Plano de Estudos

Seminários I: Jornalismo e Comunicação Estratégica 40103

Contextos

Groupo: 1_Planos de Estudos 2016/2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Consolidar competências de avaliação e síntese de conceitos inovadores e complexos, apresentados numa linguagem objetiva e lógica, que permita o debate e a argumentação, com fundamento em bibliografia de referência, atualizada e abrangente. 2. Reforçar competências em matérias nucleares que constituem conceitos operacionais da área científica, permitindo tratar conteúdos que incidam sobre os principais paradigmas de estudo do fenómeno comunicativo. 3. Fortalecer competências orientadas para vertentes específicas das Ciências da Comunicação, num formato flexível, de modo a permitir tratar temas centrais como o Jornalismo e a Comunicação Estratégica, que complementam a diversidade do objeto de estudo das Ciências da Comunicação.

Programa

1) Jornalismo e Sociedade 1.1 O papel dos jornalistas em sociedades democráticas 1.2 Fontes de informação e desinformação 1.3 Ética e deontologia jornalísticas 1.4 Regulação da comunicação social 2) Comunicação Estratégica 2.1 O papel estratégico da comunicação nas sociedades contemporâneas 2.2 As principais teorias organizacionais e sociológicas para os estudos de comunicação estratégica 2.3. Modelo Global de Relações Públicas e Comunicação 2.4. Os ativos intangíveis e a responsabilidade social organizacional 2.5 Disciplinas: comunicação política, comunicação de crise, comunicação ativista, entre outras.

Método de Avaliação

Aulas de seminário, com exposição e debate, em que os docentes procuram enquadrar os interesses dos doutorandos nas dimensões teóricas dos estudos de comunicação em foco. Avaliação com realização de um ensaio escrito individual, entre 2500-3000 palavras, excluindo referências bibliográficas. Apresentação e discussão oral obrigatória (20%) em data agendada pela Coordenação na época de exames. O ensaio individual com pesquisa bibliográfica, a análise e reflexão sobre conceitos e teorias do jornalismo e/ou da comunicação estratégica, recorrendo a fontes credíveis e indexadas internacionalmente. A operacionalização de conceitos requere a identificação de dimensões e indicadores dos conceitos, assim como a consulta de diversas fontes científicas (artigos científicos, livros e capítulos de livros). As citações no texto e as referências bibliográficas seguem o modelo APA (7ª edição). Horário de atendimento para tutorias: sextas-feiras, 17h-18h. Outros horários por agendamento por email.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 184.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Strategic Communication: defining the field and its contribution to research and practice.: Zerfass, A., Vercic, D., Nothhaft, H. & Werder, K. P. 2018 Zerfass, A., Vercic, D., Nothhaft, H. & Werder, K. P. (2018). Strategic Communication: defining the field and its contribution to research and practice. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 487-505. https://doi.org/10.1080/1553118X.2018.1493485
  • Defining Strategic Communication: Hallahan, K., Holtzhausen, D., Ruler, B. v., Vercic, D., & Sriramesh, K. 2007 Hallahan, K., Holtzhausen, D., Ruler, B. v., Vercic, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining Strategic Communication. International Journal of Strategic Communication, 1(1), 3-35.
  • Research Handbook of Strategic Communication.: Falkheimer, J. & Heide, M. 2022 Falkheimer, J. & Heide, M. (2022). Research Handbook of Strategic Communication. Elgar.
  • Trust in ethical journalism. The key to media futures: White, A. & Elliott, C. 2018 White, A. & Elliott, C. (Eds.) (2018). Trust in ethical journalism. The key to media futures. Ethical Journalism Network.
  • Journalism beyond democracy: A new look into journalistic roles in political and everyday life: Hanitzsch, T., & Vos, T. 2018 Hanitzsch, T., & Vos, T. (2018). Journalism beyond democracy: A new look into journalistic roles in political and everyday life. Journalism, 19(2), 146-164.
  • Beyond journalism: Theorizing the transformation of journalism.: Deuze, M. & Witschge, T. 2018 Deuze, M. & Witschge, T. (2018). Beyond journalism: Theorizing the transformation of journalism. Journalism, 19(2), 165-181.
  • A regulação da Comunicação Social. A experiência portuguesa: Carvalho, A. A de 2021 Carvalho, A. A de (2021). A regulação da Comunicação Social. A experiência portuguesa. Almedina.
  • The Handbook of Journalism Studies: Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. 2009 Wahl-Jorgensen, K. & Hanitzsch, T. (Edits) (2009). The Handbook of Journalism Studies. New York/London: Routledge.
  • A Comunicação Estratégica na relação com os media: Sónia Pedro Sebastião 2021 Sebastião, S. P. (2021). A Comunicação Estratégica na relação com os media. Lisboa: ISCSP.
  • The Routledge Handbook of Strategic Communication.: Holtzhausen, D. & Zerfass, A. 2015 Holtzhausen, D. & Zerfass, A. (Edits.) (2015). The Routledge Handbook of Strategic Communication. New York/Oxon: Routledge.
  • The Routledge Companion to news and Journalism.: Allen, S. 2010 Allen, S. (Edit.) (2010). The Routledge Companion to news and Journalism. London/New York: Routledge.

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre