Plano de Estudos
Métodos Qualitativos de Investigação em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos 46103
Contextos
Groupo: 1_Plano de Estudos 2017/2018 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular visa o aprofundar dos fundamentos da investigação qualitativa, nomeadamente ao nível do desenho, recolha e análise de dados. No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de: - Delinear desenhos de pesquisa qualitativa demonstrando compreensão das suas potencialidades e limitações; - Definir os procedimentos inerentes às técnicas de recolha de dados qualitativa tendo em conta as suas especificidades; - Aplicar as ferramentas de análise de dados adequadas aos objetivos de investigação e à natureza dos dados recolhidos. - Utilizar a ferramenta informática de apoio à análise de dados MAXQDA. - Delinear o processo e divulgação de estudos qualitativos.
Programa
1. Desenhos de estudos qualitativos: Principais etapas dos estudos qualitativos; Condições de validade e fiabilidade na investigação qualitativa; Elaboração de questões de investigação e objetivos do estudo; Questões éticas associadas à investigação qualitativa. 2. Técnicas de recolha de dados qualitativos: Diferentes critérios de amostragem; Diversidade das técnicas de recolha de dados qualitativos; Elaboração de instrumentos de recolha de dados e procedimentos de aplicação; Potencialidades e limitações da investigação com dados secundários; Planeamento e procedimentos da recolha de dados. 3. Análise de dados qualitativos: Estratégias de análise de dados qualitativos; Procedimentos de garantia da confiança da análise de dados qualitativos; Análise de dados qualitativos com apoio de software; Análise de Conteúdo e Temática. 4. Divulgação dos resultados Especificidades da escrita de estudos qualitativos; Processo de submissão e revisão de studos qualitativos.
Método de Avaliação
A avaliação nas épocas Normal e de Recurso será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados), incluindo um estudo piloto do protocolo, que corresponde à ponderação de 80% da nota e a apresentação oral e discussão do trabalho que corresponde à ponderação de 20% da nota. A melhoria de nota implica a submissão de um trabalho original.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 184.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Qualitative research design for software users.: Gregorio, S. & Davidson, J. 2008 Gregorio, S. & Davidson, J. (2008). Qualitative research design for software users.. McGrawHill.
- Qualitative inquiry & research design: Creswell, J.W. 2007 Creswell, J.W. (2007). Qualitative inquiry & research design. Sage.
- Manual de investigação qualitativa: Gonçalves, S.P., Gonçalves, J.P., & Marques, C.G. 2021 Gonçalves, S.P., Gonçalves, J.P., & Marques, C.G. (2020) (Coord.). Manual de investigação qualitativa. Pactor.
- Creating the interviewer: identity work in the management research process: Cassell, C. 2005 Cassell, C. (2005). Creating the interviewer: identity work in the management research process. Qualitative Research, 5(2), 167-179. https://doi.org/10.1177/1468794105050833
- Qualitative Description as an Introductory Method to Qualitative Research for Master’s-Level Students and Research Trainees: Hall, S., & Liebenberg, L. 2024 Hall, S., & Liebenberg, L. (2024). Qualitative Description as an Introductory Method to Qualitative Research for Master’s-Level Students and Research Trainees. International Journal of Qualitative Methods, 23, 16094069241242264. https://doi.org/10.1177/16094069241242264