Plano de Estudos

Métodos Avançados de Investigação I: Desenho de Pesquisa 45103

Contextos

Groupo: 1_Plano de Estudos 2017/2018 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o/a estudante será capaz de elaborar, redigir e apresentar o esboço de um desenho de pesquisa significativa e original em Política Social (PS). O/A estudante deverá demonstrar: Sentido crítico e capacidade de reflexão sobre a relevância do contexto social e das características individuais e sociais do investigador no desenvolvimento do desenho de uma pesquisa; As capacidades de raciocínio requeridas e inerentes ao processo de investigação científica, para incrementar a consistência do desenho de pesquisa e reforçar a sua qualidade; Os conhecimentos e competências para realizar revisões de literatura, formular problemas de investigação com relevância no âmbito da PS e definir objetivos de investigação que contribuam para o enriquecimento do conhecimento científico; As competências para realizar e apresentar um esboço de um desenho de pesquisa em PS, considerando estratégias de pesquisa, condições de exequibilidade e o respeito por elevados padrões éticos na investigação.

Programa

1. Dimensões contextuais no desenho de uma investigação em Politica Social 1.1 O contexto social da investigação 1.2 O/A investigador/a: experiências de vida, trajetos profissionais e experiências de investigação 2. Racionalidade científica e processo de investigação 2.1 Lógicas dedutiva e indutiva: verificação e teorização 2.2 Processo de investigação e contextos de justificação e de descoberta 2.3 Critérios de qualidade na investigação científica avançada 3. O Estado da Arte como ponto de partida para o desenho da pesquisa 3.1 O papel da revisão de literatura no desenho da pesquisa 3.2 Procedimentos de pesquisa bibliográfica 3.3 Tipos de revisão de literatura: procedimentos e critérios de qualidade 4. Traçando os rumos de uma investigação em Política Social 4.1 Formulação do problema e definição dos objetivos de pesquisa 4.2 Estratégias de pesquisa e desenho da investigação 4.3 Considerações sobre a exequibilidade do desenho de pesquisa 4.4 Considerações éticas no desenho da pesquisa

Método de Avaliação

A avaliação segue as regras e os critérios previstos no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências do III ciclo de estudos do ISCSP. Na época normal a avaliação será feita através da realização de um trabalho académico individual relacionado com o desenho de uma pesquisa em PS e inclui: um trabalho intermédio desenvolvido durante o período letivo e apresentado numa aula (20%), um trabalho escrito final (40%) e a respetiva apresentação oral e discussão (40%). Na época de recurso, a avaliação será feita através da realização de um trabalho académico individual relacionado com o desenho de uma pesquisa em PS e inclui: trabalho escrito final (50%) e respetiva apresentação oral e discussão (50%). O trabalho escrito final é desenvolvido sob a orientação das docentes da unidade curricular.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 184.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Teoria e Métodos de Pesquisa: Somekh, B. & Lewin, C. 2017 Somekh, B. & Lewin, C. (eds.) (2017). Teoria e Métodos de Pesquisa Social (2ª ed. Trad.). Petrópolis, RJ: Ed. Vozes.
  • Principles of Methodology: Research Design in Social Science.: Perri 6 & Bellamy, C. 2012 Perri 6 & Bellamy, C. (2012). Principles of Methodology: Research Design in Social Science. London: Sage.
  • Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches: Creswell, J.W. & Creswell J.D. 2017 Creswell, J.W. & Creswell J.D. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th ed e-book). Sage.
  • Social Research Methods: Bryman, A. 2016 Bryman, A. (2016). Social Research Methods (5th ed.). Oxford University Press.
  • Understanding Research for Social Policy and Social Work: Becker, S., Bryman, A. & Ferguson, H. 2012 Becker, S., Bryman, A. & Ferguson, H. (eds.) (2012). Understanding Research for Social Policy and Social Work (2nd ed.). Policy Press.
  • Velhos e novos aspectos da epistemologia das ciências sociais: Almeida, J.F. 2007 Almeida, J.F. (2007). Velhos e novos aspectos da epistemologia das ciências sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 55, 11-24.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre