Plano de Estudos
Governance e Análise de Políticas Públicas GAPP
Contextos
Groupo: 2_Plano de Estudos 2023/2024 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Especialidades > Teoria e Análise Política > Opção II
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer e compreender o conceito de governance, a sua evolução, os pressupostos da boa governance, os critérios para a sua avaliação e a sua interação com a análise de políticas públicas - Perceber os fundamentos das políticas públicas e do seu ciclo; - Entender o conceito de análise de políticas públicas e a sua dimensão multidisciplinar; - Conhecer a dimensão de análise prospetiva e retrospetiva da análise de políticas públicas; - Conhecer, caracterizar e analisar a ação das várias instituições e dos atores envolvidos na governance e no ciclo das políticas públicas; - Capacitar os estudantes para desenvolverem pesquisas originais de nível doutoral sobre a governance e análise de políticas públicas, adquirindo conhecimento teórico/metodológico e competências cognitivas que permitam organizar informação, analisar, compreender e/ou explicar problemas políticos fundamentais; - Conhecer as principais linhas de pesquisa e debates nacionais/internacionais sobre a matéria.
Programa
1- Governance: conceitos e modelos 2- Governance: global, local, multinível e metagovernança 3- A governance interativa 4- A boa governance: pressupostos e avaliação 5- As políticas públicas no contexto do processo político 6- O ciclo de políticas públicas: o problema e seu agendamento, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação 7- Análise de políticas públicas: conceitos e caracterização 8- Análise de políticas públicas: análise multidisciplinar, disgnóstico, metodologias, ferramentas e diferentes abordagens 9- Análise de políticas públicas: análise prospetiva e retrospetiva 10- A boa governance e a análise de políticas públicas: interação, instituições, atores e processos
Método de Avaliação
Metodologia ensino: A) Exposição das matérias em aula com vista à aquisição de competências teóricas; B) Disponibilização de textos e de recursos online para análise e comentário, estimulando a capacidade analítica e argumentativa do estudante; C) Realização de exercícios de aplicação das competências de investigação; D) confrontar os estudantes com a pesquisa nacional e internacional mais atualizada e de nível avançado sobre as matérias lecionadas. A avaliação consiste na realização de um trabalho individual escrito em formato de artigo científico. A apresentação e discussão oral do trabalho é obrigatória mos termos do regulamento de avaliação do ISCSP. A nota final resulta da seguinte ponderação: 80% o trabalho escrito e 20% a apresentação oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Interactive Governance: Advancing the Paradigm: Torfing, J., et al. 2012 Torfing, J., et al. (2012). Interactive Governance: Advancing the Paradigm. OUP
- Public Policy Making. Process and Principles: Gerston, L. N. 2015 Gerston, L. N. (2015). Public Policy Making. Process and Principles. Routledge
- Governance: what do we Know, and how do do we know it: Fukuyama, F. 2016 Fukuyama, F. (2016). Governance: what do we Know, and how do do we know it. Annual Review of Political Science, 19:1, 89-105
- Handbook on Multi-level Governance: Enderlein, H. et al. 2021 Enderlein, H. et al. (2021). Handbook on Multi-level Governance. Edward Elgar
- Understanding public policy: Dye, T. 2012 Dye, T. (2012). Understanding public policy. Pearson
- Learning in public policy. Analysis, Models and Outcomes: Dunlop, C, et al. (Ed.) 2018 Dunlop, C, et al. (Ed.). (2018). Learning in public policy. Analysis, Models and Outcomes. Palmagrave
- Key Concepts in Governance: Bevir, M. 2009 Bevir, M. (2009). Key Concepts in Governance. SAGE
- The SAGE Handbook of Governance: Bevir, M., (Ed.) 2010 Bevir, M., (Ed.), 2010.The SAGE Handbook of Governance. SAGE.