Plano de Estudos

Seminário- Projeto de Investigação 41201

Contextos

Groupo: 1_Plano 2016/17 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Procura-se ajudar os alunos a enquadrar o problema de investigação no quadro teórico adequado, bem como a desenvolver o modelo de análise e a encontrar a metodologia adequada ao estudo, para que, no final do semestre, tenham um projeto de doutoramento concluído e validado. A garantia da coerência entre os objetivos delineados para a investigação e o desenho da pesquisa é uma preocupação central ao seminário.

Programa

A unidade curricular funciona como um seminário em que o programa poderá variar em função dos interesses dos discentes. Há, contudo, uma base programática que passa por promover a articulação teórica dos conteúdos mais relevantes para as investigações dos alunos da Ciência da Administração Pública e das Políticas Públicas com as necessidades metodológicas para desenvolvimento dos seus projetos de tese. Os conteúdos podem ainda passar por incursões dos principais temas que estão na agenda de investigação e por Workshops visando o aprofundamento dos métodos ou técnicas de investigação específicas, sobretudo para recolha e tratamento de dados, com maior utilidade para os alunos.

Método de Avaliação

O Seminário funciona numa lógica complementar e de articulação entre o acompanhamento individualizado dos doutorandos e de exposição de matérias em sala de aula. Os discentes terão ainda acompanhamento através da atribuição de um tutor, escolhido de entre o corpo docente especializado na área de investigação relevante para o desenvolvimento do projeto. Este docente será responsável por acompanhar as atividades do aluno ao longo do semestre, devendo para o efeito reunir presencialmente com o mesmo, na periodicidade que se justificar. As aulas serão de exposição de matéria, desenvolvendo os conhecimentos teóricos e metodológicos dos discentes. Estímulo à autoaprendizagem através da leitura de textos extraídos de revistas científicas referenciadas. Realização de exercícios cujos resultados possam ser integrados no projeto de tese. Avaliação: elaboração de projeto de investigação conducente à tese.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 172.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Case study research an application: Design and methods (6.th ed.): Yin, R. K. 2017 Yin, R. K. (2017). Case study research an application: Design and methods (6.th ed.). Sage.
  • Qualitative research from start to finish (2.nd Ed.).: Yin, R. K. 2015 Yin, R. K. (2015). Qualitative research from start to finish (2.nd Ed.). The Guilford Press.
  • Handbook of research methods in public administration, management, and policy: Vigoda-Gadot, E.; & Vashdi, D. 2020 Vigoda-Gadot, E.; & Vashdi, D. (2020). Handbook of research methods in public administration, management, and policy. Edward Elgar Publishing.
  • Reading and writing as method: in search of trustworthy texts. In S. Ybema et al. (eds.), Organizational ethnography: Studying the complexities of everyday life: Schwartz-Shea, P., & Yanow, D. 2009 Schwartz-Shea, P., & Yanow, D. (2009). Reading and writing as method: in search of trustworthy texts. In S. Ybema et al. (eds.), Organizational ethnography: Studying the complexities of everyday life (pp. 56-82). Sage.
  • The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies.: Ragin, C. C. 2014 Ragin, C. C. (2014). The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. University of California Press.
  • Public administration: The interdisciplinary study of government: Raadschelders, J. C. N. 2011 Raadschelders, J. C. N. (2011). Public administration: The interdisciplinary study of government. Oxford University Press.
  • Applied statistics for public & nonprofit administration (9.th Ed.): Meier, K. J., Brudney, J. L. & Bohte, J. 2015 Meier, K. J., Brudney, J. L. & Bohte, J. (2015). Applied statistics for public & nonprofit administration (9.th Ed.) Cengage.
  • Case research in public management: McNabb, D. E. 2010 McNabb, D. E. (2010). Case research in public management. Routledge.
  • Designing social research: The logic of anticipation (3.rd Ed.): Blaikie, N. & Priest, J. 2019 Blaikie, N. & Priest, J. (2019). Designing social research: The logic of anticipation (3.rd Ed.). Wiley.
  • Analyzing quantitative data: From description to explanation: Blaikie, N. 2003 Blaikie, N. (2003). Analyzing quantitative data: From description to explanation. Sage.

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre