA, B. A. 2014 MoURA, B. A. (2014). O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência?. Revista Brasileira de História da ciência, 7(1), 32-46.
- A pesquisa cientítica. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44.: Silveira, D. T., & Córdova, F. P. 2009 Silveira, D. T., & Córdova, F. P. (2009).
- Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura (How to make a reserach project for a literature review article).: Gonçalves, J. R. 2019 Gonçalves, J. R. (2019). Como fazer um projeto de pesquisa de um artigo de revisão de literatura (How to make a reserach project for a literature review article). Revista JRG de Estudos Acadêmicos: 1-28.
- Aprender a estudar: Estanqueiro, A. 2014 Estanqueiro, A. (2014). Aprender a estudar. Lisboa: Texto editores.
- Essential Study Skills: The Complete Guide to Success at University.: Burns, T. & Sinfield, S. 2016 Burns, T. & Sinfield, S. (2016). Essential Study Skills: The Complete Guide to Success at University. London: Sage Publication Ldt.
- Doing Your Research Project. A guide for first-time researchers in education, health and social science.: Bell J. 2010 Bell J. (2010). Doing Your Research Project. A guide for first-time researchers in education, health and social science. Fifth edition. Berkshire: Mc Graw Hill, Open University Press.
- Fraude e plágio na universidade.: Almeida, F., Seixas, A., Gama, P., Peixoto, P., & Esteves, D. 2016 Almeida, F., Seixas, A., Gama, P., Peixoto, P., & Esteves, D. (2016). Fraude e plágio na universidade. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
- Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.).: American Psychological Association 2019l American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC: American Psychological Association.
Secundária
- College Students’ Time Management: a Self-Regulated Learning Perspective: Wolters, C.A., Brady, A.C 2021 Wolters, C.A., Brady, A.C. College Students’ Time Management: a Self-Regulated Learning Perspective. Educ Psychol Rev 33, 1319–1351 (2021). https://doi.org/10.1007/s10648-020-09519-z
- Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários.: Oliveira, C. T. D., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G 2016 Oliveira, C. T. D., Carlotto, R. C., Teixeira, M. A. P., & Dias, A. C. G. (2016). Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e profissão, 36, 224-233.
- Research guides: Organizing your social sciences research paper: 5. The literature review.: Labaree, R. V. 2009 Labaree, R. V. (2009). Research guides: Organizing your social sciences research paper: 5. The literature review.
- Secondary research: Information sources and methods: Stewart, D. W., & Kamins, M. A. 1993 Stewart, D. W., & Kamins, M. A. (1993). Secondary research: Information sources and methods (Vol. 4). Sage.