Plano de Estudos

Metodologias de Investigação Etnográfica 39102

Contextos

Groupo: 1_Planos de Estudos 2016/2017 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta unidade curricular os estudantes são apresentados à prática etnográfica com a finalidade de adquirirem as competências necessárias para planificar e desenvolver o seu projeto de investigação etnográfica (trabalho de campo e/ou investigação documental, a redação). O programa está organizado em três momentos. Depois de concluído o trabalho, os estudantes dever ser capazes de: 1. Compreender a etnografia como uma tradição de coleta de evidências que evoluiu historicamente 2. Identificar e compreender algumas das ferramentas analíticas centrais que tornam a etnografia possível (participação, mutualidade, evidência, determinação, etnocentrismo, intermediação, ecumenismo) 3. Refletir sobre questões éticas na investigação antropológica 4. Avaliar criticamente a complexidade da relação dos antropólogos com os seus interlocutores 5. Compreender a especificidade da escrita etnográfica

Programa

PARTE I – PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DO TRABALHO DE INVESTIGAÇAO EMPIRICA 1. Etnografia como processo e como produto 2. Notas de campo – dimensões metodológicas e reflexivas e Política e emoções na prática da pesquisa de campo 3. Etnografia e metodologias digitais 4. A ética em antropologia e a interlocução em campo 5. Etnografia Colaborativa e experimental PARTE II – ANÁLISE DO MATERIAL DE CAMPO E REDAÇÃO DA ETNOGRAFIA 5. Narrativas aprofundadas em etnografia 6. A escrita e a interlocução teórica

Método de Avaliação

Avaliação: O trabalho dos alunos nesta cadeira envolve a leitura de artigos semanalmente e de uma monografia ao longo do semestre. A avaliação é, em 20% resultado da intervenção qualificada dos alunos nas aulas, particularmente naquelas identificadas como “Seminário” e em 80% a avaliação do trabalho escrito final. Este trabalho irá focalizar-se nas temáticas tratadas em uma ou duas aulas, sustentado na monografia trabalhada e na bibliografia indicada no sumário das aulas escolhidas para o trabalho final pelo aluno

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 122.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • “A Vocabulary for Fieldnotes”. In Sanjek, Roger (ed). Fieldnotes: the makings of anthropology: Sanjek, Roger 1990 Sanjek, Roger. 1990. “A Vocabulary for Fieldnotes”. In Sanjek, Roger (ed). Fieldnotes: the makings of anthropology. Ithaca and London. Cornell University Press. PP.92-121.
  • “Equivocal Compatibilities: person, culture and emotion”.: Pina-Cabral, João de 2002 Pina-Cabral, João de. 2002. “Equivocal Compatibilities: person, culture and emotion”. Between China and Europe: person, culture and emotion in Macao. London and New York. Continuum. Capítulo 5. pp. 105-125
  • “Getting it right: knowledge and evidence in anthropology”: Hastrup, Kirsten 2004 Hastrup, Kirsten, 2004, “Getting it right: knowledge and evidence in anthropology”. Anthropological Theory, 4 (4): 455-472.
  • The politics of storytelling. Violence, Transgression, and Intersubjectivity: Jackson, Michael 2002 Jackson, Michael. 2002. The politics of storytelling. Violence, Transgression, and Intersubjectivity. University of Copenhagen.
  • “That’s enough about ethnography!”: Ingold, Tim 2014 Ingold, Tim. 2014. “That’s enough about ethnography!” Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1): 383–395
  • ‘Portuguese like us, Portuguese like them’: reflections on identity and intersubjectivity in fieldwork: Amante, M.F 2012 Amante, M.F. (2012). ‘Portuguese like us, Portuguese like them’: reflections on identity and intersubjectivity in fieldwork, LUD, 96: 93-109.
  • F “Apresentação: Antropologia, ética e regulamentação”: leischer, Soraya e Patrice Schuch 2010 Fleischer, Soraya e Patrice Schuch. 2010. “Apresentação: Antropologia, ética e regulamentação” in Fleischer, Soraya e Patrice Schuch (org). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Letras livres. Ed. Unb. Brasília. 9-21.
  • “Ethnography and intersubjectivity Loose ends.”: Fabian, Johannes 2014 Fabian, Joahnees. 2014. “Ethnography and intersubjectivity Loose ends.” Hau: Journal of Ethnographic Theory 4 (1): 199–209.
  • “What does it mean to be alone?”: Allerton, Catherine 2007 Allerton, Catherine. 2007. “What does it mean to be alone?”. in Astuti, Rita, Parry, Jonathan e Stafford, Charles (org). Questions of Anthropology. Oxford, New York. Berg, pp. 1-27.
  • Text and fieldwork: Exploring the excluded middle: Agar, Michael 1990 Agar, Michael. 1990. Text and fieldwork: Exploring the excluded middle. Journal of Contemporary Ethnography 19 (1), pp. 73-88.
  • Stories, background knowledge and themes: problems in the analysis of life history narrative: Agar, Michael. 1980 Agar, Michael. 1980. Stories, background knowledge and themes: problems in the analysis of life history narrative. American Ethnologist 7, pp. 223-239.
  • Exercícios de Antropologia Narrativa. Lisboa: Edições Colibri.: Pussetti, Chiara, Paulo Mendes, e Humberto Martins. eds. 2023 Pussetti, Chiara, Paulo Mendes, e Humberto Martins. eds. 2023. Exercícios de Antropologia Narrativa. Lisboa: Edições Colibri.

Secundária

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre