Plano de Estudos
Temas Aprofundados em Ciências da Comunicação I: Epistemologia e Teorias 40102
Contextos
Groupo: 1_Planos de Estudos 2016/2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar as principais posições epistemológicas e teorias na área das Ciências da Comunicação e compreender os contributos das principais posições epistemológicas e teorias comunicacionais e respetivos conceitos para a evolução da investigação empírica. Especificamente, pretende-se que os alunos desenvolvam competências de: a) Compreender, dominar e saber aplicar as principais perspectivas epistemológicas na área das Ciências da Comunicação; b) Dominar as principais teorias comunicacionais e as suas aplicabilidades na investigação atual em Ciências da Comunicação. Com estes objetivos, tenciona-se que os estudantes possam começar a delinear o enquadramento dos seus projetos de investigação a nível epistemológico e teórico.
Programa
1. O pensamento científico e as perspetivas epistemológicas nas Ciências da Comunicação 1.1. A influência e aplicação das principais correntes de pensamento científico nas Ciências da Comunicação 1.2. Os paradigmas comunicacionais, sua influência e aplicação nas posições epistemológicas (Positivista, Funcionalista, Interpretativa (interacionismo simbólico, fenomenologia, hermenêutica, construcionismo), Crítica, Estruturalista/Sistémica, Pós-modernista) 2. Abordagens teóricas nas Ciências da Comunicação 2.1. Primeiras teorias da comunicação 2.2. Teoria crítica 2.3. Teorias da produção e processamento da mensagem 2.4. Teorias do processamento dos media e dos seus efeitos 2.5. Teorias dos media e da sociedade 2.6. Teorias da cultura e da comunicação
Método de Avaliação
A metodologia de ensino consiste em aulas dialógicas e práticas sobre as abordagens epistemológicas e teóricas com inclusão de discussão da sua adequação aos temas de investigação dos estudantes. A avaliação final consiste na entrega de um trabalho composto por: 1. uma revisão crítica assente na recolha criteriosa de pelo menos oito artigos científicos publicados desde 2010 nas bases de dados de referência das Ciências da Comunicação sobre a temática selecionada, com foco na componente epistemológica e teórica; 2 e a redação da âncora epistemológica e teórica da investigação do estudante. O trabalho escrito (80%) deve ter entre 2000 a 2500 palavras e seguir a norma APA 7. A entrega efetua-se pela Moodle uma semana antes da apresentação e discussão do trabalho (20%). A apresentação será feita em data a marcar no período de avaliação para exames de doutoramento. Horário de atendimento: 1 hora antes ou depois da aula, a combinar com os alunos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 184.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Epistemology: An introduction to the theory of knowledge.: Rescher, N. 2003 Rescher, N. (2003). Epistemology: An introduction to the theory of knowledge. State University of NY Press.
- Communication theories: Perspectives, processes, and contexts.: Miller, K. 2004 Miller, K. (2004). Communication theories: Perspectives, processes, and contexts. McGraw Hill
- História das teorias da comunicação.: Mattelart, A., & Mattelart, M. 1997 Mattelart, A., & Mattelart, M. (1997). História das teorias da comunicação. Campo das Letras.
- Communication theory: Epistemological foundations.: Anderson, J. A. 1996 Anderson, J. A. (1996). Communication theory: Epistemological foundations. The Guilford Press.
- Contemporary social and sociological theory: Visualizing social worlds.: Allan, K. 2013 Allan, K. (2013). Contemporary social and sociological theory: Visualizing social worlds. Sage.
- Back to the roots? The applications of communication science theories in strategic communication research: Lock, I., Wonneberger, A., Verhoeven, P., & Hellsten, I. 2020 Lock, I., Wonneberger, A., Verhoeven, P., & Hellsten, I. (2020). Back to the roots? The applications of communication science theories in strategic communication research. International Journal of Strategic Communication, 14(1), 1-24.
- Critical theory: A very short introduction.: Bronner, S. E. 2011 Bronner, S. E. (2011). Critical theory: A very short introduction. Oxford University Press.
- Mass communication theory: McQuail, D. 1983/2000 McQuail, D. (1983/2000). Mass communication theory (4 ed.). Sage Publications.
- A construção social da realidade: Um livro sobre a sociologia do conhecimento: Berger, P. L. & Luckmann, T. 1966/2010 Berger, P. L., & Luckmann, T. (1966/2010). A construção social da realidade: Um livro sobre a sociologia do conhecimento. Dinalivro.
- Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry: Schwandt, T. A. 1998 Schwandt, T. A. (1998). Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (eds.), The landscapes of qualitative research: Theories and issues (pp. 221-259). Sage Publications.
- An integrated approach to communication theory and research: Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. 2019 Stacks, D. W., Salwen, M. B., & Eichhorn, K. C. (2019). An integrated approach to communication theory and research (3rd ed.). Routledge.
- Understanding communication research methods: A theoretical and practical approach.: Croucher, S. M. & Cronn-Mills, D. 2015 Croucher, S. M., & Cronn-Mills, D. (2015). Understanding communication research methods: A theoretical and practical approach. Routledge.
- Introdução à Epistemologia: Conhecimento, verdade e história.: Brandão da Luz, J. L. 2002 Brandão da Luz, J. L. (2002). Introdução à Epistemologia: Conhecimento, verdade e história. INCM.
Secundária
- E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI.: Belim, C. 2017 Belim, C. (2017). E tudo na primeira página a política comunicou: Uma análise ao agendamento da política no jornalismo impresso português do século XXI. In E. Araújo, H. Sousa & A. Moreira (Eds.), Comunicação e política: Tempos, contextos e desafios (pp. 209-248). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) Publicação.
- Health communication models and practices in interpersonal and media contexts: Emerging research and opportunities.: Belim, C., & Vaz de Almeida, C. 2021 Belim, C., & Vaz de Almeida, C. (2021). Health communication models and practices in interpersonal and media contexts: Emerging research and opportunities. IGI.
- Epistemologia e metodologias em comunicação.: Marinho, S., & Vicente Mariño, M. 2018 Marinho, S., & Vicente Mariño, M. (Eds.). (2018). Epistemologia e metodologias em comunicação. Comunicação e Sociedade, 33.
- Narrative and the media.: Fulton, H. 2005 Fulton, H. (2005). Narrative and the media. Cambridge University Press.
- Social research: An introduction.: David, M., & Sutton, C. D. 2011 David, M., & Sutton, C. D. (2011). Social research: An introduction. Sage