Plano de Estudos

Antropologia Cultural e Social 9448110

Contextos

Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma introdução ao debate teórico na antropologia. No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: 1. Definir as principais características da antropologia enquanto disciplina singular nas ciências sociais 2. Identificar as principais áreas de especialização e de desenvolvimento na atualidade 3. Reconhecer a relevância da antropologia no mundo contemporâneo 4. Identificar os grandes debates que marcam a identidade da disciplina 5. Associar diferentes tradições de pensamento antropológicas a posicionamentos no debate natureza/cultura 6. Discutir a controvérsia metodológica em torno do trabalho de Margaret Mead em Samoa 7. Contrastar os argumentos no debate relativismo cultural vs universalismo e direitos humanos 8. Interpretar os argumentos envolvidos no debate sobre a antropologia nativa

Programa

I. O que é a antropologia? 1. Algumas tentativas de definição 2. A antropologia cultural e social entre as ciências sociais e as humanidades. Principais áreas de especialização e de desenvolvimento actuais. II. A relevância pública da antropologia no mundo contemporâneo: 3. A aplicação do conhecimento antropológico III. Os grandes debates que marcam a identidade da disciplina: 4. O debate natureza/cultura 5. A controvérsia sobre a 'verdade' etnográfica: Mead vs. Freeman 6. A discussão sobre cosmologia e antropologia nativa: Sahlins/Obeyesekere 7. O debate relativismo cultural vs universalismo e direitos humanos          

Método de Avaliação

As aulas terão períodos de exposição de conteúdos, apoiado por materiais audiovisuais por parte do docente, com leitura e análise de textos sobre esses mesmos temas em aula. A avaliação será feita por Avaliação Mista (AM) ou exame final (AF) conforme Regulamento de Avaliação ISCSP. Avaliação Mista (AM): para aderirem a esta modalidade de avaliação os estudantes terão obrigatoriamente de comunicar por escrito (respondendo à sondagem na plataforma e-learning). A assiduidade é obrigatória nas aulas de exercício de avaliação. A AM consiste em: 1 trabalho colaborativo sobre os pontos 1 e 2 do programa (40%), exame final em Época Normal cobrindo os pontos 3 do programa (60%). A desistência da Avaliação Mista, para acesso a exame final da Época Normal, tem de ser comunicada por escrito ao docente responsável pela unidade curricular até uma semana antes da realização do primeiro elemento de avaliação. Avaliação Final: Exame Final sobre todos os pontos do programa (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cook, Lono, Obeyesekere, and Sahlins.: Borofsky, R. 1997 Borofsky R. (1997) Cook, Lono, Obeyesekere, and Sahlins. Current Anthropology, 38 (2), pp. 255-282.
  • The Mead? Freeman Controversy in Review.: Côté, J. E. 2000 Côté, James E. (2000) The Mead? Freeman Controversy in Review. Journal of Youth and Adolescence, 29 (5), pp. 525-538.
  • What is Anthropology?: Eriksen, T. H. 2004 Eriksen, T. H. (2004) What is Anthropology? London: Pluto.
  • Antropologia e Direitos Humanos: Alteridade e ética no movimento de expansão de direitos humanos universais.: Segato, R. 2006 Segato, R. (2006) Antropologia e Direitos Humanos: Alteridade e ética no movimento de expansão de direitos humanos universais. Mana 12(1): 207-236.
  • As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros: Abu-Lughod 2012 Abu-Lughod, Lila. As mulheres muçulmanas precisam realmente de salvação? reflexões antropológicas sobre o relativismo cultural e seus outros Revista Estudos Feministas, vol. 20, núm. 2, mayo-agosto, 2012, pp. 451-47
  • Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI: Eriksen, T.H. 2016 Eriksen, T.H. (2016) Sobreaquecimento: pequenos lugares e grandes questões na antropologia do século XXI.Etnográfica  fevereiro de 2016  20 (1): 197-208

Secundária

  • Antropologia para que serve?: Ingold, T. 2018 Ingold, T. (2018) Antropologia para que serve? Petrópolis: Editora Vozes.
  • Exotic no more: Anthropology in the frontlines: McClancy, J. 2002 McClancy, J. (2002) Exotic no more: Anthropology in the frontlines. Chicago: Chicago University Press.
  • Anthropology is an odd subject Studying from the outside and from the inside: Bloch, Maurice 2017 Bloch, Maurice (2017) Anthropology is an odd subject Studying from the outside and from the inside.: Journal of Ethnographic Theory 7 (1): 33–43
  • Making Anthropology Public: Scheper-Hughes, Nancy 2009 Scheper-Hughes, Nancy.Making Anthropology Public. Anthropology Today. 2009, 25 (4), pp.1-3.
  • Onde está a antropologia?: Mariza Peirano 1997 Peirano, M. (1997) Onde está a antropologia? Mana, 3 (2), pp. 67-102.
  • Os direitos humanos na perspectiva da antropologia cultural.: Krohling, A. 2008 Krohling, A. (2008) Os direitos humanos na perspectiva da antropologia cultural. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais 3, pp. 155-182
  • A Antropologia e a questão disciplinar.: Pina-Cabral, J. 1998 Pina-Cabral, J. (1998) A Antropologia e a questão disciplinar. Análise Social, 33 (149), pp. 1081-1092.

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre