Plano de Estudos
Métodos Avançados de Investigação I: Desenho de Pesquisa 40101
Contextos
Groupo: 1_Planos de Estudos 2016/2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC está programada para facultar aos estudantes as seguintes competências: 1. Compreender as diversas filosofias e teorias de investigação e os diversos desenhos de investigação; 2. Compreender a importância dos paradigmas, teorias e conceitos no planeamento da investigação científica; 3. Desenvolver um desenho de pesquisa coerente com o objeto de estudo da dissertação de doutoramento; 4. Definir, na proposta de investigação, o tipo de desenho de pesquisa a seguir; 5. Estabelecer o método e as respetivas técnicas de investigação, devidamente justificados e fundamentados; 6. Elaborar o documento para avaliação de forma organizada, numa estrutura coerente e redação científica rigorosas. Em síntese, no final desta unidade curricular espera-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências para desenvolverem o desenho de pesquisa inerente às opções metodológicas do seu projeto de investigação.
Programa
1. Aspetos preliminares na construção metodológica em Ciências da Comunicação 1.1. Estrutura de um projeto de Doutoramento em Ciências da Comunicação 1.2. Instrumentos conceptuais de planificação de uma investigação 1.3. O papel dos conceitos e das teorias no processo de investigação científica 2. A construção de um desenho de pesquisa em Ciências da Comunicação 2.1. A definição da área e do tema de investigação. 2.2. O problema, a pergunta de partida e os objetivos da pesquisa 2.3. Tipos de desenho da pesquisa 2.4. Tipos de modelos de investigação 2.5. A natureza indutiva e dedutiva da pesquisa: a formulação de hipóteses 2.6. Principais métodos e técnicas de investigação
Método de Avaliação
A metodologia de ensino-aprendizagem é essencialmente cooperativa, em que os estudantes participam pró-ativamente às propostas apresentadas, discutem construtivamente as vantagens e desvantagens das abordagens, para se retirar um benefício colectivo das intervenções dos alunos. A avaliação desta unidade curricular envolve a elaboração, apresentação com discussão oral de um ante-projeto de investigação. Será considerando as competências sobre o desenho de investigação, nomeadamente o traçado da metodologia, com descrição detalhada do problema, pergunta de partida, objetivos, hipóteses da investigação, métodos e técnicas a desenvolver e a adequação com as teorias epistemológicas . O documento deverá ter entre 2500 a 3000 palavras, excluindo referências bibliográficas. A apresentação e discussão oral serão realizadas em data a designar. Ponderação da avaliação: 70% para o trabalho escrito e 30% para apresentação e discussão do trabalho. Horário de atendimento: Sexta-feira, 17h - 18h.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 184.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Research Design. Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches: Creswell, J. W. & Creswell, J. D. 2018 Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2018). Research Design. Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. Sage Publications
- A área, o Tema e o Problema de Pesquisa como factores determinantes no processo de investigação: Cunha Silvestre, M. J. e Silvestre, H. C 2012 In Silvestre, H.C. e Araújo, J. F. (coord.). Metodologia para a Investigação Social. (pp. 35-62). Escolar Ed.
- O projeto de pesquisa: estrutura e componentes.: Cunha Silvestre, M. J. e Silvestre, H. C. 2012 In Silvestre, H.C. e Araújo, J. F. (coord.). Metodologia para a Investigação Social. (pp.211-237). Escolar Ed.
- Communication Research Methodology: A Strategic Approach to Applied Research.: Pettey, G. R., Bracken, C. C., & Pask, E. B. 2017 Pettey, G. R., Bracken, C. C., & Pask, E. B. (2017). Communication Research Methodology: A Strategic Approach to Applied Research. Routledge.
- A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies, 3rd ed: Jensen, K. B. 2020 Jensen, K. B. (2020). A handbook of media and communication research: qualitative and quantitative methodologies, 3rd edition. Routledge
- Social Research Methods. 6th Ed.: Bryman, A., & Bell, E 2018 Bryman, A., & Bell, E. (2018). Social Research Methods. 6th Ed. Oxford University Press
- Designing Social Research: The Logic of Anticipation. 2nd. Ed.: Blaikie, N. W. H., & Priest, J. 2019 Blaikie, N. W. H., & Priest, J. (2019). Designing Social Research: The Logic of Anticipation. Polity Press
- Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches, 4th Edition: Berger, A. A. 2016 Berger, A. A. (2016). Media and communication research methods: an introduction to qualitative and quantitative approaches, 4th Ed. Sage Publications