Plano de Estudos

Antropologia Cultural e Social 9448110

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao debate teórico na antropologia. No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: 1. Definir as principais características da antropologia enquanto disciplina singular nas ciências sociais; 2. Identificar as principais áreas de especialização e de desenvolvimento na atualidade; 3. Associar diferentes tradições de pensamento antropológicas a posicionamentos no debate natureza/cultura. 4. Identificar alguns dos grandes debates que marcam a identidade da disciplina 5. Discutir a controvérsia metodológica em torno do trabalho de Margaret Mead em Samoa 6. Interpretar os argumentos envolvidos no debate sobre a antropologia nativa 7. Reconhecer a relevância da antropologia no mundo contemporâneo

Programa

I. O que é a antropologia? 1. Algumas tentativas de definição 2. A antropologia cultural e social entre as ciências sociais e as humanidades. Principais áreas de especialização e de desenvolvimento actuais. II. O significado da noção de cultura na antropologia contemporânea. 3. Aprofundamento da noção da cultura na Antropologia (evolucionismo, funcionalismo britânico, estruturalismo, abordagem interpretativa, abordagem pós-colonial, viragem ontológica). 4. Análise da noção de ser humano como “biossocial” na Antropologia contemporânea. III. Os grandes debates que marcam a identidade da disciplina: 5. A controvérsia sobre a 'verdade' etnográfica: Mead vs. Freeman 6. A discussão sobre cosmologia e antropologia nativa: Sahlins/Obeyesekere IV. Uma reflexão final: a relevância pública da antropologia.

Método de Avaliação

As aulas terão períodos de exposição de conteúdos, apoiado por materiais audiovisuais por parte da docente, com leitura e análise de textos sobre esses mesmos temas em aula. A avaliação será feita por Avaliação Contínua (AC) ou exame final (Avaliação Final) conforme RACC ISCSP. Avaliação Contínua (AC) – Época Normal: • 1 teste escrito individual e presencial sobre os pontos I do programa (30%); • 1 teste escrito individual e presencial sobre os temas II e III (60%). • participação individual nos debates em aula (10%); Avaliação Final – Época de Recurso: exame final individual e presencial sobre todos os pontos do programa (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Anthropology Asking Questions About Human Origins, Diversity, and Culture.: Welsh, R., Vivanco, L. A., Fuentes, A. 2020 Welsh, R., Vivanco, L. A., Fuentes, A. (2020). Anthropology Asking Questions About Human Origins, Diversity, and Culture. New York: Oxford University Press.
  • The Trashing of Margaret Mead. Anatomy of an Anthropological Controversy.: Shankman, P. 2009 Shankman, P. (2009). The Trashing of Margaret Mead. Anatomy of an Anthropological Controversy. Madison: The University of Wisconsin Press
  • Why We Believe. Evolution and the Human Way of Being.: Fuentes, A. 2019 Fuentes, A. (2019). Why We Believe. Evolution and the Human Way of Being. New Haven: Yale University Press.
  • Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI: Eriksen, T.H. 2016 Eriksen, T.H. (2016) Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI.Etnográfica  fevereiro de 2016  20 (1): 197-208
  • As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros: Abu-Lughod 2012 Abu-Lughod, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros Revista Estudos Feministas, vol. 20, núm. 2, mayo-agosto, 2012, pp. 451-47
  • Antropologia e Direitos Humanos: Alteridade e ética no movimento de expansão de direitos humanos universais.: Segato, R. 2006 Segato, R. (2006) Antropologia e Direitos Humanos: Alteridade e ética no movimento de expansão de direitos humanos universais. Mana 12(1): 207-236.
  • What is Anthropology?: Eriksen, T. H. 2004 Eriksen, T. H. (2004) What is Anthropology? London: Pluto.
  • The Mead? Freeman Controversy in Review.: Côté, J. E. 2000 Côté, James E. (2000) The Mead? Freeman Controversy in Review. Journal of Youth and Adolescence, 29 (5), pp. 525-538.
  • Cook, Lono, Obeyesekere, and Sahlins.: Borofsky, R. 1997 Borofsky R. (1997) Cook, Lono, Obeyesekere, and Sahlins. Current Anthropology, 38 (2), pp. 255-282.

Secundária

  • “Sobre a interpretação antropológica: Sahlins, Obeyesekere e a racionalidade havaiana”.: Da Silva, C. T. 2002 Da Silva, C. T. (2002). “Sobre a interpretação antropológica: Sahlins, Obeyesekere e a racionalidade havaiana”. Revista de Antropologia, Vol. 45, No. 2 (julho-dezembro 2002), pp. 403-416.
  • A Antropologia e a questão disciplinar.: Pina-Cabral, J. 1998 Pina-Cabral, J. (1998) A Antropologia e a questão disciplinar. Análise Social, 33 (149), pp. 1081-1092.
  • Os direitos humanos na perspectiva da antropologia cultural.: Krohling, A. 2008 Krohling, A. (2008) Os direitos humanos na perspectiva da antropologia cultural. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 3, pp. 155-182
  • Onde está a antropologia?: Mariza Peirano 1997 Peirano, M. (1997) Onde está a antropologia? Mana, 3 (2), pp. 67-102.
  • Making Anthropology Public: Scheper-Hughes, Nancy 2009 Scheper-Hughes, Nancy.Making Anthropology Public. Anthropology Today. 2009, 25 (4), pp.1-3.
  • Anthropology is an odd subject Studying from the outside and from the inside: Bloch, Maurice 2017 Bloch, Maurice (2017) Anthropology is an odd subject Studying from the outside and from the inside.: Journal of Ethnographic Theory 7 (1): 33–43
  • Exotic no more: Anthropology in the frontlines: McClancy, J. 2002 McClancy, J. (2002) Exotic no more: Anthropology in the frontlines. Chicago: Chicago University Press.
  • Antropologia para que serve?: Ingold, T. 2018 Ingold, T. (2018) Antropologia para que serve? Petrópolis: Editora Vozes.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre