Plano de Estudos
Objetos Culturais e Museus OCeM
Contextos
Groupo: 6_Plano 2022/2023 > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do semestre os estudantes estarão aptos a: OA1. Analisar o papel e a responsabilidade dos museus na contemporaneidade. OA2. Identificar e avaliar as conceções museológicas e as funções dos museus. OA3. Isolar e debater o caso dos museus de antropologia e destacar a constituição das coleções museais e os debates sobre a restituição de objetos. OA4. Analisar de forma crítica os programas museais, as exposições e o uso das novas tecnologias, com recurso à aplicação de abordagens antropológicas na construção do conhecimento.
Programa
1. Os museus e a antropologia 1.1. A definição e classificação de museu 1.2. Objetivos e funções dos museus modernos 1.3. Percurso da constituição dos museus e das exposições antropológicas 2. Coletores, recolhas e organização dos objetos 2.1. Coleção: o que procurar, onde, como e o que guardar 2.2. Coleções etnográficas, a diversidade cultural e o MNE 2.3. A prática museológica: aquisição, documentação e preservação 2.4. O objeto: viagens, papéis, contextos e restituição (ou não?) 2.5. As exposições museológicas 3. Museus, comunidades e contextos culturais 3.1. Participação e envolvimento das comunidades locais nos museus 3.2. Responsabilidade social, acessibilidade e o museu inclusivo 3.3. Museus, visitantes e novas audiências 4. Museus, comunicação, tecnologias e media 4.1. Museus no século XXI: marketing e diversidade cultural 4.2. Redes sociais, os media e arquivos online como ferramentas de pesquisa 4.3. As TIC e os museus virtuais
Método de Avaliação
Regime de Avaliação Contínua incluindo 2 elementos de elaboração individual: Exercício 1. Ficha de Leitura (40%) Exercício 2. Relatório de visita ao Museu (60%) Em termos de metodologias de ensino-aprendizagem, a UC de OBJETOS CULTURAIS E MUSEUS terá aulas expositivas; leituras, apresentações e discussões com participação dinâmica; atividades de escrita em sala de aula; resolução de exercícios; visita de estudo; e orientação tutorial e bibliográfica respeitante ao estudo individual. É esperado um envolvimento ativo, responsável e ético dos estudantes no seu processo de aprendizagem.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Going virtual to engage a global museum community: Whitney, K. 2011 Whitney, K., 2011, "Going virtual to engage a global museum community", Journal of Museum Education, 36(3):289-296.
- Museums and Anthropologies: practices and narratives: Shelton, A. 2006 Shelton, A., 2006, "Museums and Anthropologies: practices and narratives". In: Macdonald, S. (ed), A Companion to Museum Studies, 64-80. Malden: Blackwell.
- Museum Marketing and Strategy: Designing missions, building audiences, generating revenue and resources: Kotler, N. G. et al (eds) 2008 Kotler, N. G. et al (eds), 2008, Museum Marketing and Strategy: Designing missions, building
- Museums and Community: Ideas, Issues and Challenges: Crooke, E. 2007 Crooke, E., 2007, Museums and Community: Ideas, Issues and Challenges. London: Routledge.
- Museus e Diversidade Cultural. Da representação aos públicos.: Carvalho, A. 2016 Carvalho, A., 2016, Museus e Diversidade Cultural. Da representação aos públicos. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
- Museums: A visual anthropology.: Bouquet, M. 2012 Bouquet, M., 2012, Museums: A visual anthropology. London: Berg.
- Cannibal Tours and Glass Boxes. The Anthropology of Museums: Ames, M. M. 1992 Ames, M. M., 1992, Cannibal Tours and Glass Boxes. The Anthropology of Museums, Vancouver: UBC Press.